top of page

Saiba o que é busca visual no e-commerce

Atualizado: 11 de jul. de 2022



O mercado digital trabalha com um conjunto amplo de possibilidades para quem se encontra na posição de administrar um negócio. Trabalhando sempre com a apresentação de novos conceitos a serem vistos com atenção, como é o caso da busca visual.


Uma concepção de busca que conversa diretamente com uma nova estratégia comercial, que trabalha diretamente com as possibilidades visuais a serem adotadas por um negócio, conversando com o perfil de navegação dos usuários e sua ligação com a imagem.


Até mesmo as redes sociais passam a se modificar aos poucos, trabalhando cada vez mais com o conceito visual, seja por meio de imagens estáticas, como fotos e memes, como também com conteúdos que apresentem movimentos, como gifs e vídeos.


Uma mudança que acompanha com o próprio comportamento dos indivíduos que navegam na internet, cada vez mais dependente dos quesitos visuais, algo positivo para o meio comercial, como no caso de um fornecedor de camisetas para uniformes de empresas.


Negócio esse que, por meio dessas possibilidades visuais, pode destacar o seu catálogo de opções, assim como algumas peças confeccionadas para clientes anteriores. Uma apresentação capaz de aumentar o destaque atual deste empreendimento.


Implementando assim uma ação que permita o alcance de novos clientes, agindo de forma similar a uma vitrine de loja de roupas, cujo objetivo é não só destacar o material que ali é comercializado, mas também chamar a atenção de novos e possíveis clientes.


Algo muito mais simples de ser realizado por meio da internet, no qual um balão inflável gigante, de grande utilidade para chamar atenção do público para um novo estabelecimento, pode ser substituído por uma ação digital focada no conceito de imagem.


E se o público está tão associado às aplicações visuais, cabe ao mercado digital saber como responder a isso, trabalhando especificamente com algumas ferramentas que estão sendo apresentadas ao público por meio das empresas de tecnologia.


E uma aplicação de destaque para o e-commerce nesse sentido é a presença do conceito de busca visual, e como ela pode atuar em uma maior percepção do público acerca dos produtos e serviços a serem oferecidos por sua companhia.


Do que se trata uma busca visual?


Não é preciso ser nenhum especialista digital ou comercial para compreender a importância dos serviços de buscas para o e-commerce. Ele é a principal ferramenta a ser utilizada por um público que esteja em busca de algum tipo de produto em particular.


É o caso de um usuário que pode usar do seu navegador para se informar sobre o serviço de envidraçamento de varandas em São Paulo, encontrando nessa sua ação digital um número amplo de contatos de empresas que atuam nessa área.


Dando a esse indivíduo um conjunto de variáveis pelo qual ele precisa observar, para então entrar em contato com a companhia que pareça oferecer as melhores oportunidades comerciais para esse cliente a ser conquistado.


A questão é que, assim como as tecnologias avançam, o mesmo pode ser dito também sobre as ferramentas disponíveis na internet, chegando também ao próprio processo de busca. Hoje é possível realizar um tipo específico de pesquisa com base em fotos.


Esse conceito é conhecido como uma busca visual, no qual os softwares de busca podem realizar algo nesse sentido, por meio de uma pesquisa feita em cima não de um termo específico, mas sim através de uma imagem a ser analisada.


O que permite, por exemplo, que um usuário salve a imagem do produto que o chamou atenção no Instagram e depois utilizar de uma ferramenta de busca, como o Google, para encontrar mercadorias de modelo similar que podem estar à venda na internet.


Como na procura por um lavatório de mármore com cuba de pedra que, através dessa busca visual, torna-se possível encontrar o contato de companhias que trabalham com a comercialização desse tipo de equipamento a ser usado para a decoração de um imóvel.


Uma situação que é possível graças ao conceito de machine learning, onde cada vez mais os sistemas trabalham com um rápido processo de aprendizado, observando a constituição da imagem para encontrar na rede outros exemplos que se associam à foto analisada.


Isso em um processo no qual as redes sociais focadas em conteúdos visuais vêm crescendo em um ritmo cada vez maior, além de outras plataformas na área, destacando-se entre elas:

  • Instagram;

  • Pinterest;

  • Facebook;

  • Bancos de imagens;

  • O próprio Google.

