Construir uma boa autoridade de marca está longe de ser algo rápido e fácil, mas também não é complicado, e com o passar do tempo é nítido o quão importante é essa construção para qualquer marca dentro do mercado.
Vivemos em um mundo onde todos os dias novas marcas e empresas surgem no mercado e podem ser consideradas concorrentes diretas do seu negócio, e nada nem ninguém garante que elas possam gerar mais resultados que você.
Por isso, construir a autoridade da sua marca vai muito além de apenas atrair mais clientes, mas é uma maneira de fazer com o que seu negócio saia a frente de seus concorrentes dentro do seu segmento.
Seja uma empresa de tratamento de piscina ou qualquer outro tipo de negócio, todos possuem concorrentes e um grande mercado que precisa ser bem gerenciado pelas empresas que desejam crescer de maneira profissional e natural.
Por isso, hoje iremos conhecer a fundo o que é autoridade de marca, a importância dela e como você pode construir a sua de maneira simples e prática, o que traz diversos benefícios para o seu negócio.
Entenda o que é autoridade de marca
Quando falamos de autoridade, entendemos a palavra como algo que possui poder, ou seja, a autoridade nada mais é do que uma característica atribuída a alguém que possui poder e grande influência em determinado segmento.
O significado não muda quando falamos sobre autoridade de marca, pois ela se baseia também neste conceito e nada mais é do que a construção de uma empresa que é vista como referência dentro do seu segmento.
Por exemplo, uma fábrica de máquinas empacotadoras que possui autoridade de marca tem mais chances de atrair novos clientes e obter mais satisfação deles se comparado com seus concorrentes, justamente pela imagem de autoridade que a marca passa.
Isso acontece mais do que imaginamos. Quando vamos comprar um tênis ou um novo celular, sabemos muito bem quais são as marcas que são vistas não apenas como as mais famosas, mas que oferecem mais qualidade em seu produto.
Essas são marcas que construíram sua autoridade no segmento, que faz com que elas tenham mais resultados e saiam à frente de seus concorrentes, fazendo do nome da marca uma verdadeira referência no segmento.
Ela se tornou extremamente importante por isso, pois ajudam as empresas a crescerem de maneira profissional e natural no mercado, passando a ser vistas como a melhor principal opção de compra de um possível cliente.
5 dicas para construir autoridade de marca
Assim como uma empresa que oferece ótimas soluções de isolamento acústico sabe que todo o processo precisa ser construído aos poucos e com muito cuidado e paciência para a melhor qualidade, a autoridade de uma marca segue a mesma premissa.
Ela não é construída do dia para a noite, é preciso passos bem construídos e processados para que a sua marca seja vista como referência aos poucos. Para isso, é importante aplicar e desenvolver algumas características, como:
Bom atendimento
Uma empresa que presta um bom atendimento é uma empresa que sabe o quão importante essa ação é para qualquer empresa no mercado, afinal de contas, toda marca conta com uma área de atendimento que é diariamente acionada pelos clientes.
E o número de clientes que não avaliam bem uma marca devido ao péssimo atendimento é gigante, isso porque o atendimento é a área que tem contato direto com o cliente, o responsável por elogiar ou difamar o seu negócio.
Sendo assim, oferecer um bom atendimento na sua empresa de envidraçamento de varandas em São Paulo, por exemplo, já é um grande primeiro passo para construir a autoridade de marca sensível, aberta e consciente no mercado.
Parcerias com influenciadores
Vivemos na era digital, onde tudo que precisamos ou queremos é encontrado na internet e nas redes sociais, que se tornaram muito mais do que apenas plataformas de trabalho, são também espaços onde somos diretamente influenciados pelos grandes nomes desse mercado.
Não é à toa que muitos falam que o influenciador digital é a mais nova profissão e que será a mais proeminente no mercado daqui uns anos. Existem diversos e diversos perfis de influenciadores nas redes sociais com milhares de seguidores e muita influência.
