Como fazer a otimização de landing pages

Atualizado: 1 de abr.





Para garantir a melhor performance do seu índice de vendas na internet, é preciso ter atenção a uma série de conceitos relacionados à percepção dos seus negócios dentro de uma realidade digital, com uma otimização de landing pages podendo ajudar.


Atuando diretamente na forma com que um usuário pode ser direcionado aos seus produtos e serviços a serem divulgados por meio das plataformas digitais, com o uso de ferramentas e estratégias digitais que auxiliem na visão do público sobre aquilo que você oferece.


Da mesma forma como acontece no cenário tradicional do mercado, com a percepção do público em cima de suas mercadorias acontecendo por meio das estratégias de comunicação a serem adotadas em relação aos seus produtos.


Passando pelo uso de anúncios de veículos de comunicação, assim como na disposição de suas mercadorias nas prateleiras de um supermercado, dentro de um processo que vale para produtos gerais, assim como aqueles voltados ao setor industrial.


Como é o caso de uma empresa de engenharia elétrica, que necessita do uso das técnicas de difusão de suas mensagens comerciais para que assim tal companhia possa ser considerada por um número alto de clientes que possam necessitar tais serviços.


Uma estratégia que é transportada para o cenário digital, sendo preciso ter atenção à posição de destaque a ser conquistada pelo seu negócio, diante dos concorrentes diretos e indiretos que também se encontram presentes nas plataformas digitais.


Todos a disputarem pela atenção dos usuários, sendo preciso usar de táticas cada vez mais assertivas, para que diante dessa breve consideração tida por tal leitor digital, seja possível garantir com que o mesmo finalize os objetivos comerciais de tal companhia.


Como uma empresa de cálculo estrutural, a ser contratada para quem pretende fazer algum tipo de reforma ou obra de edificação, com o levantamento de uma casa ou de um prédio comercial.


Dependendo assim de estratégias digitais que ajudem nessa consideração digital, entre elas podem se destacar o uso das chamadas landing pages.


O que é uma landing page?


Como o próprio nome indica, landing page é um termo em inglês que pode ser traduzido literalmente como “página de aterrissagem" ou seja, uma página de destino que conta com um objetivo específico em relação ao usuário que acessa tal endereço.


Entre tais propósitos é possível citar uma coleta de informações em relação a tais leitores, assim como o início de um processo de compra, garantindo com que os serviços oferecidos por sua empresa sejam contratados pelo usuário impactado por tal artifício.


Com uma landing page funcionando não como um site, mas sim como um endereço mais simples de ser acessado, podendo ser compartilhado através de canais com um serviço de e-mail, compartilhado em redes sociais ou até mesmo na entrada de seu site.


Como o que ocorre ao se pesquisar na internet sobre a importância de se realizar de forma constante uma inspeção instalações elétricas, e ao acessar tal matéria ser primeiro direcionado a uma página em especial, anterior à sua entrada no site em questão.


Fazendo então com que as landing pages trabalhem com um conjunto variado de possibilidades, tais como:


  • Realização de uma pesquisa;

  • Divulgação de um curso;

  • Distribuição de material digital;

  • Compartilhamento de promoções.


Entre outras ações que podem ser benéficas para a gerência de um negócio por meio da internet, sendo preciso com que a sua landing page conte com diversos elementos, de conteúdo e de visual, para que seja possível impulsionar o uso de tais materiais.


Induzindo a venda de um produto ou a contratação de um serviço de automação elétrica, caso o mesmo seja propício a organização do seu negócio, conforme destacado por meio de uma bem estudada landing page.


E para ter acesso a tais benefícios, é preciso garantir com que suas landing pages sejam as melhores possíveis, contando com um adequado processo de estruturação das mesmas.


Formas de otimizar sua landing pages


Para garantir com que suas landing pages contém com os melhores artifícios possíveis, a agir diretamente na forma com que público reage aos conteúdos e propósitos comerciais ali presentes, tais páginas de acesso devem contar com pontos como:


Design de fácil navegação


O destaque visual de um conteúdo é de grande importância quando se fala da absorção do mesmo por parte dos usuários, quando se fala das plataformas virtuais. Sendo importante contar com um design intuitivo e de fácil navegação em relação aos leitores.