Canais nos quais o público pode encontrar por inspirações, além de outras imagens que podem ser úteis para a sua relação com algum tipo de produto ou serviço que o chame atenção.


Isso é uma ferramenta de grande utilidade para quem procura por capacho personalizado para comprar, assim como para uma companhia que trabalha com esse tipo de mercadoria, que pode usar das ferramentas de busca para se destacar.


Com base nisso, existem diversas maneiras com que o setor de comércio digital pode se beneficiar desse tipo de aplicação de buscas visuais, sendo importante ter atenção a essas vantagens para compreender os reais benefícios de trabalhar esse conceito na internet.


Benefícios da busca visual ao e-commerce


Esse novo modelo de busca vem crescendo na internet, principalmente quando se fala para o setor de comércio. Até por adaptar uma prática já comum no mercado tradicional, como no ato de levar a uma costureira a foto de um vestido para que ela possa replicá-lo.


O mesmo tipo de prática pode ser realizado na internet, por meio de um serviço de busca a ser feito em cima de uma imagem, encontrando então por produtos similares a esse que o usuário está em busca.


Diante disso, a busca visual pode chegar a uma série de benefícios comerciais, entre eles:


Integração na experiência de compra

Ao observar as imagens de um produto, um cliente em potencial pode ter mais chances de adquirir essa mercadoria em particular, algo válido no mercado tradicional e que também é transportado para o cenário de compra digital.


Sendo algo possível até mesmo para um fornecedor do mercado fabril, ao destacar em seus site os componentes elétricos industriais comercializados por tal companhia, que ao apresentar seus produtos, pode aumentar a sua possibilidade de vendas.


Melhor mensuração de resultados


As pesquisas feitas com base em uma imagem também podem ser analisadas por meio das ferramentas de análise, assim como uma busca baseada em palavras-chave, sendo possível mensurar os cliques em um site vindo através de uma imagem encontrada na rede.


Aplicação do marketing de conteúdo


Um conteúdo visual pode também ter utilidade para o conceito de marketing de conteúdo, aumentando assim a percepção a ser tida em cima das matérias e outros tipos de produções construídas para conquistar uma atenção diferenciada por parte do público.


Por meio de imagens chamativas é possível garantir uma maior concentração em cima de um conteúdo, tendo como início uma busca a ser realizada por parte de um usuário.


Retorno do cliente ao site


Apresentar um produto de qualidade é importante para oferecer uma experiência positiva ao cliente. Tal como a relação de uma companhia com uma empresa de plástico bolha, cujos serviços são necessários para garantir a proteção de uma encomenda a ser entregue.


Situações que permitem com que um cliente acabe por retornar a fazer negócio com sua empresa. O mesmo pode ser dito em relação a um usuário e o seu regresso para um site, tendo como base a experiência visual presente nesta plataforma.


Com um contato que pode ter início através de uma busca na rede por meio de uma aplicação visual, ação que, além de garantir um retorno do cliente, torna possível também uma maior permanência desses usuários junto a esse site.


Melhor visualização de produtos


Outro ponto positivo de se trabalhar com as características visuais dos seus produtos e serviços é que, além de aumentar a sua possibilidade de busca na internet, é possível também dar um destaque maior para a visualização de suas mercadorias.


Uma ação que permite a um negócio criar uma melhor relação com o público, apresentando claramente aquilo que essa companhia oferece. Algo que pode diminuir também a presença de ruídos de comunicação, ao apresentar claramente os seus produtos ofertados.


E para se ter acesso a todos esses benefícios, é importante para uma empresa definir um leque amplo de estratégias que tenham como base as possibilidades visuais de uma companhia, aumentando, por exemplo, a percepção dessa empresa no mercado.


É indicado então o uso de imagens de qualidade para que uma companhia em particular, como uma assessoria contábil para empresas, consiga trazer de forma clara ao seu público o tipo de trabalho realizado por esse negócio.


Utiliza-se para isso do conceito de que uma imagem pode trazer uma clareza muito maior em comparação ao uso de diversas palavras, o que faz com que o público use desse conceito visual em uma frequência cada vez maior em relação às suas buscas na internet.


Principalmente por essa ação levar a resultados muito mais rápido e eficazes, o que explica a adequação do público e do mercado em cima do conceito de busca visual.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


6 visualizações
bottom of page