top of page

Benchmarking: saiba o que é e como é importante

No mundo empresarial, vários termos são usados frequentemente para se referir, principalmente, a uma metodologia de negócio. Isso vem ocorrendo como benchmarking, mas além do que ser citado, a estratégia já é uma realidade em várias empresas.


Mesmo que o benchmarking seja um termo citado diariamente pelas pessoas, ainda existem alguns empresários que possuem dúvidas sobre o real conceito por trás dessa estratégia.


No geral, a ideia do benchmarking não se limita apenas na prática do cliente oculto. Na verdade, estamos falando de uma estratégia que serve para que se possa ter informações sólidas de um mercado, para que sejam abertas possibilidades de aprimoramentos na empresa.


É importante dizer também que, não é apenas o CEO ou diretor geral da empresa que precisa compreender sobre o benchmarking. Por exemplo, para que uma loja especializada em vendas de etiquetas térmicas consiga aumentar suas vendas.


Então, é necessário, primeiro, que todos os indivíduos estejam por dentro dos processos executados na empresa, ou seja, todas as pautas devem ser alinhadas com todas as pessoas que fazem parte do negócio.


O entendimento dessa estratégia deve ser de conhecimento para gestores dos departamentos existentes na empresa. A seguir, você entenderá melhor o que de fato é o benchmarking. Confira:

O que é benchmarking?

O termo “benchmarking” é derivado da palavra “benchmark” da língua inglesa, que pode ser traduzida para o português brasileiro como “refência”.


Dessa forma, o conceito de benchmarking consiste em um método que faz a comparação do desempenho, dos protótipos e os materiais que foram colocados para a venda.


Ou seja, trata-se de um processo que consegue ser muito bem aplicado, por exemplo, em uma loja que vende camisetas personalizadas para congresso que busca, no momento, um aumento de vendas e um lugar mais favorável no mercado.


Em certos casos, essa comparação também envolve as práticas e os serviços de uma empresa com outros métodos e os serviços ofertados pelas organizações concorrentes, o que ajuda tornar a gestão mais eficiente.


Portanto, podemos dizer que a prática do benchmarking é baseada na análise de todos os processos que uma empresa faz, e os compara com os de seus concorrentes, analisando semelhanças e diferenças nas estratégias existentes.


Dependendo da situação, o concorrente pode ser considerado como um grande aliado do seu negócio, ou seja, se possui uma empresa especializada oferecer serviços de instalações de sprinklers, por exemplo, o ideal é analisar de perto como o concorrente atua para fazer o melhor.


A partir do momento que um gestor começa a utilizar o benchmarking, ele pode notar alguns erros em sua própria estratégia, e isso também pode acontecer nos planos dos concorrentes.


Em suma, uma empresa que consegue desenvolver bem o benchmarking, consequentemente, estará à frente de seu concorrente.


Com isso, atualmente, até mesmo uma empresa de madeira plástica ou uma loja virtual de roupas vem reunindo esforços para ter um espaço de destaque no mercado.

Benchmarking pode influenciar no processo empresarial?

Já respondendo a pergunta, sim, o benchmarking consegue influenciar no processo empresarial.

No geral, podemos dizer que a estratégia proporciona uma análise contínua e estratégica de informações, que são colhidas através dos métodos e processos administrados pelos concorrentes.


Através do uso de dados coletados, é possível desenvolver técnicas de inteligência competitiva para elaborar novas ideias, rotinas e soluções. Tudo isso para sair na frente da concorrência.


Perceba que é necessário reunir vários aspectos para sair na frente da concorrência, contudo. A partir do momento que uma loja de piso vinílico em manta, por exemplo, consegue aplicar o benchmarking, todo o processo torna-se um pouco mais simples.


Exemplificando, um gestor de TI ao observar que a empresa concorrente possui um modelo de software mais atualizado para a comunicação interna da organização, pode levantar dados sobre o sistema e propor uma solução ainda mais inovadora para o negócio que trabalha.

Qual o passo a passo para aplicar o benchmarking?

Caso já tenha pensado em aplicar a técnica do benchmarking na sua empresa, saiba que é necessário seguir uma série de passos. No geral, eles são:


  • Selecionar os concorrentes que serão monitorados;

  • Definir métricas e indicadores de análise;

  • Definir as ferramentas de coleta de dados;

  • Comparar e analisar as informações obtidas;

  • Desenvolver relatórios baseados nos dados, propondo melhorias.


Vale a pena pontuar que é necessário manter os parâmetros éticos ao aplicar o benchmarking. Ou seja, nunca use recursos para hackear sistemas de uma empresa concorrente, afinal, isso configura crime.

Quais as principais vantagens do benchmarking?

A partir do momento que o benchmarking é aplicado dentro de uma empresa, são gerados, automaticamente, vários benefícios.


Esses benefícios, inclusive, são capazes de refletir diretamente na lucratividade positiva de uma empresa especializada em terceirização de cosméticos, por exemplo. Falaremos mais sobre essas vantagens abaixo:

Ampliação do conhecimento do gestor

Para ter dados sólidos que possam ser comparados com as informações das outras empresas, é necessário fazer um levantamento de tudo do que se passa na companhia. Dessa forma, todos os processos do seu negócio serão mapeados.


