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Marketing de indicação: Como aplicar essa estratégia de forma eficaz

Atualizado: 12 de dez. de 2022


#PraTodosVerem - Fotografia de uma mulher jovem, com cabelos castanhos longos e ondulados, vestindo camiseta branca sem mangas, Ela sorri e aponta com uma das mãos a frase: BLOG - Marketing de indicação, como aplicar essa estratégia de forma eficaz.


O marketing de indicação é uma ferramenta poderosa para a divulgação da sua marca. Com a utilização de uma estratégia que visa a indicação da marca através da divulgação do consumidor para outras pessoas se realiza um marketing mais orgânico e eficiente.


Nesse cenário é onde o seu potencial cliente sente uma maior confiança para adquirir o seu produto. Entretanto, como aplicar o marketing de indicação e compelir o seu consumidor a indicar o seu produto ou serviço aos seus amigos e familiares?


O que é marketing de indicação?


O marketing de indicação é uma estratégia que visa a criação de ações a fim de que os clientes satisfeitos em relação à marca se tornem os próprios divulgadores dela.

Por exemplo, se uma pessoa vai até a sua residência para instalar interfone com fechadura elétrica para você, ela é muito prestativa, eficiente e educada.


Nesse caso você ficará tão satisfeito com o seu desempenho que será compelido a avaliar o seu trabalho espontaneamente, elogiando tanto o funcionário que realizou o seu atendimento, como a empresa que o retém.


Além disso, caso algum familiar ou amigo precise deste serviço, você o recomendaria a pessoa, com isso você estará realizando um marketing para a empresa que o atendeu sem nem ao menos perceber.

Ao indicar um filme que você gostou muito, mostrar o revestimento porcelanato para banheiro em seu novo apartamento quando seus amigos o visitaram e elogiar a pessoa que realizou a instalação para você, você está realizando o marketing de indicação.


O marketing de indicação é um marketing boca a boca, onde o seu ecossistema funciona através da indicação de consumidores para potenciais clientes da marca.


Ela acontece de forma orgânica e espontânea, e por isso é extremamente eficaz.

Entretanto, como realizar um marketing que não depende exclusivamente da empresa, mas também do cliente como forma de divulgação? E por que aplicar na sua empresa?


Os benefícios do marketing de indicação


O marketing de indicação possui muitos benefícios a serem aproveitados, principalmente nos dias atuais, onde se tem o auxílio da internet. Com as redes sociais, o compartilhamento de informações se tornou muito mais fácil.


Por exemplo, uma empresa de desentupimento pode receber ótimos feedbacks nas redes sociais, onde as pessoas que utilizaram o seu serviço postam stories, comentários, posts e realizam o compartilhamento de ações da empresa.


As redes sociais funcionam com um rápido e fácil acessos, dessa forma todos os reviews que a sua empresa tiver estarão abertos ao público, chamando assim a atenção de novos clientes.

Além disso, o marketing de indicação proporciona muitos outros benefícios à empresa, onde se pode citar:

  • Aumento do número de clientes;

  • Crescimento no número de vendas;

  • Redução do custo de aquisição de clientes;

  • Acréscimo da margem do negócio;

  • Fidelização dos clientes atuais e indicados.

Além disso, os clientes que se sucedem de uma indicação possuem um alto potencial de qualificação, uma vez que um produto ou serviço só é indicado a alguém caso o consumidor que o indicou acredite que se encaixe no perfil da pessoa.


Essa estratégia também possui um menor tempo de negociação com os potenciais clientes indicados, já que a marca e produto já foram previamente apresentados a eles.

Por exemplo, se uma pessoa já teve acesso à uma porta de vidro de abrir que você comercializa através da residência de um conhecido, ela então já teve contato com o produto e já foi introduzida à sua marca antes mesmo de chegar até você.


Essas são apenas algumas das vantagens de se investir no marketing de indicação. Entretanto, como investir nessa estratégia e a aplicar em sua empresa de forma eficaz?


Aplicação do marketing de indicação no seu negócio


O marketing de indicação depende principalmente do seu consumidor e do grau de satisfação dele em relação ao seu produto, serviço, atendimento e resolução de problemas.


Por esse motivo, não existe uma forma direta de investimento nessa estratégia, uma vez que depende da vontade do seu cliente em indicar o seu produto, entretanto é possível realizar estratégias que o compelem a realizar a indicação a outras pessoas.

É necessário investir em um treinamento qualificado para a sua equipe, investir na melhoria do seu produto e estabelecimento e realizar campanhas que incentivem o compartilhamento da sua marca.


Dessa forma você estará melhorando a experiência do consumidor e o incentivando o compartilhamento dela.


Por exemplo, se sua empresa de programa de gerenciamento de riscos no trabalho rural fornecer um treinamento adequado para a realização da tarefa e a interação com os clientes, o seu negócio irá possuir um diferencial no mercado e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.


