Fotografia em cinza e branco com duas embalagens sem rótulo de shampoo e creme de barbear sobre duas caixas brancas. Do lado esquerdo, escrito em branco a frase: Marketing de produto - aprenda a fazer sua estratégia.
Marketing de produto é uma forma de mercadologia que visa conectar produtos e pessoas. O marketing de produto é uma estratégia que busca atrair e converter o consumidor ideal para um determinado tipo de item.
Essa estratégia pode até mesmo ser utilizada em uma empresa seladora automática que possui o objetivo de tornar os processos de embalagem e vedação mais eficientes.
É importante entender as etapas e o ciclo de vida e como aplicar esse conceito para otimizar a venda e o sucesso da estratégia.
O objetivo principal é encontrar os consumidores certos para um determinado produto e criar um método de vendas que atraia os consumidores.
Funções do marketing de produto.
Desenvolver essa estratégia em sua empresa pode trazer diversos benefícios, portanto é fundamental que você conheça as funções do marketing de produto. Confira:
Desenvolver o posicionamento do produto;
Desenvolver a mensagem da empresa sobre o produto;
Desenvolver o diferencial competitivo do produto, frente aos concorrentes;
Desenvolver o alinhamento entre as equipes de Vendas e Marketing.
O marketing do produto é essencial quando um novo produto é introduzido no mercado. Um exemplo de produto que podemos citar seria o lançamento da incubadora BOD. Trata-se de um dispositivo que pode realizar estudos de demanda bioquímica de oxigênio em um ambiente controlado.
Outra situação em que o papel do marketing é crucial é quando um produto existente vai ser introduzido em um novo mercado e os consumidores ainda não estão cientes disso.
Um exemplo disso seria a locação de munck - um chassi montado em carroceria de caminhão equipado com sistema hidráulico para carga, descarga e transporte de cargas pesadas.
Este tipo de caminhão poderia atuar em diversas áreas, desde florestal até descarga de contêineres.
Outro uso interessante do marketing de produto é testar a recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento, antes de lançar o produto para o público em geral.
Qual é a diferença entre Marketing de Produto e Gestão de Produtos?
Quando se fala desses conceitos, muitas vezes eles são confundidos. No entanto, eles são muito diferentes e precisam ser esclarecidos para serem implementados com satisfação.
A principal diferença é que a gestão se ocupa do desenvolvimento dos produtos de acordo com os interesses do público e as necessidades do mercado. Ele vem com um processo de design para cuidar da alocação de recursos e otimizar os resultados. Por isso, foca mais na gestão interna.
E o marketing se encarrega de lançar e oferecer esse produto quando tudo estiver pronto. Ou seja, gerenciando a entrada do mercado, distribuindo a informação entre as pessoas. É uma ação voltada para fora, para aqueles que consomem o que é produzido.
Ou seja, em qualquer empresa saudável, o ideal é ter essas duas funções unidas. Enquanto a gestão transforma a ideia em algo concreto, o marketing se encarrega de ajudar a vender a ideia e torná-la rentável.
O marketing do produto também ajuda na precificação, nos estágios de distribuição e até no design.
Os preços podem ser ajustados e reajustados com base na demanda e no que dizem as pesquisas de mercado. A distribuição é otimizada por meio do estudo de como a empresa deve disponibilizar o produto e por meio de indicadores.
Além disso, podem ser desenvolvidos elementos publicitários que combinam com o design do produto, beneficiando toda a parte gráfica do anúncio. Ou seja, desenvolve unidade, coerência.
Introdução ao mercado
A promoção consiste em um período de lançamento e se estende até o momento em que o produto finalmente encontra clientes e começa a gerar maior lucratividade.
Comercializar seu produto nesta fase é crucial para criar visibilidade e colocar seu produto na mente das pessoas.
Quais são os estágios do Marketing de Produto?
Todo produto tem um ciclo de vida. O trabalho de marketing do produto passa por diferentes etapas:
Desenvolvimento de perfis de consumidores;
Posição e mensagem;
Treinamento corporativo sobre posicionamento e mensagens;
Construção de um plano de lançamento;
Criação de conteúdo;
Preparação da equipe;
Lançamento.
Confira abaixo cada um desses tópicos.
Desenvolvimento do perfil dos consumidores
O marketing do produto irá entender o perfil do comprador. O objetivo é definir o público-alvo e definir um panorama dos potenciais clientes da empresa.
Posicionamento e mensagem
Nesta fase, estamos tentando responder a três perguntas básicas: o que o produto faz, quem o usará e por que esse produto é diferente de seus concorrentes?
O resultado desse processo é um documento que posiciona o produto no mercado ou mesmo uma série de mensagens relevantes sobre o produto.
Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem
Além da etapa anterior, é hora de garantir que toda a empresa conheça o essencial sobre o produto.
