Social Ads: o que é e como usar de forma eficiente

Atualizado: 20 de jun.



Social ads integrado nas redes sociais é uma das estratégias de marketing mais rentáveis no mercado digital. É preciso apenas organizar a sua empresa e uma equipe para que seja mantida a qualidade e a constância das publicações atingindo objetivos importantes.


As redes sociais tomaram conta do mundo e praticamente todas as pessoas com acesso à internet mantêm pelo menos uma conta ativa em alguma rede social e interagem com ela de alguma forma.


Também já se tornou comum as pessoas verem com frequência diversos anúncios em suas redes sociais, seja de empresas grandes e consolidadas em seus segmentos, até microempreendedores que estão querendo começar no mercado com um produto inovador.


Seguindo apenas algumas diretrizes bases de acesso, esses canais de comunicação são importantíssimos para a divulgação de informação e formas de opinião da sociedade. Outro ponto forte é a capacidade de direcionar campanhas de marketing a públicos específicos.


Uma pessoa busca comprar exaustores para empresas parceiras, mas não conhece o mercado como um todo. Graças às redes sociais ela segue pessoas que trabalham com esse tipo de produto e influencia pessoas dentro de suas páginas.


O mesmo ocorre com uma loja de roupas, por exemplo. Quando os microempreendedores estão interessados em divulgar sua loja ou site, acabam contratando profissionais que atuam mais diretamente com o seu público-alvo.


As campanhas então são direcionadas a esses digital influencers que oferecem seu espaço digital para divulgação de outras empresas. Um trabalho que antes jamais seria possível devido aos valores altíssimos das redes tradicionais, como televisão e rádio.


No artigo de hoje falaremos especificamente do social ads. Separamos diversas dicas rápidas e eficientes de como realizar esse trabalho. Contudo, saiba desde já que será preciso um engajamento forte nas redes sociais.


Assim como um projeto de estrutura metálica para galpão exige um trabalho prévio de estudo de caso e organização de tarefas, ocorre o mesmo com qualquer trabalho realizado nas redes sociais ou sites da internet.


O que são social ads?


Social ads são basicamente anúncios disponibilizados em alguma rede social para divulgar algum determinado produto. É um método de tráfego pago onde o divulgador consegue definir pelas próprias redes o alcance e as pessoas que deseja atingir.


É um trabalho interessante que consegue aproveitar da força das próprias redes sociais, como o Twitter, Instagram e Facebook, onde milhões de pessoas acessam determinadas páginas e conteúdos todos os dias.


Essas pessoas são das mais variadas idades, classes sociais, escolaridades, culturas e locais. Graças aos celulares e IP dos computadores, os algoritmos dessas redes sociais conseguem mapear cada usuário somente pelo uso.


Cada tipo de publicação demanda a introdução de um tipo, uma categoria, legenda e especificação. Se o usuário consome, por exemplo, conteúdos ligados à construção civil e interage com eles, o algoritmo passa a recomendar vídeos da mesma categoria ou semelhantes.


Então não seria estranho aparecer para uma arquiteta um anúncio de conserto de sacada de vidro, afinal essa pessoa consome muitos conteúdos de categorias próximas a eles.


O sucesso das campanhas dependerá exclusivamente de alguns fatores importantes que precisam ser destacados, sendo eles:


  • Valor do orçamento: define o tempo e alcance da campanha;

  • Engajamento da página criado pela empresa;

  • Qualificação dos leads da empresa;

  • Tipo de anúncio coerente com o público.


Todo tipo de tráfego pago é positivo pela certeza de que o seu anúncio chegará até o público de sua preferência. O tempo e o alcance dessas campanhas definem o valor do orçamento.


O número de pessoas que irão interagir com o conteúdo é uma incógnita que deve ser resolvida pela sua equipe de marketing, por isso muitas empresas contratam profissionais para lidar com esse tipo de dificuldade.


Porém existe algo que literalmente qualquer pessoa consegue fazer com paciência e dedicação: produzir conteúdos constantes. Uma campanha de marketing digital envolve tráfego pago e orgânico.


Logo, se uma página de cães e gatos é engajada nas redes sociais e cria sua própria fábrica de caixa de transporte para cães, ela já terá um público consolidado para divulgar seus produtos, os anúncios pagos apenas expandirão o alcance da empresa.


Social ads aliados a campanhas de marketing digital consolidadas e estruturadas trazem resultados magníficos por um valor que cabe no seu bolso. Agora vejamos alguns canais de comunicação onde os social ads são praticados com frequência por milhares de empresas.


