top of page

ROI E ROAS: o que é e qual sua importância

Atualizado: 23 de ago. de 2022



Investir no marketing digital é necessário, mas monitorar os retornos que estão ocorrendo também é fundamental para entender a eficácia dessas mídias contratadas, através disso o ROI e ROAS são métricas essenciais para garantir essa análise completa.


Se tornou algo comum a contratação de mídias e ferramentas pagas entre as empresas, justamente por buscar um espaço no meio digital e um crescimento através dessa ação.


Através disso, monitorar os resultados e os retornos que estão sendo obtidos também se tornou algo primordial, entendendo de fato o quanto a empresa tem se beneficiado e como esses investimentos têm proporcionado melhorias.


Com isso, a utilização do ROI e ROAS se tornou essencial, garantindo uma análise em relação aos investimentos realizados e entendendo principalmente como sua empresa se mostra no mercado digital.


Por mais que o ROI seja mais conhecido e utilizado no mercado, ambas as ferramentas são determinantes para um sucesso e investimentos certeiros, sendo assim desde uma empresa manutenção industrial a uma empresa de publicidade.


Por isso, por mais que você não conheça e tenha dúvidas sobre as ferramentas, preparamos esse texto, fazendo com que você entenda a significação, importância e tudo o que você precisa saber para estabelecer o ROI e ROAS de uma forma eficaz.


O que é o ROAS ?


O ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, assim essa ferramenta através da sua funcionalidade mede os retornos específicos das publicidades e campanhas pagas.


Com essa métrica se tem uma espécie de monitoramento onde a empresa adquire uma consciência real em relação aos retornos que os anúncios estão obtendo.


Assim, ao aplicar o ROAS se descobre se os anúncios e campanhas realizadas estão dando resultado, fazendo com que através desses dados a empresa opte por descartar ou manter os investimentos.


Além disso, vale destacar que, ao aplicar e ter uma noção em relação aos resultados que a empresa vem obtendo, também se desenvolvem investimentos mais certeiros justamente por monitorar e estar atento à eficácia de cada campanha.


Geralmente o ROAS é muito utilizado em e-commerces por esse meio justamente ter uma necessidade maior de se destacar.


Por exemplo, ao ter um e-commerce que vende fios elétricos de qualidade e aplicar o ROAS, ao identificar uma alta taxa de conversão por anúncios e de campanhas influencia positivamente na receita da empresa, demonstrando que os investimentos estão valendo a pena.


Por isso, para que se tenha essa noção em relação aos retornos da publicidade e dos investimentos em campanha, o ROAS é primordial, mostrando em dados o quanto essas ações têm melhorado ou não têm surtido efeito algum em sua empresa.


O que é ROI?


O ROI é o Retorno sobre o Investimento. Nessa ferramenta se tem uma visão mais ampla, abordando os lucros e prejuízos através de todas as ações realizadas pela empresa.


Nessa ferramenta se leva em consideração desde campanhas de marketing a uma automação de processos industriais, assim considerando de fato tudo que a empresa realiza ao se tratar de ações e investimentos.


Para chegar à análise e demonstrar os resultados obtidos, o ROI analisa todos os investimentos que foram realizados, englobando as ações da empresa e evidenciando os retornos obtidos de cada um.


O ROI se mostra fundamental e totalmente importante por trazer uma visão mais ampla e fazer com que a empresa tenha consciência das suas fontes de lucros, sobre a efetividade das campanhas de marketing e quais investimentos realizar para ter bons retornos.


Por isso essa ferramenta é utilizada por diversos canais através do meio digital, sendo eles:

  • Sites;

  • Blogs;

  • E-mail marketing;

  • Capacitação da equipe;

  • Campanhas nas redes sociais.

Assim fica claro a utilidade e funcionalidade desse recurso, medindo a performance através de cada ação e identificando como a empresa está em todos os seus investimentos.


Importância do ROI e ROAS


Como foi dito anteriormente, o ROI tem uma visão mais ampla e mede os lucros, já o ROAS mede o retorno através das publicidades investidas, por isso fica claro o quanto ambas as métricas são fundamentais e o quanto elas se complementam para a melhor performance.


Dessa forma, a importância de ambas as métricas está associada com as decisões que a empresa venha tomar em relação ao seu planejamento e aos investimentos realizados, fazendo com que cada vez mais se tenha uma assertividade através das ações.


Por isso, fica claro o quanto a aplicação das duas métricas interfere positivamente em todo o planejamento, por exemplo, de projetos de automação industrial, gerando essa direção e fazendo com que se tenha êxito nesse momento.


