#PraTodosVerem - Desenho abstrato e artístico com cores verde claro e amarelo, composto por uma lâmpada simbolizando uma "ideia cerebral" e um livro deitado. Escrito em branco a frase: Educacional Aquecido? Novas estratégias para marcas de educação.
No primeiro trimestre de 2023, as buscas por “graduação” retornaram ao patamar pré-pandemia. Além disso, o interesse por "pós-graduação" cresceu 13% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Esses dados nos mostram que há uma retomada do setor e que a sua marca precisa estar preparada para esse movimento.
Neste vídeo, Natalia Frigo, Head da Indústria de Educação do Google Brasil, indica três pontos que precisam ser considerados na criação de uma estratégia de marketing para marcas do setor.
Fontes:
1 Dados internos do Google, buscas por "graduação", 1T19 a 1T23. 2 Dados internos do Google, buscas por Graduação, Cursos Livres e Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado, 1T23 vs. 1T22.
Transcrição do vídeo:
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Natalia Frigo: Pela primeira vez este ano no primeiro trimestre, as buscas por graduação voltaram ao patamar pré pandemia.
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Uma pesquisa que a gente fez para os próximos 12 meses, ela revelou que existe interesse de 3,9 milhões de pessoas interessadas em ingressar em graduação, 6,5 milhões de pessoas interessadas em fazer algum tipo de curso livre e mais 1 milhão de pessoas interessadas em pós-graduação e de uma tendência de crescimento mais recente a gente tem um destaque para a pós-graduação crescendo 13%.
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Eu acredito que isso significa uma ótima oportunidade para as marcas, porque a gente está diante de novas trilhas de crescimento, que podem ser ainda mais exploradas e desenvolvidas no mercado, além de graduação.
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É que não basta a gente olhar só o que os estudantes estão querendo, a gente precisa entender o que está acontecendo com o mercado, a gente já tem dados mostrando que o mercado está muito mais aberto e competitivo.
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Hoje, um estudante está considerando até quatro marcas de ensino no momento de decisão. E ao mesmo tempo que esses estudantes estão buscando por graduação, eles estão de forma simultânea, pesquisando também, por exemplo, por cursos livres a gente já tem 36% desses estudantes pesquisando ambos ao mesmo tempo.
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Eu acredito que hoje as marcas podem explorar ainda mais esse lifelong learning dos estudantes. Eles vão estar sempre buscando novos skills, eles vão estar atrás de novas habilidades e nunca foi tão importante a gente acompanhar toda essa jornada de aprendizado do aluno.
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É importante a gente olhar também por onde é que essa jornada está acontecendo. A gente já sabe hoje que oito de cada dez minutos no digital são gastos no celular. Então a gente vê que a gente sai de uma estratégia muitas vezes mobile first, que a gente costuma dizer, para uma estratégia mobile-only, na maioria das vezes.
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Além disso, a gente conseguir ter uma estratégia efetiva no celular, ela vai possibilitar às marcas terem ainda mais oportunidades para serem mais inclusivas e levar o acesso à educação para mais pessoas.
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E uma pesquisa recente que a gente fez, a gente já descobriu que 38% dos estudantes já estão declarando que gostariam de poder se inscrever e se matricular diretamente num aplicativo pelo celular.
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Existem três pontos que precisam ser considerados quando uma marca está construindo a sua estratégia. A primeira delas é que hoje a gente está vendo oportunidades em outras verticais, além de graduação, impulsionadas pelo lifelong learning. A segunda delas é que hoje o mercado está muito mais competitivo. Então, é importante que essas marcas estejam em toda a jornada com essa estudante. A terceira delas é que o estudante está querendo fazer tudo pelos aplicativos, então a presença da sua marca ali é fundamental.
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