Fique atento às datas comemorativas


As datas comemorativas são momentos em que as pessoas mais adquirem novos produtos, ou seja, uma ótima oportunidade para as empresas de aumentar lucro. Porém é preciso investir em certas técnicas para que a estratégia dê certo.


Primeiramente, é importante ressaltar que um planejamento não serve apenas para a estruturação de um produto e serviço, mas também para anúncios que serão realizados ao longo do ano.

Ele permite uma definição de quando os melhores descontos e promoções serão encaixados para melhorar o desenvolvimento do negócio, mas também facilita a resposta da empresa, que deverá ter um estoque e equipe preparada para a grande demanda.


Portanto, preparar-se para essa época do ano, permite que as vendas aumentem e você ganhe mais relevância e destaque no mercado. Isso porque é um período em que uma grande quantidade de clientes precisa comprar presentes.


É vital se preparar para essas épocas, pois é possível determinar os momentos em que as promoções podem ser encaixadas, de um jeito que faça com que os clientes decidam escolher a empresa em meio a tantas outras com produtos similares.


Isso é, se uma empresa que vende produtos para limpeza de piscina tem conhecimento que o natal é uma ótima época para investir em descontos, por conta do verão e das festas de fim de ano, ela pode preparar o seu estoque de acordo com a alta na demanda.


Com a chegada das datas comemorativas, os consumidores saem em busca de um diferencial que os convença a adquirir o produto que desejam.


Logo, é necessário procurar com objetividade e clareza encaixar as datas comemorativas com o serviço e produtos oferecidos, para não confundir o consumidor, bem como instigá-lo a comprá-los.


Ou seja, decida investir em promoções durante épocas que combinem com a proposta da empresa. Nem todas as datas podem se adaptar para os produtos oferecidos, mas isso não deve ser um problema. Exceto os eventos que atingem todos os nichos do mercado.


Caso, haja investimento em publicidade em períodos que não se alinham com os produtos, haverá gasto de investimento, de tempo e de esforços com uma campanha que não gerará os resultados desejados.

Por exemplo, uma empresa que realiza higienização do ar condicionado consegue entender que datas comemorativas grandes não serão benéficas para seu negócio, portanto investirão em descontos durante o aniversário da empresa que terá mais resultados.


Dessa forma, é possível concentrar todo o trabalho em uma época que trará os benefícios de fato para uma empresa e ajudará os clientes a comprar.


Todavia uma forma que facilita muito as vendas dos produtos durante essas épocas é investir na publicidade e vendas online. Isso porque é possível alcançar um maior número de pessoas e é mais fácil controlar as vendas e entregas de produtos.


Datas comemorativas mais lucrativas


Algumas datas acabam recebendo mais empolgação ou instigam o cliente a comprar presentes com mais força. Por isso elas serão destacadas:


  • Dia das mães;

  • Dia do consumidor;

  • Dia dos namorados;

  • Dia dos pais;

  • Dia das crianças;

  • Black friday;

  • Natal.


Nesses momentos os consumidores estão mais sujeitos a realizar compras, portanto, eles serão analisados separadamente para melhor compreensão de como usufruir de cada um.


Dia das mães


Lembrando que essa data está marcada para o início do ano, no segundo domingo de maio. Ela é a segunda ocasião em que há o maior número de vendas.


O bom desse evento é que ele pode incluir uma grande variedade de produtos, desde presentes mais caros até os mais simples, uma vez que as mães têm diversos tipos de gostos e os orçamentos variam bastante.

Nesse momento, incluir o envio de um brinde, como uma rosa, pode atrair mais clientes, uma vez que é um presente mais simples, mas que agrada muitas mães.


Essa é uma ótima oportunidade de uma empresa realizar propaganda sobre sua montagem de painel, já que há maior chance de os filhos presentearem as mães com uma reforma da sua casa, por exemplo.


Dia do consumidor


O dia do consumidor é uma oportunidade de atrair qualquer tipo de cliente para o negócio, uma vez que descontos efetivos podem aumentar as vendas.


Esse evento pede a realização de grandes promoções, para que o consumidor de fato se interesse pela loja e passe a comprar por conta do preço abaixo da média. Como é um dia, uma grande diminuição dos preços não afeta a marca em relação aos lucros.

Por exemplo, nesse dia, uma empresa elétrica poderia realizar a divulgação de seu novo produto, uma chave seccionadora tripolar, com descontos maiores do que os concorrentes, para atrair e ganhar novos clientes, principalmente em relação à concorrência.


Dia dos namorados


Para esse evento, o clima romântico é imprescindível. Criar produtos personalizados ou kit com tema do amor pode atrair muitos clientes para a empresa.