Além disso, o ROI e o ROAS têm um papel determinante através da compreensão dos lucros da empresa, tendo um acompanhamento de perto de cada ação e de como a empresa tem sido eficaz através dos investimentos realizados.


Assim, quanto antes sua empresa enxergar a importância de ambas as métricas e o quanto elas são determinantes para o crescimento da empresa, mais rápido se cria uma consciência e se busca essa melhora através dos resultados obtidos.


Como melhorar os resultados do ROI e ROAS?


Diante da importância e da amplitude de ambas as métricas, aperfeiçoar e buscar boas práticas através da utilização desses recursos é algo primordial, estabelecendo esse cenário positivo e totalmente favorável para a sua empresa.


Assim, é importante que se tenha consciência e que a busca pela melhora esteja sempre presente. Com isso, algumas práticas tendem a melhorar e gerar sempre o máximo de eficácia através dessas métricas, sendo elas:

  • • Realize a otimização dos seus anúncios para o mobile;

  • Faça testes frequentes;

  • Segmente os anúncios da forma correta;

  • Faça benchmarking;

  • Conheça a persona da sua empresa.

Logo, através dessas ações e pontos destacados, de fato se tem um caminho para melhorar os resultados do ROI e ROAS, estabelecendo um cenário de assertividade constante em sua empresa.


Por isso, desde serviços de engenharia elétrica a um suporte em TI, tudo se volta ao cálculo e aplicação desse recurso, estabelecendo melhorias únicas para a sua empresa através dos investimentos nos meios digitais.


Como calcular o ROAS?


A conta para calcular o ROAS é bem simples, então não se preocupe se você não é um perito em matemática, esse entendimento, além de ser prático, é totalmente eficaz.

Essa conta se faz através dos retornos obtidos com os anúncios e o custo para que eles venham ser realizados.


Por exemplo, vamos imaginar uma empresa de acompanhamento e fiscalização de obras, ao gastar R$ 100,00 para realizar os anúncios e ter um retorno de R$ 400,00, o ROAS da sua empresa é de R$ 4,00 de um real gasto para a realização dos anúncios.


Por isso o ROAS da sua empresa se mostra positivo, tendo retornos consideráveis e conseguindo de fato ter um ambiente positivo através de anúncios e campanhas realizadas.


Além disso, vale destacar que o ROAS deve sempre se manter acima de 3. Se o ROAS está em 1, os retornos não estão acontecendo e de fato os gastos são muito maiores que os ganhos.


Se o retorno se mostra em 2, por mais que se esteja estável, ganhando o mesmo que se investe, muitas vezes os esforços e o tempo gasto para a realização dos anúncios não acaba sendo algo que mostra um cenário positivo devido a não obter lucros.


Como calcular o ROI?


O cálculo do ROI também é bem simples de ser entendido e aplicado, por isso os esforços serão mínimos. O cálculo se dá através da receita menos o custo e ao final o custo vezes 100. Olhando assim até parece ser complicado, mas vamos ao exemplo para facilitar.


Vamos imaginar que em uma instalação insulfilm residencial se realize a contratação de um anúncio pago. Se os lucros foram de R$ 1.000 e o custo desse anúncio foi de R$ 750,00, o ROI da empresa é de 50%.


Dessa forma, o ROI da sua empresa se mostra abaixo, não tendo os lucros desejados e de fato não tendo bons resultados através dos investimentos e ações realizadas.


Nessa mesma linha de pensamento, se o lucro fosse de R$ 1.500, se teria um retorno de 100%, tendo um equilíbrio através dos investimentos realizados. Por isso, para que realmente o ROI fosse favorável, os lucros teriam que ser acima de R$ 1.500.


Por isso, fica claro que calcular ambas as métricas é de fato dar um passo importantíssimo rumo a um sucesso e a investimentos totalmente certeiros, então se manter estudando e se atualizando sobre essas ferramentas é essencial.


Importância de estudar sobre o ROI e ROAS


Acompanhar a importância de ambas as métricas e o quanto elas são determinantes para o sucesso da empresa e para investimentos assertivos através de cada momento é importante.


Por isso, se manter estudando e se atualizando é primordial para gerar o melhor funcionamento das métricas, fazendo com que o público, ao buscar por uma maquina de gravação a laser preço, opte pela sua empresa e veja esse ambiente favorável.


Com isso, agora chegou o momento de colocar os ensinamentos em prática e fazer com que cada ação e investimentos da sua empresa tenham resultados totalmente positivos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


22 visualizações
bottom of page