top of page

O que você precisa saber sobre o público consumidor



#PraCegoVer - Gráfico multicolorido apresentando o perfil dos consumidores divididos entre: inovadores (2%) adotante inicial / pioneiros (13%), maioria precoce (34%), maioria tardia (34) e retardatários (16%)


Toda mudança cultural requer compradores pioneiros


Você está lendo isso em um smartphone?

Se você respondeu sim a essa pergunta em 2007, é provável que você tenha sido um dos primeiros a comprar um iPhone da Apple.


O iPhone não foi o primeiro smartphone, mas a Apple foi a primeira a introduzir a tecnologia de tela sensível ao toque que mudou a maneira como pensamos sobre telefonia, computação, fotografia, mídia, entretenimento, negócios e comunidade.

Este continua sendo um dos melhores exemplos de como a tecnologia impulsionou a mudança cultural – e como os primeiros a adotá-la foram essenciais para que isso acontecesse.


O que é um adotante inicial ou pioneiro?


Um early adopter é alguém que usa um produtor inovador antes da maioria dos outros. Eles são motivados a ser os primeiros e geralmente pagam mais, se isso significa que o produto melhora sua vida ou negócio, ou eleva sua posição social.


Empresas como a Apple cresceram com base na adoção antecipada de fãs de sua marca e produtos. Além de comprar cedo e frequentemente, esses fãs também costumam ser evangelistas – ajudando a construir entusiasmo em mercados mais amplos.

Essa evangelização é o que começa a provocar mudanças culturais em relação à inovação.


Difusão da inovação


O professor de estudos de comunicação, Everett Rogers, publicou pela primeira vez sua teoria de Difusão de Inovação em 1962; ela continua sendo a teoria mais amplamente citada sobre a adoção de inovações pelo consumidor.




O modelo de Difusão de Inovação é representado por uma curva em sino (mostrada na imagem) que mostra os estágios de adoção de um novo produto pelo mercado.


De acordo com Rogers, qualquer inovação é primeiramente adotada pelos inovadores — aquela pequena minoria de indivíduos que estão quilômetros à frente de todos os outros em termos de compreensão da necessidade e possíveis aplicações para aquele produto.

Eles são seguidos de perto pelos primeiros usuários, que rapidamente perceberam o potencial e querem uma parte dele.


Para muitas inovações, é aí que as oportunidades de mercado terminam.


O modelo Rogers descreve o abismo que separa os primeiros adeptos do mercado mais amplo. Uma inovação que é capaz de deixar de ser cobiçada pelos convertidos para se tornar um consumível de mercado de massa, alcançou o que a vasta maioria dos novos produtos não consegue fazer.




De acordo com a teoria original de Rogers, há cinco atributos que impactam sua adoção:


  1. Vantagem relativa – a inovação é melhor do que aquilo que está substituindo?

  2. Compatibilidade – a inovação se baseia no que veio antes? Posso entendê-la?

  3. Complexidade – é fácil de usar?

  4. Testabilidade – posso experimentar?

  5. Observabilidade – os resultados desta inovação são claros para todos verem?


Quanto melhor uma inovação atender a esses critérios, mais rápida será sua adoção.

Muitos estudos foram construídos a partir do modelo original de Rogers, com adições sugeridas.


Muitos "gurus da internet" enchem a boca para falar que as micro e pequenas empresas precisam inovar, mas se esquecem de dizer para os empresários que apenas a minoria compra inovação.

Uma agência de marketing pode ajudar sua empresa quebrando a resistência dos adotantes iniciais (pioneiro ou early adopters), seja fazendo uma pesquisa de mercado, seja criando estratégias e campanhas para atender primeiro esse público, para só então oferecer sua inovação para o restante do público.


Não estou dizendo aqui que a inovação não deva ser encorajada, porém é importante para o empresário entender, com antecedência, como o público consumidor reage e de que maneira trabalhar para colher os melhores resultados.




 

1 則留言


cc51yosd
há 17 minutos

111

按讚
Selo de participante do sindicato das empresas de marketing
Selo de verificação Adobe Professional Certified
Selo de participante da DNA Unesp
Selo de verificação de Meta Digital Marketing Associate
Selo de verificação de Meta Midia Measuarement Especialist
Selo de verificação de Machine Learning a AWS
Selo de verificação do Google Partners
logotipo branco da agência Ted Marketing

Agência Ted Marketing

CNPJ: 26.581.874/0001-73

Rua Rio Branco, 7-19 - Centro, Bauru - SP, 17010-190

(14) 997946560

contato@tedmarketing.com.br

siga-nos

  • Youtube
bottom of page