Educação: como o marketing digital pode fazer a diferença na hora de conversar com futuros alunos?



A pandemia de Covid-19 causou impactos em diversos setores da sociedade, mas poucos sofreram tantas mudanças como a educação. Das creches às universidades, passando por cursos livres e pós-graduações, todo mundo teve que se adaptar à nova realidade imposta pelo distanciamento social. E se antes a internet era uma ferramenta para a aprendizagem, nos últimos dois anos ela passou a ser um meio essencial para a manutenção do ensino para milhões de pessoas.


Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) mostra que o volume de matrículas no ensino a distância aumentou até 50% na pandemia, uma tendência que já se apresentava antes, mas que se consolidou a partir de 2020.

Este é, portanto, um mercado em expansão, o que faz com que seja cada vez mais importante entender de que forma o marketing digital pode ajudar os profissionais da área a conversar com futuros alunos.

Esteja presente em todos os momentos

As pessoas estão cada vez mais conectadas e navegam em diferentes plataformas, redes sociais e websites. Por isso mesmo é importante investir em uma estratégia full funnel, pensando em awareness, consideração e retenção na hora de criar uma conexão com futuros alunos em todos os momentos da jornada.


Para garantir maior cobertura em campanhas de busca, por exemplo, é fundamental apostar em palavras-chave genéricas de diversas categorias, além das palavras de marca. Estar presente em todos os territórios aumenta um potencial match com os futuros alunos que buscam por termos relacionados ao mercado de educação, uma vez que eles usam diferentes estratégias para pesquisar sobre o assunto.





Seja lembrado

Você sabia que 70% das buscas relacionadas à educação são por uma marca?

Ou seja, mais de dois terços dos potenciais estudantes não fazem buscas genéricas em suas pesquisas, o que reforça uma coisa: é necessário fazer um investimento em marca para estar na cabeça do consumidor no momento em que ele estiver tomando uma decisão.


Por isso é importante definir seu objetivo de marketing para alinhar melhor sua estratégia de campanha no Google e conversar com um público que você nem mesmo sabia que poderia conquistar:





O início da jornada de pesquisa de uma pessoa sobre instituições de ensino é fundamental, pois nesse começo 43% das pessoas ainda estão em dúvida ou não pensaram onde irão estudar. E uma vez que a análise começa, a maior parte dos candidatos vai analisar de duas a três instituições.4 Por isso estar presente nessas primeiras etapas é tão importante para uma marca.





Crie anúncios de alta qualidade

Mas, afinal, como chamar a atenção de novos alunos? Anúncios relevantes e com boa qualidade, por exemplo, podem aumentar em até 9% os cliques e conversões.


Além disso, é preciso ter em mente que educação não é uma compra por impulso, é uma jornada que leva tempo. O aluno em potencial vai considerar uma série de fatores antes de se inscrever em alguma instituição. 46% dos alunos levam em consideração a qualidade do serviço oferecido, enquanto 32% deles levam em conta o preço.

Para saber como acelerar ainda mais essa jornada de descoberta de novos alunos e criar mais oportunidades de negócios para a sua marca, baixe agora o Education Playbook com as melhores práticas de campanhas do mercado.


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Créditos: Guilherme dos Anjos, Thais Melendez - Google Thinking

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