top of page

Como medir o sucesso de uma campanha publicitária

Atualizado: 17 de abr. de 2023



#PraTodosVerem - Fotomontagem de um homem jovem usando mochila subindo uma montanha, no entardecer, por uma escadaria de livros. No topo da montanha existe uma bandeira quadriculada usada corridas de carros.


Uma campanha publicitária é uma estratégia de marketing que tem como objetivo promover um produto, serviço, ideia ou marca através de diferentes canais de comunicação, como televisão, rádio, internet, jornais, revistas, outdoors, entre outros.

A importância de uma campanha publicitária nos dias de hoje está relacionada a vários fatores, pois em meio a um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas se diferenciem da concorrência.


Ao contar com uma boa campanha publicitária, a empresa consegue definir a identidade da marca e posicioná-la na mente do consumidor. Uma marca forte e bem posicionada tem mais chances de ser lembrada e escolhida pelos consumidores.


Sem contar que todo esse trabalho também pode levar ao aumento das vendas. Isso porque, ao comunicar de forma efetiva os benefícios e diferenciais dos produtos ou serviços, os consumidores se sentem mais motivados a comprá-los.

Com a ampla gama de canais de comunicação disponíveis, as campanhas publicitárias têm um alcance maior do que nunca. Elas podem ser direcionadas a públicos específicos que buscam pelo melhor kit encadernação, por exemplo, e atingir diferentes consumidores.


Uma campanha publicitária bem elaborada aumenta a credibilidade da marca perante o público. Ao se comunicar de forma clara, a empresa demonstra que se preocupa com seus clientes e está comprometida em oferecer produtos ou serviços de qualidade.


Tudo isso nos prova que uma campanha publicitária pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos de marketing e se destacar no mercado, principalmente quando se conta com as redes sociais e a internet.


Mas para isso é de suma importância que a empresa saiba medir o sucesso de suas campanhas publicitárias para saber o que realmente está dando certo, e foi pensando nisso que produzimos este conteúdo para te ajudar com este processo.

Métricas importantes para medir o sucesso de uma campanha


Antes de qualquer coisa, precisamos entender que as métricas nada mais são do que medidas quantitativas utilizadas para avaliar o desempenho de uma campanha publicitária ou de marketing, seja de uma fachada em acm preço acessível ou outro produto.


Elas ajudam a entender se os objetivos foram alcançados e se a campanha teve o impacto desejado. Existem diversas métricas que podem ser utilizadas, mas algumas das mais importantes para medir o sucesso de uma campanha publicitária incluem:


Alcance


O alcance de uma campanha publicitária diz respeito à quantidade de pessoas que foram expostas à campanha. Isso pode ser medido através de dados como impressões, visualizações e cliques, que é ainda mais fácil de manter sob controle na internet.

Isso porque, através das diversas ferramentas que existem nos dias de hoje, é possível acompanhar quantas pessoas viram a sua campanha e até mesmo interagiram com ela, te trazendo um status ainda mais detalhado sobre toda a situação.


Engajamento


Já o engajamento é uma métrica que ganhou muita fama com o surgimento das redes sociais e é usado aqui na Ted Marketing e muitas outras agências que entendem a importância de estar presente nessas plataformas.


Essa métrica serve para medir o envolvimento do público com a campanha, como curtidas, comentários, compartilhamentos e interações em geral. Tudo isso te ajuda a entender o sucesso da marca e como as pessoas veem sua empresa no mercado.

Conversões


E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre uma das principais e mais desejadas métricas que qualquer empreendedor deseja conquistar com suas campanhas publicitárias, sejam elas através da internet ou outros meios de comunicação.


Elas nada mais são do que as ações que os usuários realizam após ver a sua campanha no canal de comunicação em que está presente e, a partir disso, realiza ações, como preencher um formulário, fazer uma compra ou se cadastrar em uma newsletter.

ROI


Por último, selecionamos o famoso ROI, que provém do termo Return Over Investment e significa retorno sobre investimento, muito usado em marcas de sacos stand up e muitas outras que desejam acompanhar o valor do que estão ganhando em suas campanhas.


Essa métrica trabalha com a relação entre o valor investido na campanha e o retorno financeiro obtido. Ela é essencial para qualquer marca que deseja avaliar se a campanha gerou lucro ou prejuízo para a empresa.

Essas são apenas algumas das diversas métricas que existem no mercado e que podem te ajudar a acompanhar de perto o sucesso de suas campanhas publicitárias, mas existem muitas outras que vale a pena a pesquisa para também conhecer.


