Saiba trabalhar o seu marketing pessoal

Atualizado: 30 de set. de 2021


Trabalhar com marketing pessoal é um dos processos mais importantes para você se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, e isso não se restringe apenas para pessoas buscando um emprego em CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).


Os empreendedores estão buscando esse tipo de ação para conseguir melhores resultados em suas ações empresariais, encontrando no marketing pessoal uma forma de explorar novos caminhos e recursos para suas empresas e anotando tudo em um bloco de anotações com caneta personalizado.


Muitos profissionais no mercado entendem a necessidade de se destacar. Ao apresentar seu trabalho de forma efetiva e além dos padrões comuns, você consegue conquistar mais clientes ou encantar um contratante.


O objetivo de qualquer profissional é se tornar uma autoridade no segmento que atua, se tornando respeitado e cobiçado pelas empresas da área. Por isso, nunca foi tão necessário entender como utilizar o marketing pessoal para atingir seus objetivos.

Seja você um profissional autônomo, empreendedor ou mesmo funcionário, aplicar algumas técnicas de marketing pessoal pode fazer a diferença na forma como você trabalha e nas oportunidades de negócio que se abrem em seu caminho.


Por isso, é fundamental entender como aplicar esse tipo de recurso no seu dia a dia. Listamos algumas dicas que podem ajudar a criar um ambiente mais apropriado para o marketing pessoal, utilizando recursos simples que podem ser muito importantes.


Entretanto, estas dicas não são um guia completo onde não há nenhum tipo de problema a ser resolvido.


É importante que você compreenda que o marketing pessoal é, como o próprio nome diz, algo pessoal, que deve se adaptar a sua realidade para a execução.


Alguns dos elementos básicos para esse tipo de estrutura costumam funcionar de maneira efusiva para todos os profissionais, inclusive para os que realizam projetos de engenharia civil.


Portanto, independente de sua área de atuação, esse é um método muito eficiente para você se destacar.


Destacando-se com o marketing pessoal


Como em qualquer ação de marketing, seja ela para você ou para uma empresa, devemos começar identificando todos os pontos fortes e fracos e criar um planejamento estratégico pautado em informações e dados relevantes.

Você pode começar a pensar em si mesmo como uma companhia, aproveitando algumas metodologias de marketing tradicional e aplicando-as em você próprio.


Dessa forma, é possível identificar seu potencial de competição com outros profissionais que realizam serviço de digitalização de documentos.


Para isso, é indicado que você saiba trabalhar corretamente com estas informações, identificando um grande potencial de interação com sua estrutura de negócios.


Visão, missão e valores


Um dos primeiros passos para você utilizar o marketing ao seu favor é se enxergar como uma marca, como uma estrutura que pode ser oferecida e vendida para que você identifique os melhores pontos a seguir.


Além disso, é primordial que você consiga determinar estas informações essenciais para trabalhar com mais qualidade em suas ações. O primeiro destes pontos que devem ser pensados é a missão.


Uma missão é algo que te move, as razões de você fazer o que faz e o que você pode entregar para o cliente. Dessa maneira, você consegue deixar seus objetivos explícitos e ter uma estrutura melhor para lidar com eles.

A visão por outro lado é um pensamento no futuro. Ela identifica o que você pretende alcançar enquanto profissional e onde se vê no futuro, ajudando a orientar sua postura e identificar seu desejo de crescimento para um contratante.


Seus valores orientam sua postura profissional ao trabalhar com venda de balões metalizados, por exemplo.


Eles são muito requisitados por qualquer cliente ou contratante, uma vez que a maioria das pessoas espera um posicionamento adequado quando estão lidando com um profissional de qualidade.


Utilizando a matriz SWOT


Outro ponto muito útil que é utilizado em empresas e pode ser aplicado no marketing pessoal é a análise SWOT, ou FOFA. Trata-se de uma medida de uma avaliação de ambientes internos e externos, que devem ser aplicados corretamente.


A sigla significa:

  • Strenghts (Forças);

  • Weaknesses (Fraquezas);

  • Opportunities (Oportunidades);

  • Threats (Ameaças).

As forças e fraquezas são elementos internos, pontos que você pode destacar ou aprimorar com qualidade e treinamento, se especializando cada vez mais e apresentando mais qualidade em suas ações profissionais.

Já as oportunidades e ameaças são fatores externos, que não dependem de você para acontecer. Entretanto, você pode utilizar o conhecimento desses fatores para trabalhar corretamente seus resultados de controle de acesso e conseguir uma boa estrutura.


Com essa matriz, você irá adquirir um conhecimento muito melhor do seu entorno, colocando-se na frente da competição e compreendendo o tipo de qualificação que precisa buscar para se tornar cada vez melhor.


