top of page

Crossmedia e transmídia: saiba como aplicar essas estratégias



#PraTodosVerem: ilustração com fundo amarelo e rosa e nela um desenho de uma mão segurando um megafone. Sobre o desenho estão vários ícones de mídias digitais simbolizando emails, redes sociais, telefone e etc.


Quando o assunto é desenvolver estratégias que possam alcançar um número certo, e maior de pessoas, também estamos falando de crossmedia e transmídia.


Conhecido também como marketing multicanal, o crossmedia pode ser definido como um tipo de estratégia na qual as empresas fazem promoções cruzadas.

Dessa forma, a empresa oferece seu produto em diferentes mídias sociais, respeitando as particularidades que fazem parte da característica de cada canal de comunicação, para que as publicações sejam relevantes.


No geral, tanto a crossmedia quanto a transmídia, se tornaram ferramentas para uma consultoria ambiental e outros negócios, que perceberam que o seu alcance poderia ser ainda maior a partir do momento que adotaram ambas as estratégias.


Assim, como uma tática que ficou considerada como “fora da caixa”, e que se difere da metodologia das publicidades tradicionais, que são aplicadas em um canal por vez.

Sendo elas, geralmente utilizadas em muitos empreendimentos que são consolidados no mercado.


Por sua vez, ele também inclui apelos extras quando é combinado com o marketing digital, isso porque os consumidores são afetados por vários tipos de mídia digitais, tais como as principais redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok).


Com isso, a linguagem utilizada para apresentar sua mensagem de marketing deve ser simples.


A verdade é que, o desenvolvimento de uma campanha que fala sobre estrutura metálica para galpão industrial, deve adotar uma linguagem simples justamente para facilitar a captação da mensagem.


É por meio da simplicidade, que a mensagem é inserida na mente das pessoas de todas as formas possíveis. É interessante pontuar que, toda a parte da linguagem e design, deve ser pensado no gosto da persona do negócio, e não na grande massa.

Contudo, é importante dizer que essa técnica já vem sendo aplicada desde a década de 90, apesar de ter ganhado popularidade só nos últimos anos.


No decorrer da sua popularidade, foi possível observar que tanto o crossmedia quanto o transmídia, tornaram-se estratégias essenciais para fazer com que uma fábrica de isolante térmico, por exemplo, conseguisse um novo alcance.


Dito isso, uma curiosidade interessante sobre a estratégia de crossmedia, é o fato das propagandas, antigamente, serem divulgadas na TV e no rádio.


Por exemplo, um determinado negócio poderia divulgar os seus serviços nestes canais, partindo do princípio de que a empresa já seria uma das grandes corporações da época, devido ao alto custo de divulgação.


Atualmente, devido à grande expansão da tecnologia e o aprimoramento dos canais de comunicação, muitos recursos gratuitos começaram a surgir.


Nesse meio tempo, se tornou comum encontrar campanhas sobre garrafa squeeze atacado e outros produtos que algumas empresas costumam comercializar.


Isso, naturalmente, fez com que pequenos empreendedores começassem a surgir, já que eles não tinham os recursos suficientes para alcançar a divulgação na TV ou na rádio.

Certo, mas e a transmídia?


Enquanto a crossmedia utiliza várias plataformas comunicacionais para compartilhar a mesma mensagem, a transmídia aproveita as particularidades de cada ambiente, para apresentar diversas frentes de um mesmo conceito.


Nesse caso, o objetivo principal é abordar a mesma temática, mas de maneiras diferentes, visando alcançar uma quantidade mais ampla de públicos.

Nesse processo, é importante ter em mente que, a partir do momento que uma loja que vende ponto eletrônico para funcionários, tenha um alcance maior, ela automaticamente terá mais chances de realizar suas vendas.


Em outras palavras, é preciso garantir que o conteúdo de cada mídia funcione por si só. Ao mesmo tempo, também é válido utilizar essa estrutura para criar ganchos que podem induzir o consumidor a navegar pelas diferentes plataformas.

Para exemplificar melhor a situação, imagine o seguinte cenário: você deseja fazer um conteúdo para blog, que mostre todas as vantagens que um forno para pizzaria a lenha pode proporcionar para um negócio novo que está surgindo.


Ao aplicar o conceito de transmídia, você poderá conectar esse conteúdo com um vídeo que mostra todas as vantagens do seu serviço ou produto sendo executado, ou quem sabe, utilizar um e-mail marketing com o depoimento de clientes que tiveram uma experiência satisfatória.


