A evolução tecnológica e a presença da internet no dia a dia das pessoas revolucionou o mundo, inclusive o comportamento do consumidor, e a solução para as empresas é integrar o marketing tradicional ao digital para acompanhar essas mudanças.
Esse novo perfil preza por um atendimento humanizado, com empresas amigáveis e que atuam com transparência e de forma personalizada.
Frente a um mercado super competitivo, com grande diversidade de opções, o que mantém um consumidor fiel a uma marca é a proximidade com ela no seu dia a dia e o interesse que ela desperta, resultando no famoso engajamento.
Esse é o termo central do Novo Marketing, o digital. Podemos dizer que o engajamento é a solução que melhor trabalha essa demanda, além de criar oportunidades para as próprias empresas dentro desse contexto.
Diferentemente das relações comerciais de cerca de 30 anos atrás, antes da popularização da internet, em que o consumidor era um ponto frágil da cadeia de consumo e o foco era o produto, hoje ele está no centro.
O novo consumidor é empoderado, tendo um papel ativo na jornada de compra dos demais consumidores, afinal todos estão conectados, interagindo e se informando em tempo real.
Mas isso não torna o Marketing Tradicional obsoleto para um negócio. Pelo contrário, uma ferramenta complementa a outra.
Nesse artigo falaremos sobre as duas modalidades de marketing, e pontuaremos as vantagens de articular essas estratégias, de forma a trazer mais resultados para seu negócio.
Entenda mais sobre o Marketing Tradicional
O marketing tradicional usa dos veículos clássicos de comunicação, sendo estratégias mais físicas, como panfletos, carros de som ou brindes personalizados.
Também compreende as tradicionais propagandas publicitárias em canais offline, como em canais de TV, revistas ou jornais.
Ao pensar nas formas mais tradicionais, costumamos associar a grandes campanhas publicitárias, mas o investimento necessário é variável.
É possível fazer um anúncio em horário nobre em uma grande emissora de TV, o que custa alguns milhões, ou você pode optar por investir em torno de vinte reais para imprimir cartões de visita do seu serviço de consultoria contábil, por exemplo.
Vantagens do marketing tradicional:
Grande visibilidade;
Amplo alcance, chegando até onde não há energia elétrica;
Atingir muito bem o público da melhor idade;
As pessoas tendem a confiar mais nas informações;
Duração do material impresso, que pode ser bem longa.
Essa é uma estratégia focada na busca ativa de novos clientes para sua captação, voltada a chamar atenção das pessoas ao longo de sua rotina, com interrupções.
Dessa forma, pode mostrar ao público, quais são as vantagens de consumir um produto ou contratar um serviço, por exemplo, uma consultoria em segurança do trabalho ou qualquer outra ação.
Conheça mais sobre o Marketing Digital
O marketing digital compreende as ações publicitárias e de comunicação realizadas no ambiente online, ou seja, nas redes sociais, sites, blogs, dispositivos móveis e demais meios digitais.
Seu foco é atrair os clientes para a construção da relação de engajamento, para venda e/ou divulgação de um produto, ou serviço.
Por depender basicamente apenas de um dispositivo eletrônico e acesso à internet, é uma estratégia de baixo custo, se compararmos o alcance e retorno, proporcionalmente, ao marketing tradicional.
Como seu objetivo é a interação direta com o público, essa estratégia tem uma melhor recepção pelo público, pois os anúncios aparecem quando o usuário está buscando por algo, e não quando está vendo sua novela favorita, por exemplo.
E, ao mesmo tempo que traz grande segmentação, as ações digitais sempre estão a um passo da possibilidade de viralização na web, fenômeno típico dos dias atuais, em que algo é difundido e comentado em grandes proporções.
Principais benefícios do marketing digital:
Também tem grande alcance, pois não há barreiras geográficas;
Grande poder de exposição;
Maior segmentação e direcionamento;
Facilidade e rapidez para a criação de autoridade;
É mensurável e de fácil ajuste;
Possibilidade de viralização;
Resultados mais rápidos, com maior custo-benefício.
Ambas as estratégias de marketing têm suas vantagens para um negócio,
A melhor conclusão aqui é que entre uma ou outra, integrar as duas é a escolha que trará bons resultados.
Confira a seguir os possíveis benefícios de um empreendedor alocar seus recursos de forma a investir seguindo esse raciocínio.