Esse tipo de ação ajudará você a aumentar o potencial de marketing pessoal mais adequado, planejando corretamente os seus passos e aplicar estas técnicas de forma efetiva.


Trabalho com redes sociais


As redes sociais são uma ferramenta fundamental nos dias atuais. Estas plataformas de interação ganham milhões de seguidores todos os dias, além de ser uma excelente forma de destacar seu conteúdo.


De todo tempo que um usuário comum utiliza a internet, a maior parte desse tempo é em redes sociais. Por isso, você deve aprender a utilizar corretamente estas ferramentas e identificar o destaque que será aplicado em suas ações.

Fazer um bom trabalho com as redes sociais vai além de simplesmente criar um destaque para elas.


Você deve efetivamente trabalhar com esse tipo de resultado para ganhar uma expressão mais adequada como fabricante de painel elétrico na sua área e aproveitar seus recursos de maneira eficiente.


Quando você cria um perfil em uma rede social, está no primeiro passo para começar a interagir. Entretanto, é preciso estar ativo na rede que você escolheu se destacar, criando material de qualidade e interagindo com as pessoas próximas.


Assim, você se mostra mais aberto e receptivo, possibilitando interações cada vez mais apropriadas do ponto de vista profissional. No caso de empresários, é uma excelente maneira de estar mais próximo de seus clientes.

O custo de promoção em redes sociais é muito menor do que o realizado por métodos tradicionais, o que pode ser muito relevante para profissionais autônomos que desejam se destacar.


Entretanto, é preciso tomar cuidado com publicações que possam ser vexatórias ou polêmicas, evitando esse tipo de conteúdo e tentando criar um ambiente mais adequado para sua empresa, um local seguro para as pessoas que visitarem seu perfil.

Você pode até mesmo servir como um consultor virtual, oferecendo seus serviços pelas próprias redes, através de mensagens instantâneas. Assim, você pode falar sobre suas experiências e suas atividades produzindo calça para uniforme, por exemplo.


Esse tipo de ação pode ajudar muito outras pessoas, além de criar um conceito de relevância e autoridade para você dentro do nicho em que atua. Quanto mais as pessoas procurarem você para tirar dúvidas e fazer questionamentos, mais conhecido se tornará.


As redes sociais também oferecem, um alto poder de viralização de conteúdos. O termo é utilizado pois como um vírus, a publicação pode se espalhar desenfreadamente, ampliando seu potencial de engajamento com o público.


Sempre faça networking


O marketing pessoal lida com sua imagem. E você deve ser visto para ser lembrado. Por isso, aproveite suas oportunidades para fazer um bom networking, e ter certeza de que as pessoas certas sabem quem você é.

Além disso, você pode participar de eventos profissionais de sua área, entrar em contato com diversas empresas e até mesmo manter um bom relacionamento com outros profissionais, o que pode ajudá-lo a manter um volume maior de oportunidades.


Quanto mais networking você fizer, maiores serão as chances de você conseguir propostas de trabalho mais efetivas, garantindo um sucesso maior para sua empresa de coaching executivo ou para você pessoalmente.


Desenvolva sua própria marca


Uma marca é muitas vezes uma forma de identificação imediata, e essa estratégia pode ser usada tanto para empreendedores quanto para profissionais autônomos ou sob o regime da CLT.


Criar uma marca é ampliar sua maneira de divulgação, tendo seu próprio logotipo ou assinatura de e-mail.


Esse tipo de ação é muito importante para que as pessoas criem familiaridade, garantindo que você terá uma estrutura de reconhecimento maior e com mais credibilidade para si próprio.


Quanto mais conhecimento você tiver, mais oportunidades de trabalho terá.


Considerações finais


Trabalhar com o marketing pessoal é uma das maneiras de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, colocando-se à disposição de seus clientes ou contratantes.


O conhecimento é a chave do sucesso, e para te ajudar nessa jornada, separamos algumas obras de autores especialistas no assunto:

  • As armas da persuasão, de Robert B Cialdini;

  • Marketing 4.0 – do tradicional ao digital, de Philip Kotler;

  • Você é sua melhor marca, de Jussier Ramalho;

  • A Venda Antes da Venda: seu guia de marketing pessoal, de Marcello Pepe.

O marketing pessoal se sobressai pois mostra que você não tem medo de mostrar quem é, e de aproveitar as oportunidades de negócio que estão integradas a elementos de suas atividades, aproveitando para se tornar uma referência em sua área.

Dessa forma, você acaba ganhando mais autoridade e isso gera muitas outras oportunidades, seja para uma empresa que está abrindo ou para suas atividades profissionais como um todo.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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