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Link building: como fazer e qual a sua importância



A internet como conhecemos hoje funciona principalmente através de uma grande linha de conexão entre diferentes conteúdos, com essa relação podendo ser vista por meio das redes sociais e das plataformas de busca, com o link building tendo seu papel junto a isso.


Essa estratégia se trata da conexão a ser criada diretamente entre diferentes páginas na internet, fazendo com que os usuários possam navegar de um site para outro, tudo através de algum elemento de conexão ali presente, sendo essa a função dos links ali presentes.


De certa forma é possível dizer que essa relação entre os sites é justamente o que dá vida a internet, com a rede mundial sendo iniciada a partir do momento em que um computador deixa de funcionar sozinho, acessando um espaço compartilhado por diversas pessoas.


É graças a isso que hoje um indivíduo pode pesquisar em seu celular por informações como dosadora de produto químico preço e então encontrar um número diverso de conteúdos que possam abordar esse tema, com destaque para vendedores do produto em questão.


A questão que encontramos atualmente é o alto número de conteúdos que estão disponíveis nas redes, sendo esse um índice que vem crescendo exponencialmente, na medida em que usuários e empresas passam a interagir entre si dentro do meio digital.


Por mais que exista um grande lado positivo em cima, trazendo uma maior variedade de conteúdos e opções ao público, passa a liderar também uma grande competição dentro da internet, com diversas páginas disputando entre si pela atenção de um público específico.


E assim voltamos as pesquisas que podem ser feitas na rede, com a procura por cilindros hidráulicos levando a tantos resultados que o próprio usuário pode sentir dúvidas sobre qual a melhor opção, já que todas essas páginas estão lutando para serem reconhecidas.


Diante desse cenário, ao invés de tentar travar uma batalha contra todas as páginas disponíveis na internet, a melhor solução pode estar na adoção de uma estratégia bem desenvolvida, trabalhando junto de outros sites para conquistar sua atenção desejada.


É baseado nessa relação a ser mantida entre as redes que o conceito de link building passa a se tornar cada vez mais importante, a ponto de não conhecer essa oportunidade pode acabar fazendo com que um site fique longe de alcançar seus resultados desejáveis.


Como funciona o link building?


Esse sistema funciona a partir da criação de uma maior autoridade para uma página na internet, usando da relevância de outros sites para atrair não apenas mais usuários para a sua plataforma, mas também para conquistar uma importância que otimize esse endereço.


Trata-se então de um processo de construção de links, no qual um conteúdo pode acabar aumentando o seu número de acesso está disponibilizado também junto a outros sites, tudo isso através da disposição de um link que direciona o usuário até um site em particular.


Para entender melhor esse conceito basta pensar nas relações pessoais e de como um indivíduo pode conquistar uma maior confiança em um produto ou serviço a partir do momento em que esse item é recomendado por alguém conhecido ao seu redor.


Ou seja, por melhor que seja a propaganda realizada por uma marca de transformador de potência, o que realmente fará um consumidor ter confiança nessa compra é a recomendação a ser feita por alguém da indústria que tenha feito tal compra anteriormente.


Esse mesmo tipo de conceito funciona dentro da internet, através da relevância que uma página pode conquistar ao ser citada em outros conteúdos que já possuam um certo destaque, criando assim o cenário do link building que tanto cresce nas redes.


Outro termo importante para entender essa concepção é o que chamamos de link juice. Nesse sentido é possível imaginar que um link funcione como um copo vazio, onde cada direcionamento recebido pode aumentar a autoridade do site, junto da relevância recebida.


Um ambiente composto por um bom sistema de link building pode trazer benefícios para todos aqueles envolvidos, o que inclui os usuários, com um acesso a melhores conteúdos, ao site citado é aquele que faz a citação, construindo assim conteúdos mais robustos.


Esse são apenas alguns dos benefícios que podem ser alcançados através dessa estratégia, sendo possível citar também muitas outras vantagens, entre elas:


  • Aumento do tráfego;

  • Maiores chances de conversão;

  • Relevância dentro das redes;

  • Crescimento de autoridade de uma página.


