Estratégias de marca: veja como criar as melhores

Atualizado: 5 de ago.



As empresas mais bem-sucedidas do mundo têm uma coisa em comum: estratégias de marca poderosas. Todo mundo reconhece instantaneamente os principais nomes de marcas que representam.


A estratégia de branding é um dos pilares fundamentais do negócio. A simples apresentação de uma mensagem de marca unificada pode aumentar os lucros em quase 25%.


E geralmente essas principais empresas de marcas mais renomadas gastam muito dinheiro todos os anos na elaboração da abordagem certa para a marca, seja em marketing de conteúdo, branding, filmagem com drone profissional para comerciais, etc.


Neste post você conhecerá os principais motivos pelos quais a estratégia de branding é crucial para o sucesso do negócio.


O que é estratégia de marca?


O termo “marca” em um contexto de negócios deriva da antiga prática de “marcar” o gado para certificar uma propriedade e reteve a essência desse significado. Em sentido estrito, uma marca é um logotipo ou símbolo que identifica uma empresa ou produto.


Em um sentido mais amplo, no entanto, uma marca é toda a identidade de uma empresa voltada para o cliente.


Logo, executar uma estratégia de branding é coordenar os diferentes elementos dessa identidade, incluindo publicidade, embalagem do produto ou sacolas e mochilas personalizadas, aparência do site, cultura do local de trabalho e muito mais.


Nesse sentido, uma estratégia de marca refere-se ao plano geral de uma empresa para alcançar consumidores em potencial e transformá-los em clientes de seus produtos ou serviços.


Ele também contém a proposta de valor da empresa, as principais mensagens da marca, dados do público-alvo e dados demográficos do cliente e outros elementos de alto nível.


Portanto, vai além dos elementos visuais como banners, cartazes, embalagens de papel cartão personalizadas, cartões de visita, flyers, etc.


Logicamente, todos esses elementos são cruciais para garantir os resultados da estratégia de marca, mas não são os únicos, porque a imagem de uma marca vai além do que é palpável, já que como a empresa age também reflete nesse conceito.


Por que é importante estruturar sua marca?


Existem vários fatores importantes pelos quais você deve pensar em estruturar sua marca. Seja você um representante e distribuidor de etiquetas adesivas ou um empresário do setor alimentício.


Confira os principais e mais importantes motivos para estruturar sua marca:


1. A marca comunica a proposta de valor de uma empresa


Uma proposta de valor é mais do que uma coleção de pontos de venda exclusivos. É todo o pacote de benefícios que os clientes podem esperar quando compram de uma determinada empresa.


Vamos pensar em uma loja de móveis para jardim como exemplo. Quando um cliente em potencial visita o site para fazer um orçamento, em segundos ele sabe o que está em oferta.


Isso porque há uma ampla variedade de produtos, excelente atendimento ao cliente, entrega no dia seguinte e acesso a promoções e descontos.


Esses pontos de venda que compõem a proposta de valor geral, são comunicados de várias maneiras diferentes, inclusive por meio do logotipo, slogan, aparência do site, e atendimento ao cliente.


Fundamentalmente, uma estratégia de branding bem desenvolvida comunica um pacote de benefícios em todos os canais de comunicação, atraindo novos clientes e convencendo-os a renunciar aos concorrentes.


2. A marca estruturada desenvolve confiança e lealdade


“As pessoas não compram produtos, elas compram marcas”, é um velho ditado de negócios que chega ao cerne do que é branding. Logo, podemos definir a marca em uma palavra: confiança.


Elementos de marca atraentes, significativos e memoráveis ​​promovem maior reconhecimento e conexão entre os clientes. Com o tempo, essa relação se desenvolve em um nível de confiança.


Nesse sentido, a estratégia de branding é o catalisador pelo qual os clientes entendem, compram e eventualmente passam a confiar em uma determinada empresa ou produto.


Portanto, ao criar uma identidade concreta, o branding alimenta a posição de uma marca e de que aquele produto fornecerá resultados de forma confiável.


3. Branding distingue uma empresa da concorrência


Estruturar o branding permite que potenciais compradores distingam sua empresa entre as alternativas no mercado.


Logo, é precisamente por causa de estratégias eficazes de branding que a maioria das pessoas sabe imediatamente que determinada marca representa algo de mais baixo custo e sem complicações, enquanto outra do mesmo segmento oferece luxo.


Ao alavancar uma estratégia eficaz, uma empresa pode forjar posições de mercado claras.