Por isso, usar essa inovação ao seu favor é uma ótima forma de criar a autoridade de marca, pois você conta com alguém que já possui influência no mercado e que fará com que os seguidores também vejam a sua marca como referência no segmento.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na construção e produção de conteúdos que ajudem o seu público a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida de maneira gratuita apenas através desse conteúdo.
Por exemplo, uma empresa de instalação insulfilm residencial que produz um artigo para o seu site falando sobre os benefícios desse serviço para a casa, mostra aos usuários como esse serviço é bom para ele, o que o convence a realizar a compra.
Sendo assim, investir no marketing de conteúdo é uma maneira de provar aos usuários que a sua marca entende sobre o que produz e que tem conhecimento na área, o que gera mais credibilidade para o cliente em questão.
Foco no consumidor
Uma marca é formada por consumidores. Sem eles não existiria nenhum negócio na face da terra, pois são os clientes que fazem qualquer negócio existir e se manter dentro do mercado, por isso precisam de uma atenção especial.
A marca que entende a importância de cada consumidor e foca na experiência dele é uma marca que começa a ser vista com olhos diferentes por eles, o que gera maior identificação e satisfação.
Dessa maneira você cria autoridade para a sua marca através do foco no consumidor, onde ele é colocado no centro de seus processos para que o conserto de portões SP que você oferece, por exemplo, seja o melhor para ele.
Canais corretos
Hoje contamos com diversos canais de comunicação, desde a televisão e rádio até mesmo as redes sociais e o telefone. Cada um possui os seus lados positivos e negativos que precisam ser bem entendidos e equilibrados pela sua marca.
Isso porque os canais que você escolhe para operar estão diretamente ligados à construção da autoridade da sua marca, pois são nesses canais que as pessoas irão conhecer o seu negócio e, como costumam dizer, a primeira impressão é a que fica.
Sendo assim, conheça bem o seu público-alvo e entenda em quais canais eles se encontram para que você invista nos espaços onde sabe que terá melhores e maiores resultados.
Com dicas simples como essas você já consegue construir uma boa autoridade de marca e atrair benefícios incríveis que ela traz para todo e qualquer tipo de negócio, como:
Mais clientes e vendas;
Maior retenção de consumidores;
Melhor avaliação da marca;
Mais satisfação dos clientes;
Maior faturamento;
Melhor imagem e reputação.
Benefícios como esses estão à disposição tanto de uma empresa de componentes elétricos quanto qualquer outra do mercado, o que aumenta não apenas seus números, mas também a melhora da opinião pública em relação ao seu negócio.
Autoridade de marca vs. autoridade digital
Muitas pessoas ainda confundem a autoridade de marca com a autoridade digital, mas são conceitos completamente diferentes, cada um com seus objetivos e benefícios, que podem até ser trabalhados paralelamente.
A autoridade de marca está ligada à reputação e imagem do seu negócio em qualquer lugar, seja dentro do meio digital ou na vida real. É aquela famosa marca que se conversamos por mensagem ou pessoalmente com alguém, ela irá conhecer.
A autoridade digital está ligada à referência que uma marca possui apenas dentro desse universo, ou seja, é aquele negócio que conseguiu construir algo incrível dentro do âmbito online, mas que não possui a mesma relevância na vida real.
Mas isso não significa que a autoridade digital é pior do que a autoridade de marca, pelo contrário, elas podem ser trabalhadas em paralelo dentro de uma empresa que ofereça um laudo técnico de equipamentos, por exemplo.
Isso porque a autoridade de marca constrói a autoridade do negócio em todos os âmbitos, enquanto a autoridade digital foca no universo online, o que sabemos bem que, nos dias de hoje é algo extremamente importante.
Dessa maneira você terá uma marca que seja vista como referência no mercado e que obtenha não apenas mais resultados, mas também mais satisfação e avaliações positivas por parte de todos aqueles que conhecem o que você oferece e defende.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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