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Brand Experience: saiba as vantagens de investir

Atualizado: 7 de mar. de 2023



Entender o conceito de Brand Experience vai muito além de se fazer lembrar. Sendo reconhecido e lembrado pelo cliente, sua empresa se torna prioridade para ele, aumentando a taxa de fidelização e lealdade.


São diversas as questões que o público considera para decidir com quais empresas vai negociar, o que vai além da qualidade do produto/serviço oferecido ou da disponibilidade.


Atualmente, o cliente busca outros fatores que tornam a experiência de compras mais satisfatória. E você pode usar isso ao seu favor descobrindo o que é brand experience e como implementá-la no seu negócio de caixas para ecommerce.


O que é brand experience?


Traduzindo brand experience para o português temos a expressão “experiência de marca”. Esse é um conceito estratégico de marketing que propõe que as empresas gerem valor na experiência de interação, contato e consumo entre elas e os consumidores.


Com essa finalidade, são exploradas diversas áreas da percepção, sempre com a proposta de garantir que o público construa sua visão sobre as empresas partindo da experiência que tiveram.


O brand experience é considerado uma técnica, sendo praticado há bastante tempo, através de detalhes que, por mais que sejam marcantes, nem sempre são percebidos pelo público como propositais.


Com o avanço do marketing digital, foi preciso desenvolver propostas de aplicações das ideias de brand experience de uma empresa de placas de sinalização personalizadas também para esse ambiente.


Vantagens: Conveniências e facilidades


O brand experience também se dedica a planejar como a marca poderá atender seus consumidores da melhor forma por meio de seus serviços e produtos.


A conveniência é uma ótima forma de projetar um bom branding, e isso pode ser observado em alguns exemplos rápidos, como:

  • Um e-commerce que possibilita a retirada em um ponto físico;

  • Opções diversificadas de pagamento;

  • Personalização de produtos e serviços;

  • Serviços multiplataforma.

Oferecer tais facilidades e conveniência é um esforço que as marcas precisam fazer para ter seus nomes associados com essa flexibilidade.


Brand experience tem muito a ver com sensações e percepções, de forma que detalhes como esses podem fazer o público enxergar determinadas marcas como aquelas que fazem de tudo pelo bem-estar a satisfação do seu cliente, como uma empresa de fachada.


Por que você deve investir no brand experience?


Entender o que é brand experience e aplicar o conceito na sua organização, tem um grande impacto na forma com que você interage com o público, além de afetar positivamente os seus resultados.


Separamos a seguir alguns dos principais benefícios de aplicar a estratégia de experiência de marca.


Melhora seu reconhecimento


Tornar sua marca mais visível e reconhecida pelo público, promovendo o brand awareness é um dos objetivos de muitas estratégias de marketing.


Por meio de uma experiência de marca mais positiva e consistente, você também promove a imagem da empresa de pijamas cirúrgicos personalizados e a torna mais memorável.


De forma natural, isso ratifica a expertise de sua empresa no mercado possibilitando que os concorrentes e clientes a vejam como uma referência.


Gera mais valor para o cliente


Uma das melhores formas de gerar mais valor para suas soluções é criar estratégias de brand experience que se tornem memoráveis para seus clientes.


Além da qualidade já esperada pelo consumidor, sua empresa vai mais além, oferecendo sentimentos e experiências únicas.


Isso deixa os clientes mais satisfeitos de forma que enxergam suas soluções como mais importantes e de maior prioridade.


Promove a fidelização


Com uma estratégia de brand experience bem implementada, você também verá um reflexo dela em seus leads mais recorrentes.


Se um cliente tem uma boa experiência como um produto como rótulo adesivo transparente, existem mais chances de que ele retorne no futuro. Contando com clientes fidelizados você terá uma base mais sólida e também evangelizadores para sua marca.


Quais são os pilares do brand experience?


Como qualquer metodologia de marketing, o brand experience é fundamentado em alguns conceitos específicos.


Think


O primeiro fundamento destaca os pontos centrais da marca, a forma como a empresa vende, se comunica e existe em seu setor de atuação. A missão deve ser percebida de forma clara pelo consumidor para que a ideia seja compreendida sem dificuldade.


Sense


Sua empresa de distribuidor de embalagens, deve saber destes que é um dos pilares mais interessantes, com relação direta com as experiências mais imersivas para gerar diferentes percepções no público por meio dos sentidos.