Garantindo assim uma maior absorção da mensagem ali presente, de acordo com os instrumentos de cunho visual a serem aplicados dentro dessas landing pages. A presença de imagens atrativas podem ajudar com tais objetivos.


Presença de uma oferta clara


Se a atenção dos usuários é algo difícil de ser conquistado, é preciso então agir de forma rápida diante dessa dinâmica consideração.


Com um anúncio de manutenção de transformadores tendo que ser divulgado de maneira clara. Para a melhor assimilação da mensagem comercial ali presente.


Uso de CTAs


O CTA (Call to Action), trata-se de um termo que atua de forma incisiva na indução de alguma ação por parte da empresa responsável por tais conteúdos, por meio de frases como “leia mais”, “não perca tempo”, entre outras péptica de indução ao leitor.


Adoção de uma voz ativa


Da mesma forma com que um um bom Call to Action pode direcionar o leitor a uma compra, a ser dublada por um landing page, o estilo de diálogo adotado por essa companhia pode ter uma importância igualmente relevante.


Com a presença de uma voz ativa tornando tal conteúdo em algo mais dinâmico, ajudando assim com que um anúncio voltado à importância de se ter uma cortina de luz de segurança na prevenção de acidentes em sua fábrica, tenha uma melhor recepção.


Definição de público


Outro ponto importante junto à disposição tais landing pages é o público a qual tais conteúdos se destinam, sendo preciso adequar sua produção ao perfil de sua audiência almejada, por meio da criação de uma persona comercial.


Ou seja, um perfil de vendas que esteja associado ao público pelo qual tal empresa tem o intuito de atingir.


Técnica de SEO


A configuração SEO (Search Engine Optimization) trata-se de um modelo estrutural que ajude com que suas páginas na internet contem com uma melhor exibição tanto por parte do público como pelas plataformas de busca, a direcionarem tais conteúdos.


O que serve tanto para canais como o seu site e suas redes sociais, como também às suas landing pages, a permitir com quem pesquisa por plásticos de engenharia ser direcionado a um endereço específico que trabalhe com conteúdos relacionados.


Compartilhamento via redes sociais


As redes sociais são ambientes que se destacam pelo processo de interação entre os usuários, o que serve também para a relação dos mesmos com as empresas. Trata-se também de uma plataforma adequada para a divulgação de suas landing pages.


Servindo com um sistema de fácil compartilhamento desse tipo de conteúdo, a garantir com que o mesmo alcance um número maior de usuários, o que a longo prazo pode fazer com que uma formulário compartilhado retorne com um número maior de informações coletadas.


Formulários bem estruturados


Um dos objetivos principais em relação ao uso de uma landing page é através do formato de pesquisa, com formulários a serem preenchidos para o recebimento de um conteúdo, como um e-book, por exemplo.


Mas para que tais formatos alcancem um número maior de resultados, é importante observar a estrutura de tais formulários, permitindo assim com que os mesmos garantam um número de destaque de informações a serem coletadas.


Levando em conta até mesmo a escolha das perguntas a serem feitas junto a tais formulários a serem compartilhados com o público.


Atenção à taxa de rejeição


Além dos resultados positivos, é importante observar também os níveis negativos que podem estar associados ao compartilhamento de suas landing pages. Isso porque a taxa de rejeição também traz informações a serem observadas por um empreendedor.


Tendo um maior esclarecimento sobre pontos que precisam ser remediados por parte de quem produz tais landing pages, a garantir com que uma fábrica de forro metálico consiga realizar um conteúdo de maior impacto junto ao seu público.


A partir de tais considerações é possível garantir com que suas landing pages lidem com uma melhor percepção por parte do público, levando em conta também a variedade de dispositivos de acesso que podem ser usados durante o consumo de tais conteúdos.


Sendo preciso assim otimizar seus conteúdos, permitindo com que os mesmos possam ser consumidos nos mais diferentes tipos de aparelhos com acesso à internet, como um computador ou por meio do modelo mobile, adequado para tablets e celulares.


Pontos a garantirem com que suas landing pages cheguem a um número maior de público, resultando também em melhores níveis de conversão.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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