Como sua empresa pode se beneficiar com Growth Marketing



O Growth Marketing é um termo que invadiu o mercado pois está relacionado ao marketing direcionado para o crescimento do negócio. Compreende uma forma de pensar, ou seja, um mindset voltado para resultados, com foco no crescimento.

Neste artigo, abordamos o Growth Marketing, o que significa e quais são as razões para você investir nessa ideia. Pontuamos também a diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking.


O que é growth marketing?

Falamos aqui em uma abordagem que tem como foco possibilitar o crescimento exponencial e acelerado dos resultados de vendas e marketing de um empreendimento, partindo da identificação de alguns pontos-chave e oportunidades.

É comum haver uma certa confusão entre termos como o growth marketing e o growth hacking, ambos relacionados a gestão de negócios e frequentemente são usados como sinônimos de forma errada.

Avaliando os processos com métricas que descrevem o funcionamento do mercado, usando KPIs estratégicos e a inteligência de mercado é possível se posicionar muito bem e ter ótimos resultados em sua empresa de controle de acesso.


Diferenças entre Growth Hacking e Growth Marketing

O growth hacking se trata de um aspecto importante do growth marketing, mas não se referem a mesma coisa.

Compreende um marketing orientado à experiência, que testa continuamente pontos diversos para aumentar o ROI, o Retorno Sobre o investimento, como:

  • O conteúdo;

  • A mensagem;

  • O design do site;

  • O design do anúncio.

Dessa forma, o growth hacking tem um papel importante no growth marketing, pois é preciso se manter nesse processo de teste de suas ofertas para atrair regularmente novos clientes, mantendo eles envolvidos com sua mensagem.

Entre as principais diferenças entre esses conceitos está o fato do growth hacking se concentrar em resultados imediatos, enquanto o growth marketing já aposta no longo prazo.

Além disso, os profissionais de growth marketing têm como foco principal o reconhecimento da marca, pois sabem de algumas informações estratégicas, como:

  • É cinco vezes mais caro trazer um novo cliente;

  • É melhor fidelizar os que já existem;

  • 10% dos clientes gastam o triplo que o cliente médio;

  • Conexão emocional aumenta em quatro vezes o valor do cliente.

O growth marketing usa seu conhecimento para se concentrar unicamente em atingir as metas de vendas de um negócio, como uma consultoria contábil.

O growth hacking foca no uso da tecnologia para a geração de vendas e lucros, enquanto o growth marketing se relaciona com o desenvolvimento de relações pessoais, direcionando a tecnologia para essa finalidade.

Ambas as estratégias devem ser usadas juntas, conforme as linhas de desenvolvimento de sua empresa, bem como a inteligência de mercado, buscando os melhores resultados.

5 motivos para você investir no Growth Marketing

Alguns gestores com perfil mais conservador podem se assustar um pouco com as táticas de growth, pois elas envolvem a análise de dados e a experimentação de variáveis.

Em uma primeira análise pode parecer uma forma estranha de tentar colocar ordem no caos, mas isso está relacionado ao que é praticar o growth marketing.

Usando e aplicando ferramentas tecnológicas para o recolhimento e a análise de dados, se usa a mensuração para conseguir novos horizontes, o que não é possibilitado pelas metodologias tradicionais de marketing.

Com um embasamento em dados reais, a chance de sucesso é potencializada, sendo mais fácil identificar oportunidades interessantes para sua empresa de venda de rastreador veicular.

Confira a seguir nossa listagem dos 5 motivos pelos quais você deve investir no growth marketing em sua empresa.


  • Reduzir custos gerando mais eficiência para o marketing

Um dos principais benefícios por trás do growth marketing é a economia e a redução de custos, prezando pelo máximo de eficiência.

O que ocorre é bem simples, uma vez que se tenha uma operação baseada na análise de dados, tem-se uma tendência para o aumento da eficiência, com correção de falhas e gargalos.

  • Contar com experts no assunto sem comprometer seu orçamento

Para montar um time eficiente de growth marketing é preciso reunir profissionais especializados em várias áreas do conhecimento.

O leque de habilidades necessárias vai desde o especialista de marketing, o desenvolvedor Content Manager, ao analista de dados, entre outras funções.

Como pode-se notar, precisa-se de uma complexa equipe de bons profissionais para executar e mensurar as estratégias de growth marketing.

Contratar cada um desses profissionais é algo que exige muito de sua empresa de serviço de medicina do trabalho, pois envolve recrutamento, seleção, treinamento e o pagamento de salários.

