Veja a importância dos chatbots para seu atendimento

Atualizado: 11 de abr.





Os chatbots são ferramentas muito importantes para a otimização de seu atendimento ao público. Essas inteligências artificiais podem ser a diferença entre um atendimento rápido e preciso para sua empresa de cotação de serviços de limpeza, ou deixar seus consumidores esperando por um longo tempo.


A palavra de ordem no mercado atual é “experiência do usuário”. A maioria das companhias busca ativamente uma melhoria nesse processo, tornando toda a jornada de compra do cliente um momento satisfatório.


Hoje, por conta dos avanços na tecnologia, o perfil do cliente está muito diferente do que era há um tempo. O cliente reativo foi deixado de lado em troca de um consumidor muito mais exigente, que tem dúvidas e questionamentos.


Para lidar com isso, é preciso apresentar material de qualidade, otimizando a forma como o cliente entende suas possibilidades e como ele dialoga com a empresa, criando formas de melhorar ainda mais a comunicação.


Para isso, contar com a tecnologia é uma excelente opção, uma vez que ela abre portas para canais diferenciados e possibilidades distintas de trabalho e atendimento como um todo, atraindo o cliente que procura acessório para piscina de alvenaria para mais perto.


Entenda o conceito de chatbot

Toda ferramenta digital que busca automatizar um trabalho repetitivo e eliminar a necessidade de uma pessoa fazer estas tarefas é chamado de bot. A sigla é um diminutivo de robot, ou robô em inglês.


Esse processo de automação é muito importante para a maioria das empresas da atualidade, uma vez que ela libera os profissionais para darem atenção a tarefas mais complexas, além de reduzir o tempo com o qual esse tipo de interação é realizada.


O chatbot então é um bot que lida diretamente com a comunicação. Ele trabalha com as conversas (chat) com os consumidores, fazendo um primeiro atendimento e muitas vezes solucionando dúvidas simples, eliminando a necessidade de um atendente para vender, por exemplo, copo de papel personalizado.


Essa tecnologia também tem um potencial de integração grande, podendo ser aplicada nos diversos canais de comunicação que a companhia pode oferecer. Esse tipo de ação permite uma padronização de atendimento, que acaba sendo vista com bons olhos no mercado.


O chatbot é uma ferramenta tecnológica, e como tal, não possui nenhum tipo de restrição de atendimento, como necessidade de pausas e descansos. Isso significa que você consegue um primeiro atendimento constante, todos os dias da semana, vinte e quatro horas por dia.


Além disso, essa tecnologia se adapta a seus canais de comunicação, não sendo necessário que o consumidor baixe algum tipo de arquivo ou aplicativo para conseguir seu atendimento junto à inteligência artificial.


Com o simples ato de enviar uma mensagem para um canal de comunicação da empresa de balões personalizados, você ativa o chatbot e inicia um atendimento automático, que pode resolver uma série de questões sem nenhum tipo de problema.


Embora em seus primeiros estágios o atendimento fosse um pouco mais travado e fosse possível identificar claramente que se tratava de uma máquina respondendo, hoje existe uma aceitação muito grande no uso dos chatbots.


As ferramentas aprenderam a se comunicar de forma mais efetiva, tornando esse diálogo mais fluido e com uma estrutura adequada para resolver as questões levantadas pelo cliente, oferecendo um atendimento de qualidade.


Além disso, com o elemento de machine learning, os chatbots são capazes até mesmo de otimizar a forma como estão atendendo os consumidores, identificando suas próprias falhas e buscando resultados em bancos de dados, tornando o atendimento eletrônico mais completo.


Por que usar chatbots?

Agora que você conhece um pouco mais da tecnologia, é hora de identificar os principais elementos que tornam os chatbots tão importantes para a maioria das empresas de, por exemplo, aluguel de gerador para festas, e como utilizá-los com mais qualidade.


Vale lembrar, entretanto, que cada empresa é única no mercado, e nem sempre os resultados que você busca são iguais aos de outras empresas que utilizam a ferramenta, ainda que todos estejam em um mesmo perfil de atuação.


Por isso, adaptar estes elementos a sua realidade é muito importante para que você consiga usar os chatbots de forma precisa, otimizando suas atividades e garantindo resultados cada vez mais satisfatórios.


