top of page

Merchandising em tempos de marketing digital



Fotomontagem com o retrato do piso superior de um shopping center com vários banners promocionais e texto escrito na cor laranja "Merchandising em tempos de marketing digital"



O merchandising é essencial nesse momento em que o comprador está mudando seus hábitos de consumo e as marcas que conquistaram seus espaços através de muito esforço, não podem correr o risco de perder sua posição no PDV (Ponto de Venda).


Qualquer empresa que desacelerar ou não investir em ações de merchandising nesse momento deverá ter sérias consequências na retomada dos negócios pós pandemia, pois correm o risco de perder espaço nas gôndolas para novas marcas que nasceram no digital.

Isso significa também correr o risco de perder a fidelidade do comprador e realizar investimentos e esforços mais pesados para reconquistá-lo.


Contudo, isso também aponta um caminho positivo para os profissionais que estão mais alertas: As crises, como a da COVID-19, também são momentos de oportunidade para alavancar sua marca no PDV, agindo antes da concorrência. Agora mais do que nunca é o momento de investir em trade marketing (também conhecido como marketing de diferenciação) e merchandising.


O papel da agência de publicidade em um cenário de crise


A realidade pós pandemia exige que o profissional de merchandising seja ainda mais criativo, pois ele é quem garante representação da indústria dentro do ponto de venda.


Precisa estar atento às questões de segurança, manter o bom relacionamento com o time do varejo e ainda estar atento aos hábitos de compra do comprador, entre outras ações que são decisivas para atingir o objetivo global da empresa.

Nesse momento também é essencial que a indústria capacite os profissionais que atuam no PDV para que eles ampliem suas capacidades e conhecimentos, para manter a sua proatividade, capacidade de lidar bem com o time de vendas e manter a sua disposição para o trabalho.


Isso é o que vai manter o bom relacionamento entre a indústria e o varejo.


Pontos de contato dentro do PDV e a importância dos materiais promocionais


O grande objetivo do merchandising é a visibilidade dos produtos e o destaque da marca no PDV. A visibilidade é um dos elementos estratégicos que mais impactam na decisão de compra do cliente e ela depende do posicionamento da marca nos diferentes pontos de contato dentro de um PDV, ou seja, o ponto natural e o ponto extra.

O ponto natural é seção/gôndola onde o comprador encontra o produto que está habituado a comprar, por já ter memória e se dirigir até aquele ponto específico do PDV para buscar aquilo que deseja.


Todo o caminho que o comprador percorre até chegar ao produto que almeja é uma oportunidade de explorar as suas decisões de compra. Daí entra o ponto extra, que é onde são exploradas as compras não planejadas. O ponto extra se configura como uma local de destaque dentro do próprio ponto de venda.


No entanto, a posição desse item extra é diferente da usual, localizando-se fora da gôndola. Quanto maior for a exposição de uma marca tanto no seu ponto natural quanto em pontos extras, maiores serão as chances do comprador ser impactado dentro do ponto de venda.

Quanto maior for a exposição de uma marca tanto no seu ponto natural quanto em pontos extras, maiores serão as chances do comprador ser impactado dentro do ponto de venda.


Por isso, em momentos de crise, é ainda mais importante aumentar a exposição da sua marca no ponto natural e no ponto extra com materiais promocionais diferenciados, que tragam destaque à marca e aos produtos.


Créditos: https://fabricadeideias.net/

21 visualizações

Comments


bottom of page