Facebook e Instagram


O Facebook e o Instagram são as redes sociais mais acessadas do mundo. O grupo dono dessas plataformas, recentemente renomeado de Meta, busca interligar a realidade virtual. Os avanços já são consideráveis e não estranhe se daqui alguns anos estarmos em bares virtuais.


Ambas as ferramentas trabalham da mesma ideia, que é a definição do tipo de anúncio, seja vídeo ou publicação. Depois é necessário definir o público que será atingido por essas campanhas.


Para qualquer pessoa conseguir fazer a contratação do anúncio, a empresa elaborou um método simples e interativo de como pedir um copo de chopp personalizado: basta saber a idade do público-alvo, tempo do anúncio, localidade e quantas pessoas serão atingidas.


Depois de ter feito o anúncio e separado os métodos de pagamento, o Facebook ou Instagram farão uma análise para verificar se o produto em questão não viola os termos da plataforma.

É preciso ter qualidade de vídeo, assim como das fotos para que o anúncio seja aprovado. Além disso, não podem atacar de forma alguma qualquer raça ou classe social. Propagandas políticas também costumam ser recusadas.


Imagine só daqui há 10 anos estamos vendo essas propagandas no metaverso? Empresas pagando para divulgar seus produtos em universos digitais assim como ocorre com alguns jogos eletrônicos, esse é o futuro! E o Facebook Ads é o caminho para chegar até ele.


Twitter Ads


O Twitter é um caso especial e sofrerá mudanças com o passar do tempo. Recentemente o bilionário Elon Musk, tido como o homem mais rico do mundo, comprou a plataforma. Não é como se ele fosse colocar uma câmera de segurança para empresa.

A tendência é que o Twitter continue sendo uma rede social onde as pessoas se mantenham muito engajadas com pautas políticas e opinativas. O usuário do Twitter é um consumidor feroz da plataforma, por isso as campanhas pagas são extremamente positivas.


O Twitter Ads é a plataforma exclusiva da rede social que permite ver os resultados da sua campanha, assim como também ocorre no Facebook e Instagram. As campanhas são feitas diretamente para o público e aparecem como patrocinadas.


Empresas que conseguiram um bom destaque nessa plataforma conseguem sempre ser vistas por usuários e a mídia tradicional. O ponto forte da rede é o bom humor. Praticamente todos os memes que saem para outras redes nascem no Twitter.


Isso faz as campanhas serem mais leves, assim como a manutenção do tráfego orgânico. Basta ver as recentes publicações cômicas de diversas empresas que entenderam que nem sempre a formalidade é o caminho para conquistar um público fiel ao negócio.


Por que fazer social ads?


Social ads é o anúncio dos dias atuais. É indispensável que exista a presença da propaganda em qualquer empresa, já que quem não é visto, não é lembrado. As pessoas falam entre si, divulgam produtos, falam de empresas e experiências.


Seu negócio precisa estar engajado nas redes sociais. Pode parecer muito distante para alguns, mas é necessário, e começar agora fará toda a diferença. O tráfego pago tem tempo de duração, mas apresenta resultados magníficos em curto prazo.


Se você aliar sua estratégia como fez um canal do TikTok que presta serviço de manutenção de piscinas e hoje bate centenas de milhares de visualizações graças a divulgação nas redes sociais, conseguirá resultado semelhante.


Os métodos são seus, mas é preciso saber identificar quais as melhores estratégias e produtos para serem divulgados. Antigamente usava-se muito os jornais impressos e revistas. Empresas maiores podiam pagar a televisão ou rádio.


A democratização da informação trouxe a possibilidade de você sozinho vender muito bem e ter destaque trabalhando sozinho. O social ads te ajuda nesse processo. O mais legal é que a própria empresa deixa para você modos de ver se o valor investido valeu a pena.


Também é frequente promoções e até divulgações gratuitas que essas empresas dão para novos empreendedores com o objetivo de incentivar o uso do social ads. Afinal, assim como você em seu negócio oferece promoções, as redes sociais ganham muito com os anúncios.


Esses incentivos são normalmente oferecidos depois que você faz o seu primeiro anúncio.


Logo, se você tem uma bolsa térmica fitness e deseja que ela seja vista olhando a concorrência, busque estudar o público que consome o produto. Isso vale para qualquer segmento. O fato é que não dá para viver sem social ads nos dias de hoje.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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