Fique atento às datas comemorativas


As datas comemorativas são momentos em que as pessoas mais adquirem novos produtos, ou seja, uma ótima oportunidade para as empresas de aumentar lucro. Porém é preciso investir em certas técnicas para que a estratégia dê certo.


Primeiramente, é importante ressaltar que um planejamento não serve apenas para a estruturação de um produto e serviço, mas também para anúncios que serão realizados ao longo do ano.

Ele permite uma definição de quando os melhores descontos e promoções serão encaixados para melhorar o desenvolvimento do negócio, mas também facilita a resposta da empresa, que deverá ter um estoque e equipe preparada para a grande demanda.


Portanto, preparar-se para essa época do ano, permite que as vendas aumentem e você ganhe mais relevância e destaque no mercado. Isso porque é um período em que uma grande quantidade de clientes precisa comprar presentes.


É vital se preparar para essas épocas, pois é possível determinar os momentos em que as promoções podem ser encaixadas, de um jeito que faça com que os clientes decidam escolher a empresa em meio a tantas outras com produtos similares.


Isso é, se uma empresa que vende produtos para limpeza de piscina tem conhecimento que o natal é uma ótima época para investir em descontos, por conta do verão e das festas de fim de ano, ela pode preparar o seu estoque de acordo com a alta na demanda.


Com a chegada das datas comemorativas, os consumidores saem em busca de um diferencial que os convença a adquirir o produto que desejam.


Logo, é necessário procurar com objetividade e clareza encaixar as datas comemorativas com o serviço e produtos oferecidos, para não confundir o consumidor, bem como instigá-lo a comprá-los.


Ou seja, decida investir em promoções durante épocas que combinem com a proposta da empresa. Nem todas as datas podem se adaptar para os produtos oferecidos, mas isso não deve ser um problema. Exceto os eventos que atingem todos os nichos do mercado.


Caso, haja investimento em publicidade em períodos que não se alinham com os produtos, haverá gasto de investimento, de tempo e de esforços com uma campanha que não gerará os resultados desejados.

Por exemplo, uma empresa que realiza higienização do ar condicionado consegue entender que datas comemorativas grandes não serão benéficas para seu negócio, portanto investirão em descontos durante o aniversário da empresa que terá mais resultados.


Dessa forma, é possível concentrar todo o trabalho em uma época que trará os benefícios de fato para uma empresa e ajudará os clientes a comprar.


Todavia uma forma que facilita muito as vendas dos produtos durante essas épocas é investir na publicidade e vendas online. Isso porque é possível alcançar um maior número de pessoas e é mais fácil controlar as vendas e entregas de produtos.


Datas comemorativas mais lucrativas


Algumas datas acabam recebendo mais empolgação ou instigam o cliente a comprar presentes com mais força. Por isso elas serão destacadas:


  • Dia das mães;

  • Dia do consumidor;

  • Dia dos namorados;

  • Dia dos pais;

  • Dia das crianças;

  • Black friday;

  • Natal.


Nesses momentos os consumidores estão mais sujeitos a realizar compras, portanto, eles serão analisados separadamente para melhor compreensão de como usufruir de cada um.


Dia das mães


Lembrando que essa data está marcada para o início do ano, no segundo domingo de maio. Ela é a segunda ocasião em que há o maior número de vendas.


O bom desse evento é que ele pode incluir uma grande variedade de produtos, desde presentes mais caros até os mais simples, uma vez que as mães têm diversos tipos de gostos e os orçamentos variam bastante.

Nesse momento, incluir o envio de um brinde, como uma rosa, pode atrair mais clientes, uma vez que é um presente mais simples, mas que agrada muitas mães.


Essa é uma ótima oportunidade de uma empresa realizar propaganda sobre sua montagem de painel, já que há maior chance de os filhos presentearem as mães com uma reforma da sua casa, por exemplo.


Dia do consumidor


O dia do consumidor é uma oportunidade de atrair qualquer tipo de cliente para o negócio, uma vez que descontos efetivos podem aumentar as vendas.


Esse evento pede a realização de grandes promoções, para que o consumidor de fato se interesse pela loja e passe a comprar por conta do preço abaixo da média. Como é um dia, uma grande diminuição dos preços não afeta a marca em relação aos lucros.

Por exemplo, nesse dia, uma empresa elétrica poderia realizar a divulgação de seu novo produto, uma chave seccionadora tripolar, com descontos maiores do que os concorrentes, para atrair e ganhar novos clientes, principalmente em relação à concorrência.


Dia dos namorados


Para esse evento, o clima romântico é imprescindível. Criar produtos personalizados ou kit com tema do amor pode atrair muitos clientes para a empresa.


Além disso, investir na divulgação pelas redes sociais pode chamar a atenção de diversos usuários. Contudo, lembre-se de usufruir de imagens e músicas bem românticas.

Ademais, promoções que brinquem com o sentido de casal podem ser muito benéficas, como vender a ideia de na compra de um item, o segundo sair de graça.


Outra opção é investir em produtos que podem ser utilizados por duas pessoas, de uma forma que se completem, os chamados “parzinhos”. Durante essa época, essa mercadoria é muito adquirida, pois é algo exclusivo para uso em casal.