Tudo isso pode fazer com que um site de vendas aumente tanto o seu número de acessos como também o percentual de compras realizadas em sua plataforma, seja ele voltado a itens de segurança, como caixa de hidrante, ou até mesmo para peças de roupas.


Tendo em vista o cenário positivo que se associa a um site que faz um bom trabalho de link building é importante saber como realizar esse tipo de projeto junto à sua plataforma, para assim garantir com que ela conquiste a maior relevância possível dentro da internet.


Fazendo um link building eficaz


Para garantir com que o seu site tenha acesso aos benefícios associados ao link building é preciso que a construção dos seus links seja a melhor possível, algo que pode ser feito a partir do momento em que as seguintes ações são colocadas em prática.


Definição de metas


Para alcançar um objetivo, o primeiro dado a ser dado é a definição sobre quais são essas metas, com o mesmo valendo para quem busca aumentar a relevância de uma página por meio desse sistema de link building.


Aumentar a performance de um site costuma ser o ponto principal de quem recorre ao link building, no entanto, esse desempenho pode estar associado às mais diversas finalidades, como melhorar seu número de vendas, destacar-se nas páginas de busca, entre outros.


Para cada objetivo pode existir uma forma diferenciada de construir o seu link building, dando maior importância para o site de um fornecedor de válvula de segurança junto de plataformas que falam diretamente com o público interessado e reformas de qualquer tipo.


Produzir links internos


Antes de trabalhar com um sistema de links externos, primeiro é preciso olhar para a sua própria plataforma. Diante disso é importante observar se os seus conteúdos são referenciados dentro de suas páginas, trazendo uma maior visibilidade para seus itens.


Através dessa estratégia é possível criar uma maior atenção para os seus conteúdos como um todo, facilitando assim a atenção a ser dada por outros sites para a sua plataforma, simplificando posteriormente a criação de uma estratégia de link building.


Realizar campanhas de link building


Da mesma forma em que uma marca de produtos para papelaria precisa realizar uma campanha para lançar no mercado um novo modelo de papel kraft rolo, algo similar deve ser feito por um site para garantir que ele construa uma boa relação de links na internet.


Nesse sentido é importante entrar em contato com sites que tenham algum tipo de proximidade com os seus conteúdos, de forma a apresentar a sua plataforma e seus textos ou qualquer tipo de publicação como algo de interesse para outros sites.


O primeiro passo para conquistar a atenção de um usuário é por meio da relevância a ser dada pelos gestores de diferentes canais digitais, de forma então a construir uma maior autoridade para as suas páginas na internet.


Apoiar-se em uma estratégia de dados


Usar o data driven é uma prática que vem sendo apoiada no meio digital, usando de um estudo de dados para tomar as melhores decisões possíveis em relação ao seu público, o que inclui a criação de uma estratégia de link building.


Nesse sentido é possível estudar quais são as melhores oportunidades em relação aos links externos disponíveis na internet, como pode ser o caso do anúncio de um autotransformador a ser feito em sites que falam sobre peças importantes para a indústria.


Montar uma planilha de conteúdos


Por último é importante montar uma planilha com todos os seus links, assim como a relação deles com outros sites, de forma a verificar a disponibilidade dessas páginas, o número de acesso, além de outros detalhes que facilitem o controle desses conteúdos.


A partir dessas etapas é possível construir uma melhor estratégia de link building, aumentando assim o desempenho de uma página na internet, assim como a sua autoridade diante da variedade de conteúdos que podem ser encontrados dentro de uma plataforma.


Para garantir esse sucesso é indicado trabalhar também com um monitoramento das suas táticas de construção de links, recorrendo a programas como o Google Analytics, que permite verificar quais são os acessos recebidos de página, assim como direcionamentos.


Baseado nisso é possível garantir com que ao pesquisar por sensor indutivo não apenas uma página se destaque, mas também seja possível se certificar de que um usuário possa ser levado para muitos outros sites similares, aumentando a performance de todos na rede.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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