Certamente alguma vez você já notou que algumas lojas têm um cheiro específico. Essa é uma tática de marketing sensorial amplamente utilizada no varejo.


No meio online temos sites responsivos, com uma identidade visual adequada e funções que facilitem o processo de compra.


Toda a experiência deve ser equivalente a entrar em uma loja com uma música agradável, cores harmônicas e um clima que favoreça a presença do cliente.


Feel


Essa vertente apela para o emocional do público. É considerado um dos pilares mais importantes do brand experience, pelo fato do consumidor 4.0 priorizar empresas que também atendam às suas expectativas sentimentais e ideológicas.

Do


Ainda no contexto do perfil do consumidor 4.0, sua empresa de uniforme hospitalar feminino precisa saber que na era da informação digitalizada, a marca precisa proporcionar facilidade e rapidez à experiência de compra.


O imediatismo é praticamente um pré-requisito nos tempo em que vivemos, de forma que conveniências e facilidades são aspectos que aplicam muito bem aqui.


Connect


A sensação de pertencimento é algo inerente à existência humana, e no brand experience, as marcas que transmitem essa percepção ao público conseguem se destacar no mercado, principalmente com a transformação digital.


O cliente moderno espera muito mais do que uma simples relação comercial das empresas, de forma que ele não se contenta em apenas descobrir a solução de uma necessidade de um determinado produto ou serviço e concretizar a compra.


Ele quer ter voz ativa e poder interagir de forma geral, fazendo parte da rotina da marca e de suas ações.


O objetivo do pilar Connect é fazer com que a marca atue com mais proximidade de seu público desenvolvendo um sentimento de identificação, e isso é válido tanto no meio virtual quanto no físico.


Como a experiência de marca funciona na prática?


Quando uma empresa aplica a técnica de brand experience de forma eficiente, o consumidor não consegue identificar que existe um planejamento estruturado por trás de cada característica e ação.


É isso que torna uma marca relevante a ponto de fazer com que o consumidor a reconheça com pequenas referências, como uma música, um bordão ou um logotipo.


Brand experience no meio físico


Quando falamos em varejo, é muito comum que o foco seja no marketing sensorial, ou seja, nos elementos que em conjunto formam uma experiência de consumo única para o público.


Um exemplo clássico é quando entramos em um shopping. Pense em como costuma ser a sua experiência.


Os cheiros, as cores, as músicas e até mesmo a temperatura do ambiente são rigorosamente pensadas para o tempo que o público passar ali seja agradável a ponto de fazer com que ele não faça suas compras com pressa.


A ideia é fazer com que cada detalhe integre a experiência de estar no ambiente de forma positiva, causando impressões e percepções singelas mas eficientes, de forma que o consumidor pode nem notar se não estiver prestando atenção.


Brand experience no meio digital


Sua empresa de sacola de papel kraft personalizada sabe que vivemos em tempos de transformação digital. Com mudanças no comportamento de consumo, novas demandas são geradas para as empresas.


Para acompanhar esse ritmo de evolução, é necessário adaptar algumas estratégias de marketing tradicionais aos moldes do cenário atual, se desapegando de conceitos que já se tornaram obsoletos.


São diversas as ações que podem construir uma experiência de consumo positiva no ambiente virtual.


Você pode oferecer um site responsivo, que se adapte aos diferentes tamanhos de telas dos dispositivos móveis, uma vez que uma parcela considerável dos usuários acessa a internet e faz compras por meio do smartphone.


Pode desenvolver um e-commerce visualmente atrativo sem abrir mão da funcionalidade. Não é por acaso que um dos parâmetros de SEO é o tempo de carregamento das imagens e dos conteúdos de sites.


E por fim, você pode construir relações comerciais consistentes e duradouras, usando os canais de comunicação da empresa para interagir com os usuários. Essa é uma das principais tendências da atualidade.


Considerações finais


Para começar uma estratégia de brand experience é preciso ter o devido conhecimento e percepção em sua empresa. A imagem que uma empresa ou marca passa para o seu público-alvo é fundamental para definir a relação de consumo.


Uma boa solução para avaliar a sua marca é utilizar uma pesquisa de mercado. Essa ferramenta conta com diversas técnicas que visam avaliar situações e chegar a objetivos específicos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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