Em resumo, esse tipo de estratégia permite a criação de campanhas mais instigantes, e depende do equilíbrio de uma produção criativa intensa, e a consciência plena sobre a maneira de funcionamento de cada espaço. Para resumir ainda mais, podemos entender as duas estratégias como:


Crossmedia: Uma história, muitos canais;
Transmídia: Muitas histórias, muitas formas e canais.

Ou seja, vai de empresa para empresa sobre qual a melhor estratégia a ser adotada. Tudo vai depender do objetivo que ela deseja alcançar.


Vantagens de cada estratégia


Agora que você sabe o conceito de cada estratégia, vamos conhecer agora as vantagens que essas técnicas podem proporcionar para suas campanhas.


Aumenta o alcance da empresa


É muito comum que as empresas tenham o conhecimento de onde está a maior parte de seu público. Contudo, esse contexto pode acabar limitando a abrangência das campanhas desenvolvidas.


No mais, uma estratégia de crossmedia e transmídia se apresenta como uma ótima solução para impulsionar o alcance da sua empresa.


Ou seja, a partir do momento que uma empresa especializada em comercializar rótulos adesivos começa a praticar ambas as estratégias, automaticamente gerará mais leads e oportunidades de venda. Em consequência disso, a autoridade no ramo aumenta também.


Para colocar isso em prática, é necessário apenas analisar as características de cada canal. A partir daí, faça o desenvolvimento dos seus conteúdos levando em consideração essas particularidades.

Dessa forma, você poderá transmitir suas ideias para muitos usuários que estão presentes nas principais redes sociais.


Oportunidade de atualizar a comunicação da empresa


Uma das práticas que podem fazer bem para a imagem de uma empresa, é sair de uma linguagem engessada, para entrar em um formato mais dinâmico.


Uma empresa de etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, consegue ser mais atrativa quando adota uma linguagem mais dinâmica, o que é essencial para os resultados.


Contudo, muitas organizações se sentem receosas na hora de aplicar esse tipo de mudança, seja por acreditarem que o investimento é alto, ou por terem medo de não se acostumarem com essa atualização.

Mas, felizmente, é possível utilizar essas estratégias sem gastar muitos recursos. Em horas como essa, a criatividade é a peça-chave.


Além do mais, é possível contar com a ajuda de especialistas na área, assim, você poderá otimizar suas campanhas, enquanto desfruta de uma comunicação mais moderna.


Identificação de um canal mais adequado para os seus clientes


Por fim, após concluir uma campanha com ambos os modelos de estratégia, você poderá coletar os dados relacionados ao:


  • Engajamento;

  • Interação;

  • Visualizações;

  • Conversões de cada plataforma.


Dessa maneira, você terá em mãos informações extremamente relevantes, abrindo possibilidades para criar campanhas em paralelo que sejam focadas nas mídias que mais apresentam retorno.


Como aplicar as estratégias


Para exemplificar melhor a forma que as estratégias foram aplicadas, podemos usar os aplicativos de desapego de objetos (OLX, antigo BomNegócio.com), que investiram em crossmedia para se aproximar do seu público.


Para isso, a empresa criou vídeos de até 30 segundos, que foram divulgados em formatos de comerciais televisivos.


Outros vídeos foram desenvolvidos com uma duração maior, que foram disponibilizados na internet e em seu canal no YouTube, lançado especificamente para a campanha.


Por outro lado, temos as empresas de cosméticos, que também utilizam os canais de comunicação tradicionais, e os digitais. Contudo, as campanhas desenvolvidas foram estendidas na internet em conjunto com um site oficial das ações de marketing.


Portanto, se a sua intenção é unir produção de conteúdo em blog, vídeo, aplicativo e até no ponto de venda como uma campanha crossmedia, a dica é: faça isso de maneira organizada, e que seja capaz de captar a atenção do leitor.


Para qual tipo de cliente as estratégias são indicadas?


A grande maioria das pessoas estão suscetíveis ao marketing de mídia cruzada, principalmente quando se trata de uma campanha de marketing crossmedia.


Contudo, com mais frequência as pessoas vêem uma mensagem da empresa, que muitas vezes são os anúncios, mais familiarizados estarão com o produto da empresa e o produto será integrado profundamente na mente dos clientes.

Ou seja, mesmo que seus clientes não estejam pensando conscientemente, seu pensamento subconsciente conduzirá seu comportamento na jornada de compra.


Conclusão


Por fim, em resumo, podemos entender que, tanto o crossmedia quanto a transmídia, são estratégias de marketing muito importantes para todos os tipos de empresas, principalmente aquelas que desejam crescer e expandir o seu alcance para atrair cada vez mais clientes.

Afinal, nas duas estratégias é possível divulgar conteúdos em plataformas, basta apenas ajustar a linguagem e os recursos visuais da sua narrativa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


14 visualizações

Commentaires


bottom of page