Flexibilidade

Uma das principais vantagens dos chatbots é o potencial de versatilidade que eles oferecem. É possível aplicá-los nos mais variados setores de sua companhia, auxiliando em diversas etapas da comunicação como:

  • Atendimento ao consumidor;

  • SAC;

  • Vendas;

  • Atendimento interno.

Todos os setores da companhia acabam sendo beneficiados com esse tipo de processo, uma vez que ele possibilita uma comunicação mais direta e assertiva.

Inclusive, ao saber utilizar os atalhos e ferramentas do chatbot, é muito mais fácil se comunicar com a empresa de assessoria contábil, por exemplo.


Essa flexibilidade permite que você use a mesma base do sistema para fazer estas alterações, reduzindo ainda os custos com a instalação e programação dos chatbots, o que é um item a se ter em mente quando estiver trabalhando com estas situações.


Automatização de processos

Muitos consumidores têm dúvidas similares com relação a produtos ou serviços, e destacar uma equipe de atendimento para ficar respondendo essas pequenas dúvidas pode acabar tendo um custo elevado.


Com o chatbot, você pode programar uma série de respostas para as perguntas mais comuns do mercado, otimizando esse processo e permitindo que seus clientes tenham a resposta correta em alguns instantes, independentemente do horário.


Em muitos casos, esse tipo de ação resolve o problema do consumidor, que não tem, então, a necessidade de entrar em contato com um profissional da equipe de atendimento de seu curso de aeromoça online, e acaba deixando a linha livre para situações mais complexas.


Com o tempo, você pode aplicar conceitos de aprendizado para as máquinas, e no caso de elas não conseguirem responder algum consumidor, a pergunta ficará armazenada em seu banco de dados, permitindo que ela “aprenda” a resposta de forma similar a um ser humano.


Com esse tipo de interação, você consegue trabalhar com mais efetividade e aumenta cada vez mais o potencial de automação de seus processos de comunicação com o público, otimizando estas ações e permitindo um diálogo mais efetivo a longo prazo.


Os consumidores que se sentem satisfeitos pelo chatbot acabam tendo uma experiência mais satisfatória com sua companhia, o que a longo prazo se torna importante para que eles consigam uma boa relação com a marca.


Captação de leads

Um dos motivos mais importantes para a utilização de chatbots é que, enquanto eles trabalham com o atendimento ao consumidor, também estão coletando informações de contato relevantes dessas pessoas.


Isso ajuda a entender melhor o público que está consumindo seus produtos ou serviços, auxiliando na estrutura de geração de leads. Um lead é uma pessoa que tem interesse em negociar com a empresa de armazenamento, mas ainda precisa de mais informações antes de tomar uma decisão.


Com a captação correta de leads, você tem uma compreensão muito melhor do público-alvo de sua empresa, o grupo de pessoas que têm gostos e interesses em comum, com uma propensão maior de fazer negócios com você.


Esse tipo de estratégia é muito importante para gerar novas oportunidades de negócios e garantir um funcionamento correto de suas atividades, conquistando um potencial muito maior de comunicação com o consumidor.


Melhoria no processo de vendas

O consumidor que entende o potencial do chatbot se torna muito mais propenso a fechar negócios com sua empresa, compreendendo a importância que você dá para o atendimento inicial com ele.


Isso porque independentemente da hora que o consumidor entrar em contato, ele não ficará sem respostas. Ainda que isso não resolva o problema dele, o chatbot permite uma interação inicial que tranquiliza o cliente, permitindo que ele aguarde o contato com o atendimento pessoal.


Muitas pessoas consideram a aplicação efetiva de chatbots como uma maneira de valorizar a atenção que o usuário está oferecendo para a empresa, garantindo uma estrutura mais próxima de comunicação e aumentando suas chances de venda como um todo.


A simplicidade e objetividade dos chatbots também são muito relevantes na atualidade, quando é necessário entender o quão precisos os consumidores tentam ser na hora de fechar uma negociação.


Considerações finais

Independentemente do modelo de chatbot que você escolher utilizar, ele será de grande valia para o atendimento de sua empresa, possibilitando uma interação muito mais funcional com seus consumidores em busca de soluções.


Os processos de atendimento estão cada vez mais se tornando rápidos e práticos, e entender estas questões é fundamental para que você consiga se tornar uma referência dentro de seu segmento de atuação.


Aliado ao atendimento humano, os chatbots são o caminho certo para tornar sua companhia uma liderança no mercado, ampliando suas possibilidades de comunicação e atendimento ao consumidor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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