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Descubra importância da comunicação visual para sua marca


No marketing, a comunicação visual é um fator muito importante. Isso porque é por meio de símbolos e cores que uma marca consegue transmitir suas mensagens.


No entanto, também é importante que o cliente esteja alinhado com o posicionamento da marca, para que os resultados obtidos sejam positivos.

Só que, antes mesmo de querer transmitir algo para seu público-alvo, as empresas devem apelar para uma imagem visual que se destaque em meio à concorrência.


Tal imagem deve ser ao mesmo tempo atrativa para o público e coerente com a missão, visão e valores da empresa. Ou seja, algo que faça um equilíbrio entre aquilo que o público-alvo deseja e o que a marca realmente é.


Atualmente, com a influência da internet na vida dos consumidores, o mercado está saturado de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço.


Nos mais diversos setores, como alimentício, vestuário, indústria, eletroeletrônicos, entre outros, o consumidor encontra oportunidades de fazer bons negócios.


Por isso, é importante que uma marca tenha mais destaque do que as outras para ser notada e despertar o interesse de consumidores e futuros clientes, e é aqui que entre a comunicação visual.


Neste artigo, vamos falar sobre sua importância e como fazer para usar essa ferramenta tão importante para o sucesso dos negócios.





O que é comunicação visual?


Pode-se considerar comunicação visual toda e qualquer maneira de comunicação que se utiliza de elementos visuais.


Por exemplo, quando uma empresa utiliza campanhas audiovisuais, material gráfico como etiquetas adesivas e outras estratégias, ela está aplicando os conceitos visuais para passar uma mensagem pré-determinada.


Os textos são materiais muito importantes para as estratégias de marketing atualmente, visto que as pessoas consomem cada vez mais conteúdos informativos para confiarem em uma marca.

Por isso, é natural encontrar na internet e em alguns outros meios, uma infinidade de conteúdo de valor que mantenham o consumidor informado e responda a seus questionamentos.

Mesmo valendo-se de tanta importância e do fato de ser algo imprescindível para as estratégias de marketing digital das organizações, os textos não suprem algumas demandas visuais.

Na era da informação, as pessoas estão cada vez mais assíduas pela comunicação visual.

Por isso, quando uma empresa utiliza esse tipo de recurso, como uma imagem ou um cartaz, ela consegue veicular melhor algum tipo de informação.

Os textos precisam ser lidos e interpretados, algo que nem sempre as pessoas têm tempo. Somente dessa maneira eles conseguem causar algum tipo de comoção.

Por outro lado, uma simples imagem, muitas vezes, consegue esse efeito rapidamente.

Um bom texto explica perfeitamente o que é uma impressora de adesivos, mas somente a imagem vai fazer com que o consumidor entenda de uma maneira mais rápida e eficiente o que é o produto.


Vantagens da comunicação visual


É fato que a composição visual ajuda a marca de muitas maneiras, afinal, cuidar da imagem do negócio traz resultados surpreendentes. E dentre as principais vantagens estão:


1 - Fortalece a marca


As pessoas têm acesso a muito conteúdo informativo nas redes, por isso, estão mais exigentes e buscam as melhores soluções para seus problemas.


Entregar valor para elas é importante, mas a relevância da organização só vai acontecer se a identidade visual for forte o bastante para se destacar. Além disso, a marca precisa ser lembrada pelos consumidores.

Isso porque, somente com essa estratégia, a empresa consegue consolidar-se no mercado e mostrar seu lado profissional.


2 - Reforça os valores


Quais são os valores da marca? No que os colaboradores acreditam? Os valores, crenças e objetivos da organização precisam ser comunicados.


Trata-se de uma excelente estratégia para atrair clientes e até fidelizá-los.


Por exemplo, uma pessoa precisa comprar display de mesa e tem que escolher entre duas marcas que oferecem bom preço e qualidade.


Só que uma delas é famosa e conserva valores de prevenção ambiental, criando produtos que não agridem o meio ambiente. Com certeza, aquela pessoa vai optar pela marca consciente.


3 - Conquista de credibilidade


Atualmente, o que as pessoas mais procuram e desejam é ter confiança na empresa. Por isso, compram de quem transmite mais credibilidade e seriedade.


Somente com os recursos da comunicação visual isso é possível. Isso porque ela permite que a empresa se apresente de maneira coerente.


E isso inclui logotipo, ambiente de trabalho e material institucional.


