Tendências para o marketing digital em 2022



As tendências para o marketing digital em 2022 já estão surgindo, e você pode surfar nessa forte onda se estiver preparado para cada uma delas. Afinal, se existe algo em constante mudança é o mercado digital com toda sua complexidade.


A pandemia virou o mundo de cabeça para baixo, aquelas empresas que antes trabalhavam unicamente com o mundo digital foram capazes de aproveitar a realidade em que as lojas físicas tiveram de ser fechadas por conta das medidas restritivas.

Em contrapartida, muitas outras empresas conseguiram se adaptar a essa nova realidade e passaram a atuar digitalmente, conseguindo enxergar uma realidade nunca vista. Esse é o poder da adaptação do empreendedorismo mostrando mais uma vez a sua força.


Por fim, houve também uma situação onde diversas empresas foram criadas no contexto da pandemia, aproveitando essa realidade e produzindo diversos conteúdos digitais. Inclusive, muitos dizem que é nos momentos de maior dificuldade que são abertas as maiores portas.


Então, as pessoas que conseguiram aproveitar da dificuldade para crescer no ramo digital estão fazendo dinheiro de diversos modos, bem como conseguindo colocar seus nomes dentro do empreendedorismo mundial.


A pandemia ainda não está 100% eliminada, mas uma coisa é certa, as notícias e os números mostram projeções otimistas para o ano de 2022, seja no ramo de tecnologia ou de pintura de fachadas.


Ademais, diversos eventos e novas tendências estão retornando, o que promete aquecer o mercado com o retorno de atividades que estavam paradas, mas com um porém. Tudo o que foi construído durante a pandemia e que já citamos acima, veio para ficar.

As pessoas notaram que existe um caminho digital muito mais fácil de ser seguido, tanto para uma empresa de segurança eletrônica quanto para qualquer outro ramo, e que não será descontinuado com o retorno das atividades presenciais.


Existem diversas empresas que já estão informando seus colaboradores que não haverá o retorno das atividades presenciais, uma vez que as atividades a distância se mostraram positivas.


As tendências do marketing para 2022


Fato é que o mundo será dividido em duas épocas. A geração pré-pandemia e a geração pós pandemia. Pensando nisso, estudamos uma série de tendências para o marketing digital em 2022 que você poderá aproveitar caso comece a trabalhar a partir de agora.

Acreditamos que haverá muito espaço para todos que forem capazes de usufruir de cada uma dessas tendências e aplicá-las dentro de suas realidades de diferentes formas e meios. Pois bem, entre as tendência estão:


1 - Pesquisa por voz


As pesquisas por voz passaram a ser muito mais utilizadas durante a pandemia, devido ao crescimento da necessidade das pessoas em buscar por produtos onde, muitas vezes, sabiam a pronúncia, mas não a escrita.


Investir para que a sua empresa seja encontrada com facilidade por meio de uma pesquisa de voz é uma tendência que veio para ficar. Há também os casos onde as crianças escutam o nome de algum brinquedo ou produto, mas não sabem escrever.

Logo elas fazem a busca pela pesquisa de voz e mostram aos pais o que querem comprar, assim como os idosos e outras pessoas com limitações, por exemplo. Ou seja, a pesquisa por voz é uma forte tendência que será expandida para o ano de 2022.


Afinal, é possível fazer desde pesquisas simples como bolsas promocionais, até mais complexas, como assuntos ligados à ciência e tecnologia, que, nesse caso, envolvem termos e nomes mais complicados.


2 - Aplicação das estratégias omnichannel


Omnichannel é uma estratégia focada no mercado de varejo, que busca construir diversos canais de comunicação e oferecer a mesma experiência para o usuário, independentemente do meio em que ele for utilizado.

É bem comum que as pessoas façam pesquisas por um produto no site, telefone, loja física ou aplicativos, seja vendas ou de mensagens. Inclusive, foi feito um grande investimento na pandemia referente a esses tipos de serviços, que serão mantidos em 2022.


O objetivo é tentar atender rapidamente qualquer tipo de demanda pelos mais variados tipos de canais, e tentar levar qualidade para todos eles. Ou seja, é como montar um camarim móvel com diversas peças e meios de entretenimento.


Mas ao invés disso, são equipes multifuncionais capazes de atender o consumidor de diferentes meios, bem como de manter a qualidade de todo o sistema integrado.


3 - Inteligência artificial e Machine learning


Já notou como quando falamos de um produto perto de nossos celulares, imediatamente os mesmos produtos aparecem em nossas redes sociais e anúncios por aí? Isso ocorre porque existe um alto investimento em inteligência artificial e machine learning.

As duas ferramentas atuam para tentar direcionar o consumidor à compra dos produtos que forem necessários no decorrer do dia. Diariamente os aplicativos pedem permissão para saber por onde você anda e o que está fazendo.