Além disso, investir na divulgação pelas redes sociais pode chamar a atenção de diversos usuários. Contudo, lembre-se de usufruir de imagens e músicas bem românticas.

Ademais, promoções que brinquem com o sentido de casal podem ser muito benéficas, como vender a ideia de na compra de um item, o segundo sair de graça.


Outra opção é investir em produtos que podem ser utilizados por duas pessoas, de uma forma que se completem, os chamados “parzinhos”. Durante essa época, essa mercadoria é muito adquirida, pois é algo exclusivo para uso em casal.


Por exemplo, nesse período, uma empresa de locação de carros poderia disponibilizar um vale de X% de desconto para aqueles que pagassem pelo aluguel de carro para noiva para ser usado no dia dos namorados.


Dia dos pais


Uma variação do dia das mães, o dia dos pais é voltado mais para o público masculino, e possui vendas de todos os tipos de produtos e segmentos. Porém, certas promoções de última hora podem atrair mais público, como “última chance de adquirir X produto”.


Por exemplo, para esse dia, uma empresa voltada a peças industriais pode realizar promoções de um redutor planetário, uma vez que os pais têm maior chance de se interessarem por esse nicho de vendas.


Dia das crianças


Produtos de criança, principalmente na área de brinquedos, têm um aumento da venda nessa época, que se aproveitada corretamente pode beneficiar estrondosamente uma empresa.


As campanhas podem ser voltadas para despertar o desejo na criança que pedirá o produto como presente para essa ocasião. Ou elas podem ser direcionadas a um convencimento dos pais a comprarem certa mercadoria.

Além disso, uma ótima estratégia é analisar os produtos que estão em alta em propagandas pelo mundo digital ou pelos mecanismos offline, pois, assim, disponibiliza-se um bom desconto que atrai as famílias que desejam o produto, mas não concordam com o preço.


Por exemplo, nessa época, empresas de organização de eventos poderiam realizar uma demonstração de seu trabalho com uma exposição direcionada às crianças, com brinquedos e atividades de entretenimento.

Black friday


A definição da Black Friday é um dia que haverá grandes promoções em todos os setores do comércio. Por esse motivo, ela é muito famosa pelo mundo todo e é esperada por uma grande quantidade de consumidores.


Essa data atrai muitos clientes, pois, quando ela está perto, grande parte para de realizar compras para aproveitar de fato esse dia e adquirir todos os produtos desejados, havendo um enorme aumento do lucro para as empresas.


Um ponto importante para esse dia é organizar o estoque e o atendimento, já que a procura e consumo serão altos. Uma ótima estratégia é realizar descontos progressivos. Dessa forma, os clientes adquirem mais produtos.

Porém é preciso focar em mostrar credibilidade para os seus consumidores. Isso porque há muitas fraudes no tempo que antecede esse dia, por meio do aumento do preço para que na Black Friday seja o valor original, mas disfarçado de desconto.


Por exemplo, nessa época vale investir em descontos em equipamentos para internet, uma vez que são muito consumidos e o lucro em relação às promoções seria muito favorável.


Natal


Sendo o período do ano em que há o maior número de vendas, o natal é uma ótima época para investir na atração do público, com marketing e promoções de última hora.


Uma ótima forma de atrair os clientes para a sua marca é investir nas decorações temáticas. Isso porque, além de chamar a atenção, não é de custo alto e faz com que os clientes entrem no clima natalino.

Essa época é tão importante para o comércio porque, além da troca de presentes de natal, é nesse período em que são realizados os “amigos secretos”, que podem ser na família, no trabalho ou na escola, e que contribuem com o rendimento das compras.


Portanto, de forma geral, é importante ressaltar que como a competitividade durante esses períodos é extremamente alta, deve-se utilizar da criatividade para conquistar os consumidores.


Ademais, é vital estar ligado a todas as novidades do mercado, para melhorar as oportunidades de compra e garantir destaque. Isso, principalmente, em produtos relacionados à tecnologia, em que o consumo é maior com a inovação.


Importância das promoções nesses dias


Há grande importância em disponibilizar promoções e vantagens para os consumidores nessas datas mais lucrativas. Isso é perceptível, pois é criado um melhor relacionamento com o seu público consumidor.


Isso acontece porque as promoções realizadas são com tempo determinado, criando uma sensação de urgência no consumidor, aumentando a quantidade de compras por impulso.

Além disso, elas são essenciais durante períodos de crise, pois, mesmo que as vendas normais diminuam, o consumidor continua adquirindo produtos e presentes nessa época, principalmente por conta das oportunidades e obrigações que surgem.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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