4 - Conquistar espaço no mercado


A concorrência é grande, por isso, é importante conquistar clientes fiéis para que a marca se torne ainda mais conhecida. Para isso, é preciso investir em maneiras de divulgar o produto ou serviço, usando recursos como impressão de cartão de visita, por exemplo.


Além dessa opção, outras que podem ser exploradas para o bem do negócio são:


  • Caprichar nos canais de comunicação on-line;

  • Distribuir brindes e materiais publicitários;

  • Criar embalagens personalizadas;

  • Investir em fachada criativa e chamativa.


Essa estratégia ajuda em muito mais do que criar a identidade visual da marca no mercado e frente aos consumidores. Ela também colabora com os setores dentro da organização.


Por exemplo, em uma grande gráfica que produz agendas personalizadas, a comunicação visual ajuda a criar um ambiente de trabalho mais agradável e organizado.


Além disso, ela também ajuda a reforçar a segurança do local, por meio da sinalização, com o uso de placas e adesivos. Mas é importante destacar que a comunicação visual interna não é o mesmo que aquela voltada ao público-alvo.


A interna tem o intuito de organizar a empresa e tornar o ambiente mais seguro, estável e propício ao trabalho. Já a outra está relacionada com o marketing da imagem dos negócios.


Importância da comunicação visual para o engajamento


O engajamento é uma interação por parte do público com o anúncio de uma marca. E é por meio dele que a empresa obtém um feedback de suas ações.

O marketing digital tem como principal vantagem uma mensuração rápida e completa de seus efeitos. E é por meio dessa mensuração que a organização consegue avaliar o engajamento do público. Para se ter uma ideia, algumas das métricas são:


  • Curtidas;

  • Comentários;

  • Compartilhamentos;

  • Quantidade de cliques.

Dessa forma, as redes sociais trouxeram uma importância ainda maior para a comunicação visual. Por isso, as marcas estão investindo cada vez mais estratégias que aumentam o engajamento do público, como:


Vídeo


Os vídeos sempre têm um impacto positivo quando o assunto é engajamento. Por meio de plataformas como o YouTube, é possível veicular propagandas sobre os mais variados produtos e serviços, desde lavagem de carro, até envelope para imprimir.


E por ser a plataforma de vídeo mais usada no mundo, a tendência é que esse tipo de comunicação cresça cada vez mais.


Gif


O gif é uma pequena animação que faz uso de imagens, mas que é um verdadeiro sucesso entre os internautas.


Por meio dele, a empresa consegue gerar uma maior interação com o seu público, e colabora com uma imagem positiva.


Imagem


O uso de imagens é bem antigo, e está presente desde a época em que as empresas não tinham como contar com a internet.


Por isso, ela pode estar presente na fachada da empresa, em outdoors, anúncios em revistas, jornais, TV e, claro, nas redes sociais.


Quando bem trabalhada, a imagem cria uma conexão imediata com o consumidor. Isso acontece de variadas formas.


Por exemplo, é por meio das imagens que ele julga a fachada de uma gráfica rápida, além da qualidade dos serviços dela por meio de fotografias nas redes sociais. E é exatamente isso que mexe com o engajamento.


No entanto, é extremamente importante estar atento aos detalhes do design, como as cores usadas, fontes, a resolução da imagem, entre outros aspectos.

Além disso, é importante deixar bem claros os objetivos e a mensagem que se quer passar durante a campanha.


Por isso, os profissionais pensam de maneira estratégica no momento de trabalhar com a comunicação, seja em qualquer meio de veiculação.


No que diz respeito ao marketing digital, também é importante que se faça uma boa mensuração e acompanhamento dos resultados.



Conclusão


Não importa qual seja o ramo de atuação de uma empresa, ela precisa apostar na comunicação visual para conquistar o seu público.


Analisando o mercado hoje, podemos ver que existem líderes de segmentos que se tornaram gigantes no que fazem, por saberem usar essa estratégia adequadamente.


Elas apostam nos mais variados recursos, que vão desde adesivo vinil personalizado para brinde, até o interior do seu estabelecimento. Tudo isso para criar uma identidade forte e que as destaquem no meio em que atuam.


Portanto, mais do que aumentar as vendas e gerar lucros, a comunicação visual é a cara dos negócios, aquilo que vai defini-lo perante o público, para que a empresa torne-se uma referência no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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