Isso torna mais fácil para os clientes em potencial avaliá-los em comparação com a concorrência e escolher o que melhor supre suas necessidades.


4. A marca aumenta o valor da empresa


Como as marcas são poderosas impulsionadoras de confiança, as compras repetidas e o reconhecimento em larga escala são os resultados alcançados pelas estratégias de valor.


Ou seja, existem diversas marcas de chocolates, mas os clientes sabem reconhecer um chocolate de alto calor, refinado e bem requisitado no mercado através da marca.


Logo, mesmo que entre duas marcas de chocolate eles vendem o mesmo tipo de produto, o valor de suas marcas de produtos específicas, reconhecidas e confiáveis ​​por milhões de pessoas, aumenta drasticamente o valor geral da empresa.


5. Branding atrai (e mantém) os funcionários certos


Como uma estratégia de branding eficaz, a empresa comunica não apenas os benefícios dos seus serviços e produtos, mas também seus valores e missão. Logo, é uma ferramenta útil para atrair e manter as pessoas certas.


Ou seja, quando uma empresa é clara sobre o que representa, naturalmente atrairá colaboradores engajados com a missão e valores da marca, tornando todo o time mais qualificado e identificado com a empresa.


Além disso, é mais provável que os funcionários fiquem com uma empresa que se alinha com seus sensos.


Como estruturar uma estratégia de marca?


Existem passos importantes para estruturar uma marca de forma que ela seja de fato bem posicionada. Para te ajudar com isso, vamos abordar agora as principais dicas que servem para todos os tipos de negócios de mercado.


Ou seja, mesmo que você tenha uma gráfica para impressão de apostilas ou tenha uma empresa de reparos automotivos, é importante implementar estratégias de reconhecimento de marca.


Afinal, desde o pequeno ao mais alto negócio, todos querem elevar sua marca ao nível máximo que podem alcançar. Então, confira essas dicas para começar a garantir o sucesso do seu negócio.


Comece pelo posicionamento da marca


A primeira coisa a fazer se você deseja lançar sua marca é entender como posicioná-la no mercado, ou seja, estruturar o seu posicionamento.


Seja para uma empresa de serviço de estrutura metálica ou uma doceria, é importante analisar o contexto de ação de marketing.


Ou seja, dada a importância desses fatores e a necessidade de desenvolver cuidadosamente sua estratégia de marca, é necessário se concentrar cuidadosamente na determinação de:


  • Público-alvo;

  • Identificação de seus concorrentes;

  • Identificação de produtos e serviços específicos;

  • Como será a proposta de venda.


Ao identificar os fatores-chave do seu negócio e elaborar um plano de marketing focado nos seus objetivos, você pode alcançar rapidamente a reputação desejada e os resultados predeterminados.


Defina a comunicação da marca


Depois de saber seu posicionamento da marca e para quem você vai falar, é preciso estruturar a linguagem e a comunicação da sua empresa.


Ou seja, é necessário saber a comunicação através de publicidade, redes sociais e outros canais disponíveis, afinal a comunicação estruturada é a base de qualquer operação de marketing e ressarcimento de marca.


Tanto na comunicação online como na comunicação offline é preciso estruturar a fala e a linguagem que seu negócio vai adotar.


Por exemplo, uma fábrica de placas de sinalização terá uma linguagem mais formal do que uma agência de fotografia, visto que a fábrica está inserida em um mercado B2B e se comunica com outras empresas e indústrias que contratam seus serviços.


Promoção adequada da marca


Para ter uma marca engajada adequadamente é preciso estruturar estratégias de marketing e promoção adequadas. Nesse caso, estamos falando de estratégias de marketing e sobretudo de marketing mix, uma combinação de atividades online e offline.


Tudo isso é capaz de gerar marketing direto e gratuito (ou seja, o boca a boca), além de atrair tráfego para seus canais e interação.


As medidas e ferramentas aqui definidas ajudam a empresa a criar um plano de marketing bem estruturado, por exemplo, usando os 4Ps de marketing. Essa é uma das principais estratégias de mix de marketing conhecidas e utilizadas hoje.


Em suma, essas quatro ferramentas estão relacionadas à política de produto, preço, distribuição e promoção. Portanto, a correta aplicação desses 4Ps representa o pré-requisito essencial para a gestão de uma empresa de sucesso.


Quem aplica essas estratégias mantém sob controle os aspectos mais importantes das ações de marketing e se beneficia de maior segurança para o planejamento.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo