Marketing de experiência: saiba o que é e como funciona

Atualizado: 5 de ago.



O marketing de experiência é um conceito que tem crescido cada vez mais nos últimos anos, e isso se deve a importância que os consumidores dão a marcas que se preocupam em entregar muito mais do que um produto ou serviço, mas uma experiência.


Podemos entender a experiência como algo que acontece é que ensina algo a uma pessoa, mas além disso, também oferece uma sensação única que nenhum dinheiro no mundo será capaz de pagar.


Por exemplo, um fornecedor de estrutura metálica que realiza uma espécie de tour pela fábrica com os seus clientes para explicar como os materiais são produzidos, também oferece uma experiência que marcará todo o processo de compra desse consumidor.


A experiência foca no processo em que o cliente passa até realizar a compra de um serviço ou produto, e isso faz toda a diferença, pois esse consumidor pode se fidelizar a sua marca a ponto de consumir dela novamente ou recomendá-la para outra pessoa.


Hoje em dia, principalmente após a chegada do marketing digital, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em encontrar uma marca que ofereça uma ótima experiência desde o atendimento até a ação de compra.

Por isso, o marketing de experiência ou marketing experiencial, como também é conhecido, tornou-se essencial para ajudar as marcas a oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes.


Independente se o seu negócio foi uma rede de empresas fabricantes de painéis elétricos ou até mesmo uma loja virtual de moda, o marketing de experiência é essencial para o seu negócio, e hoje vamos falar justamente sobre ele.


Marketing de experiência: Conceito e importância


O marketing de experiência é um conceito que defende a criação de uma experiência que engaje o cliente com a marca com o objetivo não apenas de aumentar as vendas, mas também de criar um relacionamento entre empresa e consumidor.


Por exemplo, uma empresa que vende roupas online e realiza um tour virtual mostrando a confecção das peças, exerce o marketing de experiência para entregar algo único e personalizado para o seu público.


Essa experiência pode trazer diferentes sensações para o cliente e fazer com que ele enxergue a marca com outros olhos, aumentando a satisfação e boa imagem da empresa dentro do mercado.


Para um cliente procurar por uma empresa de envidraçamento de varandas em São Paulo, provavelmente ele estará com algum problema ou desejo que apenas esse serviço poderá solucionar, portanto, o mínimo que ele espera é um serviço de qualidade.


Entretanto, ao se deparar com uma empresa que se preocupa com a sua experiência do início ao fim de todo o contato com a marca, aumenta as chances dele consumir exatamente dessa marca.


O marketing experiencial traz benefícios para ambos os lados, pois enquanto o consumidor conta com uma marca disposta a ajudá-lo da melhor forma possível, a empresa garante uma boa satisfação e a avaliação por parte deste consumidor.


E é justamente por isso que o marketing de experiência se tornou tão importante, pois ele traz para uma marca algo que nenhum dinheiro é capaz de comprar, a boa avaliação e satisfação do cliente perante a empresa.


Uma loja que vende lona para bote inflável, por exemplo, pode ver a reputação e imagem da sua marca crescer e mudar completamente após aplicar esse conceito em seus processos.


Como funciona o marketing de experiência?


Muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto ao marketing de experiência, pois não sabem exatamente como ele funciona, pois falar apenas sobre a experiência em si, parece algo muito abrangente para os empreendedores.


Pois bem, explicando de uma maneira mais específica, o marketing de experiência funciona a partir da criação de algo que possa ser considerado uma boa experiência para o seu cliente durante o processo de venda e atendimento com a sua marca.


Por exemplo, vamos imaginar que um casal esteja à procura de uma escola infantil em tempo integral para matricular o seu filho. Então eles conhecem uma que entrega um contrato com diversas páginas explicando sobre o funcionamento da instituição.


Entretanto, eles conhecem uma outra escola que faz um tour com o casal e mostram todos os cantos da organização e todas as atividades que a criança faria durante o dia naquele lugar. A experiência seria bem melhor nessa segunda escola, correto?


Isso é o marketing de experiência, que pode ser realizado por qualquer tipo de negócio, desde uma escola como mencionado acima, como por um fabricante de móveis de madeira.


O marketing experiencial entrega uma sensação que irá marcar a vida daquele possível cliente e ele se sentir tão acolhido e especial pela marca, que nem pensara em procurar por outra para adquirir o que precisa.


Por isso, o marketing experiencial exige muita criatividade por parte do profissional, pois você pode criar experiências diferentes e inovadoras dentro do mercado e não só atrair mais clientes, mas provar para eles a qualidade do que você oferece.