Como funciona a integração das estratégias
Uma estratégia de marketing integrativa é a escolha ideal para atingir o público de forma massiva, promover uma marca e ainda garantir o engajamento, pois com sua fusão temos seus pontos-fortes combinados:
Mais visibilidade e alcance
O marketing tradicional traz mais visibilidade e tangibilidade para uma agência de serviços de portaria, por exemplo, de forma que um bom investimento pode ser na disposição de banners em pontos estratégicos.
Esse espaço pode ser utilizado para a divulgação de seus canais digitais, onde as pessoas podem conhecer mais e acompanhar seu negócio, entrando assim no funil de vendas.
O alcance nos canais digitais é ampliado de diversas formas, mas basta um novo cliente conectado a sua empresa, para que todos os seus contatos se tornem clientes em potencial.
Une segmentação e abrangência
Como mencionamos, a segmentação é um ponto muito estratégico do marketing digital, de forma que as ações visam manter um diálogo próximo entre marca e cliente, principalmente com o público jovem.
Alinhando a ações tradicionais como anúncios em jornais, pode-se despertar o interesse do público mais velho também, garantindo a amplitude do alcance de seus esforços.
Material físico e multimídia
Uma agência especializada em aluguel de carro para noiva, por exemplo, ao investir na produção de conteúdo, pode fazer sua difusão em conteúdo multimídia, como os vídeos para o YouTube, dentro da estratégia digital.
Já os demais formatos podem ser replicados em meios impressos, como imagens e/ou textos.
Longevidade e posicionamento
De forma geral, a produção voltada para o marketing tradicional é mais tangível e durável, como uma estratégia de distribuição de chaveiros com o logotipo do seu negócio.
Atrelado a essa estratégia, que gera um lembrança da marca nas pessoas ao longo do tempo por usarem diariamente o chaveiro, você deve investir em ferramentas como sites e blogs, que fortalecem sua relação.
Ações típicas do marketing digital, como as CTA’s (Call To Action), as Chamadas para Ação, podem ser inseridas de forma muito natural em materiais impressos como panfletos. Utilize seus veículos para se aproximar de seu público.
Várias formas de estar presente
Jornais de bairro, revistas com temas específicos, rádios comunitárias, etc. Todos são excelentes veículos do marketing tradicional para criar uma proximidade maior com os contextos sociais e comunitários que envolve a realidade do seu público.
Assim como o uso das redes sociais, também para essa finalidade, cria-se relacionamentos duradouros e constantes.
Além disso, outra forma de alinhar as estratégias é replicar campanhas do marketing tradicional no digital, como propagandas publicitárias criativas que passam uma mensagem impactante, que podem viralizar nas redes.
Lembre-se de manter sua identidade sempre presente e alinhado em todas as ações, independentemente se serão digitais ou não. Atuar com as duas formas de marketing a seu favor, é a melhor forma de fortalecer o Branding.
Outra recomendação é que suas ações sejam sempre planejadas e bem avaliadas, e o ideal é que sua loja revendedora de persiana para sacada, por exemplo, siga um plano diretor de marketing, para nortear seus esforços.
O Plano de Marketing também vai definir suas métricas e indicadores de desempenho, de forma que é possível ajustar suas ações de acordo com a reação do público, aumentando a assertividade.
Considerações finais
Nesse artigo você viu que pode combinar a antiga e a nova forma de fazer marketing, potencializando seu alcance, visibilidade, posicionamento e autoridade, e que o resultado de fazer isso de forma estruturada é só o melhor de ambos os lados.
Use todo o poder do marketing tradicional para que mais usuários saibam da sua marca, e aposte no poder do digital para aproximar e aprofundar sua relação com o cliente.
Acabará percebendo, na realidade do dia a dia, como uma estratégia potencializa a outra nos mais diversos aspectos, que variam conforme a realidade de cada negócio e segmento.
Para fortalecer ainda mais seus esforços de humanização da marca, aproveite as facilidades e o próprio processo de interação com o público para conhecê-lo melhor, entender seus gostos, preferências, expectativas, anseios, dores e desejos.
Esse tipo de informação é valiosa, sendo o que torna possível a real aproximação com os consumidores, moldando seu negócio com foco no cliente, e agregando cada vez mais valor a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento,
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