Tudo isso tem como objetivo mapear a sua rota de compra e oferecer o maior número de produtos, de modo a conquistá-lo mesmo que de forma indireta. Com o retorno das atividades presenciais, até a locação de maca receberá mais demandas.


Logo, acredita-se que as empresas que investirem nesse tipo de tecnologia conseguirão vender mais em 2022, unicamente por serem mais notadas do que aquelas que não fizerem o investimento.

O interessante é que conforme os anos passam, a tendência é que esses sistemas adquiram mais dados e consequentemente se desenvolvam mais. Até onde chegarão? Não há como saber, mas você deve fazer parte disso.


4 - Vendas por redes sociais e aplicativos de mensagens


Os grupos das redes sociais e aplicativos de mensagens nunca estiveram tão ativos quanto nos dias de hoje. As pessoas precisavam se manter ativas de alguma forma, bem como precisam montar diversas formas de continuar vendendo, mesmo que na informalidade.


As redes sociais são excelentes canais de vendas e continuarão sendo até depois de 2022, isso porque são canais seguros e de fácil acesso a diferentes tipos de pessoas, além disso, elas contam com formas de pagamento seguras.

Assim também ocorre com os aplicativos de mensagens que recentemente colocaram ferramentas de pagamento direto por lá. Outro fator é a adesão do PIX, que também crescerá em 2022, o que facilita toda a esfera de pagamentos online.


Por exemplo, uma empresa de motoboy consegue receber na hora o pagamento feito por PIX por parte de um cliente, o que agiliza as movimentações, bem como todos os serviços prestados.


Existe também a tendência de que cada vez mais as empresas pagam para as redes sociais divulgarem seus produtos. Isto porque o algoritmos dessas redes tende a beneficiar muito mais quem colocar dinheiro para divulgação.

5 - A força do marketing interativo


Conhecer seus consumidores por meio de uma interação direta com eles foi um sucesso durante a pandemia e se manterá firme em 2022, afinal criar um diálogo permanente com o seu público significa estar sempre na mente dele.


As redes sociais ainda são um forte canal para manter esse contato, mas também existem as pesquisas por e-mail, contato telefônico e fornecimento de produtos exclusivos para assinantes e ao público de alto nível de compra.


Estar em contato com o seu consumidor é algo que poderá fazer a sua empresa se destacar perante a concorrência, pois é algo que essa nova geração exige praticamente de todas elas.

É necessário ter atenção com a geração Z


É bem possível que você já tenha ouvido falar das quatro gerações existentes no mundo - que inclusive são bastante estudadas. Pois bem, são elas:


  1. Geração X - Nascidos entre 1960 e 1980;

  2. Geração Y - Nascidos entre 1980 e 1995;

  3. Geração Z - Nascidos entre 1996 e 2010;

  4. Geração Alpha - Nascido a partir de 2010.


Essas quatro gerações são responsáveis por ordenar o objetivo de uma grande parcela das empresas e segmentos, afinal, cada uma delas deve atender a um tipo de necessidade distinta.


A geração Z é o público do momento, pois representa atualmente cerca de 20% de toda a população brasileira e quase 40% de todos os consumidores, principalmente de conteúdo digital.

Se você fizer o processamento de folha de pagamento da sua empresa provavelmente verá uma tendência da participação dessa geração, que já está tomando de todo o mercado de trabalho e universidades pelo país.


Essa é a geração que estará comprando praticamente tudo nos próximos anos, principalmente para se estabilizar como indivíduos dentro da sociedade, logo, existe a necessidade de compreender como essas pessoas agem.


Primeiro de tudo é preciso compreender que essa geração é a primeira que nasceu com a internet em mãos, logo eles cresceram e aprenderam a lidar com os mais variados tipos de tecnologias e, provavelmente, estarão desenvolvendo mais ao longo de suas vidas.


É um público extremamente carente e ansioso, que exige atenção individual das empresas, e pesquisa todo o histórico delas antes de comprar. Também acaba sendo a geração que mais está engajada em pautas sociais e ambientais.

É como se até para fazer a compra de, por exemplo, peças para carretas, essa geração verifica um vídeo na internet e lê um texto em um blog para entender um pouco mais sobre o segmento.


Essa é uma geração que consegue manter a atenção por no máximo 8 segundos, por isso a necessidade de ser eficiente e direto com as ações de marketing para envolvê-la, mas uma vez conquistada, torna-se uma forte defensora da marca.

Considerações finais


Por isso, atenha-se a essa geração e passe a observar as tendências que citamos ao longo do artigo, acreditamos que se baseando nelas, você poderá adquirir grandes resultados no futuro. Esperamos ter ajudado!



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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