Black Friday e datas sazonais



Estava navegando pelo excelente Google Academy e me deparei com esse artigo escrito pela Isabella Milano, gerente de marketing de produtos da empresa. Achei que seus insights são extremamente relevantes para o planejamento anual de campanhas de marketing em pequenas empresas.


Leia o texto na íntegra a seguir:


A forma de comprar mudou. Cada vez mais fazemos buscas online antes de ir às lojas físicas. E a tendência omnichannel irá continuar, cada vez com mais destaque e protagonismo para transações no universo digital.



E como navegar em meio a esse contexto de compras mais complexo? É o que mostra o Guia de Varejo do Google, um guia de commerce para marcas e varejistas. Dividido em quatro capítulos, o guia mostra como produzir campanhas mais relevantes e eficientes para gerar vendas online e também levar mais gente aos pontos de venda físicos.




1. Alcance seus clientes enquanto eles navegam

Milhões de pessoas utilizam o Google todos os dias para encontrar, descobrir e comprar aquilo de que elas precisam. Dentre as diferentes formas de impactar os usuários, o YouTube se sobressai como uma excelente ferramenta para gerar reconhecimento de marca e inspirar pessoas a fazer compras.


2. Engaje seus usuários enquanto eles fazem buscas

Aprenda a usar o Google como uma vitrine e saiba como ser ágil no ambiente digital para favorecer suas vendas. 91% dos usuários da busca do Google afirmam que já compraram ou fizeram alguma ação relacionada ao produto imediatamente após terem contato com um novo item, serviço ou marca.1


3. Converta pessoas que estão em busca de produtos

Potencialize as vendas facilitando a experiência dos consumidores no atendimento online, presencial ou, ainda, híbrido. Ferramentas como Teste Meu Site ajudam empreendedores a mensurar a velocidade e a qualidade da página na web.


4. Se prepare para as compras de fim de ano

Compras de fim de ano ajudam a impulsionar o comércio. Veja como planejar uma campanha digital-first com antecedência e aproveitar as oportunidades do período, tanto para composição do mix de produtos como para ter insights do mercado.


O nosso guia também aborda a importância, cada vez maior, de aliar as estratégias online para alavancar as vendas em lojas físicas e pensar em ações para smartphones — 72% das pessoas no Brasil esperam conseguir realizar compras diretamente pelo aparelho, seja por um site, seja por um app de marca.2



Para pequenos, médios e grandes negócios, o guia disponibiliza insights, dados e soluções para campanhas omnichannel mais otimizadas e relevantes.


Fonte: Google Academy

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