Saiba como usar essas métricas para otimizar campanhas


As métricas, como bem vimos, são fundamentais para otimizar campanhas publicitárias, pois permitem entender o desempenho da campanha e identificar oportunidades de melhorias. Agora, para utilizar as métricas de forma efetiva, é válido seguir tais dicas:


Definir os objetivos da campanha


Antes de iniciar a campanha de sua marca de rótulos termoencolhíveis ou seja qual for o seu produto/serviço, é fundamental definir quais são os objetivos que se deseja alcançar, afinal de contas eles servirão como base para o restante do processo.


As métricas devem ser escolhidas de acordo com esses objetivos, elas serão os meios pelos quais você verá se está conquistando o que almejava, e sem objetivos claros, as métricas não poderão lhe ajudar nessa jornada.

Identificar problemas e oportunidades


Além disso, ao analisar as métricas das suas campanhas, é possível identificar problemas que podem estar afetando o desempenho dela e também novas oportunidades para melhorar seu desempenho e gerar mais resultados.


Essas métricas servem justamente para isso, para te mostrar o que não está bom e precisa ser consertado, assim como o que pode ser melhorado a partir da adoção de novas estratégias e meios de fazer com que tudo saia como o planejado.

Ajustar a campanha


E é claro que, com base nas métricas, deve-se fazer ajustes na campanha para melhorar seu desempenho, seja ela uma campanha de embalagem para picolé ou até mesmo de roupas para crianças.


Isso pode incluir mudanças no público-alvo, nas mensagens ou nos canais de comunicação utilizados, o importante é entender como suas campanhas estão se saindo e aprender a ajustá-las da melhor maneira possível para garantir o sucesso das próximas.

Ao utilizar as métricas para otimizar campanhas publicitárias, é possível maximizar o retorno sobre o investimento e alcançar os objetivos desejados. Entretanto, é importante que as métricas sejam escolhidas de acordo com os objetivos da sua campanha.


Vantagens de uma campanha publicitária bem estruturada


Uma campanha bem estruturada pode trazer diversas vantagens para a empresa ou organização que a promove, é muito mais do que apenas uma simples divulgação. Por isso, aqui estão algumas das principais vantagens dela, confira:


Aumento do reconhecimento da marca


Ao desenvolver uma campanha publicitária bem-sucedida, sua marca de assistência de impressora hp ou de qualquer outro segmento pode aumentar o reconhecimento da marca, fazendo com que ela seja mais lembrada pelo público-alvo.


Atração de novos clientes


É claro que todo o trabalho no desenvolvimento de uma campanha publicitária efetiva, que sabemos bem, está longe de ser pouco, ainda pode ajudar a atrair novos clientes e aumentar a base de consumidores da empresa.

Fortalecimento do relacionamento com os clientes


Fora isso, ao se comunicar de forma clara e efetiva com seus clientes, uma empresa pode fortalecer o relacionamento com eles e aumentar sua fidelidade, fazendo com que eles consumam de você novamente ou indiquem sua marca para outras pessoas.


Posicionamento estratégico no mercado


Uma campanha publicitária, quando bem pensada e estruturada por toda uma equipe de profissionais, pode ajudar a posicionar a empresa de forma estratégica no mercado, destacando seus diferenciais em relação à concorrência.


Geração de buzz e viralização


Campanhas publicitárias criativas e impactantes podem gerar buzz nas redes sociais, ou seja, ela pode viralizar, assim como a melhor campanha da melhor empresa de confecção de uniformes, alcançando um público muito maior do que o inicialmente previsto.


Em resumo, uma campanha publicitária bem estruturada pode trazer diversos benefícios para a empresa, mas para isso é preciso investir em uma estratégia bem pensada, com objetivos claros e boas métricas de acompanhamento.


Exemplos de campanhas bem estruturadas que deram certo


Para finalizar este artigo com chave de ouro, sabemos bem que existem diversos exemplos de campanhas publicitárias bem-sucedidas que se destacaram no mercado nos últimos anos. Abaixo, apresentamos alguns exemplos para te inspirar, veja:

Esses são apenas alguns exemplos de campanhas publicitárias bem-sucedidas que alcançaram seus objetivos e geraram impacto positivo. Cada uma teve sua estratégia e um conjunto de métricas de acompanhamento que ajudaram a avaliar seu desempenho.

Considerações finais


Dessa forma, é possível entender que desenvolver uma boa campanha publicitária está longe de ser complicado, mas algo que te ajuda a medir o sucesso de sua marca e como ela está se saindo no mercado.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


129 visualizações

Comments


bottom of page