Esse trabalho é muito importante, pois ajuda a manter a consistência das informações entregues aos clientes (e aos parceiros, mídia e demais stakeholders). Também é necessário que todos "comprem" ideias para novos produtos.
Criação de um plano de lançamento
A elaboração do plano envolve diversos profissionais de diversas áreas do negócio, mas a área de Marketing sempre conduz o trabalho. Nesta fase, existe uma grande preocupação com os prazos e a divisão de tarefas.
Criação de conteúdo para o lançamento
Mesmo na introdução deste post dizemos que a maioria dos aspectos da mercadologia estão interligados. E é nessa fase que o marketing de produto dialoga com a mercadologia de conteúdo!
Estamos falando de produzir press releases, manuais, demos, páginas da web e até mesmo entrevistas com desenvolvedores de produtos ou gerentes de empresas.
Tudo isso é muito importante para um lançamento eficaz. O conteúdo aumenta o impacto e a visibilidade do seu produto. Além disso, será possível obter melhores resultados em vendas, desde que se desenvolva uma estratégia adequada.
Por exemplo, em um lançamento de um produto inovador como o filtro de carvão ativado industrial - um tipo de equipamento de excelente qualidade que pode retirar as mais diversas impurezas da água, sem interferir em sua composição.
Esse produto poderia ser lançado por meio de congressos e em páginas da web.
Preparação da equipe
Todos os setores devem estar atentos ao lançamento e estar preparados para atender às próximas demandas relacionadas ao lançamento. Por exemplo, a equipe de vendas deve ser bem treinada para responder a todas as perguntas do cliente.
A exemplo de um cliente que queira fazer uma aquisição de “locação de computadores”. Poderia haver uma plataforma online em que fosse possível responder todas as dúvidas do locador.
Lançamento
Mesmo após o lançamento, o marketing do produto ainda está em demanda. É preciso estar preparado para fazer ajustes de acordo com os retornos obtidos pelo mercado e pelos consumidores. Isso é muito importante para garantir o sucesso a longo prazo.
Como fazer uma estratégia de Marketing de Produto?
Aqui estão algumas dicas sobre como formular sua estratégia de marketing de produto.
Público-alvo
Como mencionado anteriormente, é importante estabelecer seu público-alvo, especialmente a personalidade.
É necessário saber quem é o cliente ideal, quais são suas necessidades e reclamações e como posicionar positivamente o produto. Entender as características das pessoas para acessar uma abordagem sensível e individualizada.
Uma creche para idosos, por exemplo, terá como público-alvo, idosos que necessitam de um lugar temporário. Seria necessário, portanto, estudar quais as necessidades deles.
Estudar o mercado
Outra dica importante é estudar o mercado por meio de dados competitivos. Com a ajuda da comparação, as equipes poderão entender como o produto se encaixa em outros.
Assim, será possível estabelecer comparações para saber quais características destacar para convencer seu cliente.
Destaque as diferenças do produto
Consequentemente, crie comunicações que destacam a diferenciação do seu produto. Elogie essas características e tente reforçá-las como um motivo a ser considerado pelo usuário.
Defina muito bem essas diferenças para que o consumidor tenha claro o que ganha investindo na sua solução.
Escolher um canal de distribuição
Escolha com cuidado, com base na sua persona e no seu mercado, qual é o canal ideal para falar do seu produto.
É importante ter em conta as especificidades do seu produto e do seu nicho de negócio para o divulgar e estar alinhado com as regras implícitas de cada canal. Por exemplo, podemos citar redes sociais, e-mails, hotspots e eventos.
Ao divulgar, por exemplo, a ritidoplastia preço, procedimento cirúrgico que visa reduzir a flacidez e as rugas da face e pescoço, poderiam ser escolhidas as redes sociais ou eventos, em que fossem mostradas modelos que tivessem realizado esse procedimento.
Assistir resultados
Nas estratégias de marketing, o acompanhamento é sempre essencial. Consequentemente, certifique-se de monitorar todos os seus resultados, estudar suas métricas e criar planos de melhoria com base no que eles dizem.
Assim, é possível otimizar a comunicação e garantir que o produto prossiga relevante e consistente em suas vendas.
A maioria dos aspectos do marketing se concentra na obtenção de leads, aquisição de novos clientes. Outra preocupação básica é promover o negócio, a marca. Enquanto isso, o Marketing de Produto está mais ocupado em gerar demanda por um produto.
Talvez os clientes já existam, eles já podem ter comprado outros produtos da empresa. Porém, é preciso fazer com que esses clientes tenham consciência da existência do produto e desenvolvam um interesse, desejo ou necessidade por ele.
O desafio é grande, especialmente quando o produto é muito inovador. Em casos revolucionários, como o lançamento de um curso de consultoria ambiental São Paulo, é preciso levar o mercado a perceber que precisa de um produto que nunca existiu.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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