Entretanto, existem muitas formas de se aplicar o marketing de indicação, sendo essas apenas algumas delas. As principais formas são:


  • Defina o seu objetivo;

  • Mapeie seus promotores;

  • Monte a mecânica;

  • Recompensa;

  • Canais e momentos-chave.


Essas são apenas algumas das etapas para a aplicação do marketing de indicação no seu negócio de forma eficaz.


Defina o seu objetivo


Antes de montar qualquer estratégia de marketing, é necessário identificar qual é o objetivo da sua campanha. Qual melhoria para o seu negócio você pretende tirar com isso?

Por exemplo, se você possui uma fábrica de esquadrias de alumínio, o seu objetivo com a estratégia pode ser o aumento nas vendas de um determinado produto da sua fábrica, ou então adquirir um tipo específico de clientes, entre outros objetivos.


É necessário identificar qual é a sua intenção para construir uma estratégia de marketing eficiente e focada.


Mapeie seus promotores


São muitos perfis diferentes de clientes dentro de uma empresa, onde o nível de satisfação de um consumidor pode não ser igual a todos os outros.


Os seus consumidores podem possuir um sentimento de insatisfação com o seu produto ou serviço, serem neutros em relação a ele ou muito satisfeitos com o resultado.


É necessário identificar os consumidores que tiverem uma reação de alta satisfação com a sua marca para que assim se obtenha maior probabilidade de recomendação da sua empresa.

Você pode utilizar ferramentas de análise na sua empresa de demolição, por exemplo, para identificar quais clientes que o seu negócio possui são promotores da sua marca.


Para identificar os clientes engajados e satisfeitos com a sua marca, basta combinar as informações presentes no CRM com os dados obtidos em pesquisas de satisfação, como Net Promoter Score (NPS).


O NPS é excelente na utilização em sua busca por promotores da marca, uma vez que a classificação de clientes é realizada através da separação entre insatisfeitos, neutros e promotores.


Monte a mecânica


É necessário listar todas as condições referentes à campanha de indicação para evitar que surjam problemas durante o processo. Você precisa responder perguntas como “quais serão as regras?” e “a pessoa que indicar vai ganhar algo? Se sim, quando?”.


A mecânica também possui a função de definir as áreas internas da empresa que ficarão responsáveis pela realização do planejamento, além de ações que garantirão o sucesso da estratégia.

Recompensa


As recompensas por indicações precisam possuir duas características essenciais: serem objetos de desejo e não fugirem do interesse do público-alvo.


Caso a sua empresa forneça uma recompensa que não seja muito atraente, as pessoas não se sentirão compelidas a indicar a sua marca.

Já se o objeto a ser recompensado for de demasiado desejo, como um carro, celular, notebook, entre outros, o seu cliente irá realizar várias indicações para pessoas que estarão interessadas apenas na recompensa, e não na marca em si.


Dessa forma se faz extremamente necessária a escolha de uma recompensa que fique dentro do escopo do seu público-alvo e que seja desejável a eles. Para realizar essa escolha, foque em objetos que proporcionem valor ou facilidade ao cliente.


Canais e momento-chave


A indicação de uma marca deve ser fácil e rápida, dessa forma o cliente se sente mais motivado a realizar a indicação. Por esse motivo, a identificação do canal de comunicação e o momento-chave para a realização dessa tarefa é essencial.


Existem momentos em que um consumidor está mais satisfeito com uma empresa e há momentos em que se sente neutro em relação a ela. É preciso aproveitar os momentos de satisfação do seu consumidor para adquirir maiores quantidades de indicações.

Uma dica é sempre realizar as estratégias de indicação ao resolver algum problema para o consumidor ou proporcionar algum resultado positivo, dessa forma ele se sentirá ainda mais motivado em realizar a indicação da sua marca.


Principais métricas


Para otimizar a estratégia de indicação é necessário realizar um acompanhamento das suas métricas com regularidade.


A taxa de penetração é a indicação de quantas pessoas realizaram a indicação da sua marca comparada ao seu NPS, dessa forma se obtêm a taxa de penetração da sua empresa.


As indicações per capita também podem ajudar, onde é calculado o número de indicações realizadas em um determinado período de tempo.

Além disso, as indicações recebidas é o cálculo de quantos leads, ou seja, potenciais clientes você recebeu na sua campanha de indicações.


Por último, a taxa de conversão é o cálculo de quantas vendas foram realizadas comparada a quantidade de indicações recebidas. Afinal, nem todas as indicações são convertidas em vendas.


Essas são as características, aplicações e acompanhamentos para a realização de um marketing de indicação eficaz.

Lembre-se que muitas vezes, antes de pesquisar no Google “aluguel de andaimes preço”, por exemplo, as pessoas procuram conhecidos e familiares que já adquiriram o serviço. Por esse motivo, invista em estratégias de indicação para aumentar as vendas da sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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