Vantagens do marketing de experiência


E é claro que uma estratégia que possui um embasamento como esse e faz toda a diferença tanto na vida dos consumidores quanto dos clientes não poderia oferecer poucas vantagens, não é mesmo?


Por isso, selecionamos algumas das diversas vantagens do marketing de experiência para a sua fábrica de corte a laser ou seja lá qual for o seu negócio, as vantagens são garantidas para quem aplica esse conceito. Confira:


Maior satisfação do cliente


Quando uma empresa entende que a satisfação dos seus clientes está diretamente ligada ao sucesso da marca, tudo muda, pois essa métrica começa a ser tratada com mais afinco e dedicação por toda a equipe.

Por isso, o marketing de experiência aumenta a satisfação do seu cliente, o que, consequentemente, também aumenta as chances dele fidelizar a marca e ainda recomenda-la para outras pessoas.


Melhor imagem da marca


Para uma marca que vende bolsa térmica fitness, por exemplo, entregar um produto de qualidade já é ótimo para garantir a boa imagem da marca, mas quando você foca na construção de uma experiência, a imagem só tende a melhorar.


E o marketing de experiência entrega justamente isso, pois com o aumento da satisfação dos clientes, eles poderão elogiar a sua marca nos canais de comunicação e fazer com que a reputação dela seja ainda melhor dentro do mercado.


Como aplicar o marketing de experiência

Agora que você já entende um pouco mais sobre o conceito e as vantagens do marketing experiencial, chegou o momento de partir para a prática e aplicar a teoria para obter não só as vantagens que citamos acima, mas muitas outras. Confira:

  • Inicie dentro da empresa

Para que a estratégia seja um sucesso, é preciso que a sua equipe acredite no potencial dela, por isso, o primeiro passo é provar para o seu time, para a parte jurídica e financeira da sua empresa que o marketing de experiência vale a pena.


Se a sua empresa for especialista em comunicação visual em acrílico, procure depoimentos de clientes e ex-clientes que defendem a importância de uma experiência melhor, isso servirá como embasamento para a defesa da sua ideia em uma reunião interna.

  • Seja inovador

Como mencionamos anteriormente, dentro do marketing de experiência é preciso ser criativo para pensar em experiências que agradem o seu público-alvo e respeitem o segmento do seu produto ou serviço.


Dentro disso, seja inovador e pense em experiências que ainda não existem ou até mesmo em formas de melhorar algumas que já estão no mercado, tudo para que você entregue ao seu cliente algo completamente novo para ele.

  • Não se limite ao seu ponto de vendas

Muitas empresas possuem um ponto de eventos físico ou então vendem apenas através da internet, nenhum dos dois cenários estão errados, entretanto, não é recomendado que você se limite apenas a eles na hora de aplicar o marketing de experiência.


Se você trabalha só com o ponto físico, pode criar uma experiência online para os seus clientes, e se você trabalha com o ambiente online, pode criar uma experiência física. Isso trará novos ares aos consumidores e a experiência será diferente e inovadora para eles.

  • Explore ferramentas de relacionamento

Por fim, mas não menos importante, use a tecnologia ao seu favor e explore ferramentas de relacionamento que te ajudarão a manter a comunicação com seus clientes e entregar uma ótima experiência na hora do atendimento.


Você pode investir em um CRM, no e-mail marketing, nas redes sociais, em chatbots e até mesmo no atendimento via telefone, tudo de uma maneira personalizada para que o seu cliente se sinta acolhido pela marca.


Marketing experiencial e os 5A’s: Entenda a relação

O marketing 4.0 trouxe o conceito dos 5A’S que mudou por completo a maneira como as pessoas se relacionam com seus clientes, essas estampas são:


  • Assimilação;

  • Atração;

  • Arguição;

  • Ação;

  • Apologia.


Cada uma dessas etapas é vivida pelo cliente durante o processo de compra, por isso, o marketing de experiência surgiu para potencializar esses conceitos e fazer com que a experiência do cliente fosse ainda mais valiosa para a empresa e para ele.


E quando falamos de valor, não nos referimos ao preço em dinheiro pago, mas a sensação que a marca provoca no consumidor, pois como já mencionamos, isso não tem preço para ele.


Pensando assim, os 5A’s junto ao marketing experiencial se relacionam para que cada passo dado pelo consumidor desde o momento que ele conhece a marca até a decisão de compra seja feito de maneira consciente e natural.


Assim, é possível aumentar os resultados da empresa em paralelo ao oferecimento de uma experiência única ao consumidor, que mudará completamente a visão dele sobre o seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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