O mais indicado é buscar uma agência especializada em growth marketing, o que minimiza os custos operacionais e já oferece a melhor equipe para assumir sua demanda.

  • Aumentar seus lucros com know-how e uso das ferramentas corretas

Com a contratação de uma agência de growth marketing, você tem acesso a todo o know-how de um time formado estrategicamente, especializado no uso de ferramentas estratégicas, analíticas e gerenciais.

É comum que os departamentos de marketing tradicionais se limitem ao uso do Google Analytics para orientação em relação a SEO, mídia orgânica e paga.

Esses são dados preciosos para a empresa, mas dizem respeito apenas ao volume de dados, não refinando maiores informações.

Entre as ferramentas de growth marketing estão plataformas como a RD Station e o HubSpot, que fornece informações de toda a jornada do cliente, com informações como nome, localização, profissão, entre outros detalhes.

Permitindo um conhecimento maior sobre de onde e como veio cada lead, mergulha-se no processo de conversão com eficiência.

Tendo uma série de informações úteis em mãos, a equipe de growth marketing consegue entender quais recursos apresentam melhores resultados, como landing pages, e-mails e postagens em blogs de uma fábrica de luvas descartáveis.

Essas informações são usadas e aplicadas para a busca de melhorias que direcionam futuras otimizações e esforços operacionais e financeiros.

  • Permite um entendimento mais aprofundado da sua persona

A sua solução deve estar totalmente direcionada para sanar as necessidades do cliente, se colocando como a melhor oportunidade para a persona. Ter essa compreensão é algo essencial, mas depende de um entendimento profundo sobre quem é sua persona.

É preciso contar com mais ferramentas do que dados rasos e suposições para ter uma visão panorâmica sobre as potencialidades. Nesse sentido, o growth marketing é uma ótima solução, pois ele propicia uma jornada interna que desvenda a persona da empresa.

Ele torna possível rastrear cada passo do lead, possibilitando compreender desde a primeira conversão até as taxas de abertura de e-mails.

  • Escalar o seu negócio

A razão principal por trás do growth marketing é criar possibilidades para promover um crescimento exponencial do seu negócio de licença de instalação. Com atitudes assertivas é possível gerar um crescimento escalar que inove a estruturação do negócio.

Para isso é preciso direcionar esforços no sentido do marketing, das vendas e do sucesso do cliente, lapidando esses processos com testes pontuais.


O funil do growth marketing

O Growth Marketing oferece ainda o funil em growth onde é importante disponibilizar tempo e atenção para melhorar as ações de marketing.

Diferente da estrutura do tradicional funil de vendas do inbound marketing, que mapeia a jornada do cliente, o funil do marketing de crescimento apresenta suas particularidades.

No típico funil do inbound, o topo do funil está relacionado ao momento de descoberta de um problema, sendo nessa etapa que acontece a atração de novos leads.

Quando se encontra no meio do funil, esse lead já está em busca de soluções práticas para suas questões. No fundo do funil ele está apto para tomar uma decisão de compra e realmente concretizar sua compra de conectores elétricos industriais, por exemplo.

Já o chamado funil pirata do growth marketing as etapas funcionam seguindo as seguintes fases:

  • Aquisição;

  • Ativação;

  • Retenção;

  • Receita;

  • Indicação.

A primeira coisa é a descoberta de sua marca ou produto. O objetivo na etapa de aquisição é gerar leads a partir de uma estratégia de conteúdo, aplicação de formulários e chatbots.

Na ativação a empresa incentiva o cliente a usar seu produto o mais rápido possível, aproveitando-se dos momentos de empolgação.

A retenção está relacionada ao fato de que uma empresa de assessoria fiscal precisa manter o máximo de usuários ativos para ter uma boa base de clientes.

A etapa da receita se relaciona a monetização, abrangendo áreas estratégicas de precificação, táticas de upselling e cross selling, bem como um envio assertivo de mensagens para o cliente.

Por fim, a indicação estimula os clientes a fazer indicações para seus conhecidos e familiares, ampliando as possibilidades.


Considerações Finais

Entre as formas que sua empresa pode se beneficiar com o Growth Marketing estão diversos pontos relevantes, como:

  • Baixos custos para grandes resultados;

  • Possibilidade de tornar sua startup mais notada no mercado;

  • Permite crescer de forma escalável aprimorando constantemente as ações;

  • Acúmulo de aprendizado com base nos resultados obtidos;

  • Permite que você se atualize sobre as tendências do mercado;

  • E incentivo à criatividade dentro da organização.

Como você pôde conferir neste artigo, o marketing de crescimento projeta novos horizontes para uma empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.












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