Portanto, quando você aplicar o método do benchmarking, logo, ficará sabendo sobre tudo o que se passa dentro da sua empresa.

Identificação sobre a movimentação do mercado

Diante de uma rotina corrida, naturalmente, temos os nossos focos apenas no negócio e naquilo que estamos determinados a fazer. Por um lado, essa realidade até pode ser positiva, mas por outro, acaba nos deixando reféns de um universo onde só existe a empresa.


Assim, você acaba esquecendo sobre os aspectos que estão envolvidos no mercado em que a sua empresa atua.


Atualmente, estar por dentro do que acontece no mercado, é um requisito básico tanto para um profissional que trabalha com portão de alumínio para garagem, quanto para um vendedor de móveis.

Verificação sobre as ações de destaque dos concorrentes

Como já deve saber, nenhuma empresa fica parada no mercado, afinal, se isso acontecer não haverá muita história para contar. Portanto, verifique o que os seus concorrentes vem fazendo para se destacar no segmento, isso é super relevante.


Baseando-se nessas informações, você pode investir em ações ainda melhores que as das outras empresas. Ao ter essa atitude, sua companhia passa a ser bem vista pelos clientes, aumentando o destaque e relevância da marca.

Aumento nas vendas

Ao praticar o benchmarking, você perecerá que uma coisa puxa a outra. Logo, com mais destaque e relevância da marca, é possível ter um grande aumento de vendas que, posteriormente, irá refletir no faturamento da empresa.

Redução de custos

O benchmarking também possibilita uma redução de custos, uma vez que as verbas são destinadas para aquilo que realmente se sabe que dará resultados.


Dessa forma, se identificar algo que deu errado e trouxe algum prejuízo para uma concorrente, por exemplo, isso não se repetirá no seu negócio. Ou seja, é possível notar que a mesma cautela tomada para fazer um isolamento térmico com isopor, por exemplo, ocorre também ao aplicar o benchmarking.

Prevenção de erros

Dentro de uma empresa, naturalmente, acontecerão erros. Com o benchmarking, esses mesmos equívocos podem não acontecer novamente. Além disso, deixa claro quais foram as estratégias da concorrência que não tiveram sucesso, de modo que não as repita.

Tipos de benchmarking

Na prática, o benchmarking pode ser aplicado internamente, comparando o desempenho em diferentes grupos ou equipes dentro de uma organização ou empresa; ou externo, comparando o desempenho com empresas em um determinado setor ou entre locais.


Dentre as categorias mais amplas, existem três tipos específicos de benchmarking que serão citados abaixo. Confira:

Benchmarking interno

Usado quando uma empresa já estabeleceu e comprovou as melhores práticas, bastando, apenas, compartilhá-las.

Benchmarking competitivo

O segundo tipo de benchmarking é usado quando uma empresa quer avaliar sua posição dentro do mercado em que participa. Além disso, esse tipo também pode ser usado para identificar metas de desempenho de liderança do setor.

Benchmarking estratégico

Por fim, temos o benchmarking estratégico, que é usado para identificar e analisar o desempenho de nível internacional.

Conclusão

De uma maneira geral, o benchmarking pode ser considerado como uma estratégia que tem como principal objetivo, melhorar todos os procedimentos de uma empresa, seja internamente ou externamente.


É através do benchmarking que as falhas podem ser corrigidas, e as propostas podem ser melhoradas, podendo fazer toda a diferença nos processos da sua empresa.


Então, a dica é simples: não deixe de aplicar esse método na sua organização, se o seu objetivo é crescer no mercado.


Neste artigo, procuramos reunir todas as informações importantes sobre o benchmarking, mas além disso, mostrar como a sua empresa pode crescer mais no mercado a partir de um método de negócio.


Sabemos que novas implementações podem ser um desafio, mas ao entrar no mundo empresarial, é necessário estar aberto aos obstáculos. Portanto, o benchmarking é, sim, uma estratégia que pode ser implementada na sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8 visualizações

2 Comments


The teacher's speech does not constitute the end of effective communication. One of the most important talents for becoming a teacher is the ability to listen well. In order to encourage students in building their abilities and confidence, teachers who are adept in listening and observing frequently pick up on what isn't being said, such as any worries a student may have. A teacher who has good listening skills will be able to better understand their students and design lessons that will support their learning. A teacher can learn how to meet their students where they are if they can hear their pupils clearly. Also, as a student, seek assistance from experts to deal with troublesome subjects and ask them…


Like

Improving your writing in a minimal time could also be not possible however instructing your paper is 100% unflawed is unquestionably come-at-able. Proofreading is exceptionally vital whether or not you're writing educational, skilled, "Get homework helper online services" or simply personal essays. If you want to influence your readers or convey your ideas effectively, your paper ought to be error-free and high-quality. to make sure its overall excellence, you'll be able to avail English descriptive linguistics check online as this can be designed to allow you quick and economical proofreading facilitate. The "Best online assignment helper" is found online—Guaranteed Quality Papers with English Grammer Check.

Like
bottom of page