O marketing de performance é algo essencial para quem deseja saber se suas estratégias estão trazendo os resultados esperados e fazendo com que uma marca alcance maiores patamares.
Dentro do universo do marketing digital existem diversas estratégias que prometem resultados rápidos e potentes para quem as aplica, e realmente elas entregam ótimas métricas para os profissionais.
Entretanto, é necessário que uma empresa envelopamento de veículos, por exemplo, esteja por dentro não apenas da quantidade, mas também da qualidade dos seus resultados justamente para saber se eles estão como se esperava.
Para isso, surgiu o marketing de performance, que auxilia no controle e na verificação de maneira adequada e com métricas eficazes para que a sua empresa saiba se as estratégias adotadas estão sendo benéficas.
Imagine que as estratégias de marketing digital são como cantores em um show de calouros, ou seja, eles precisam fazer uma boa performance para agradar os jurados e serem escolhidos para receber um determinado prêmio.
Pois bem, o marketing de performance funciona desse jeito, a estratégia adotada pela empresa precisa entregar um bom resultado para que ela permaneça sendo usada e não seja descartada como uma que não é boa para a ação.
E isso serve tanto para uma empresa de assessoria financeira quanto para uma loja de roupas, afinal de contas, independentemente de qual seja o negócio, o objetivo será sempre um: aumentar os resultados.
Por isso, hoje você irá não só aprender o que é o marketing de performance, como também as dicas de aplicação desse conceito e as principais métricas a serem analisadas dentro das estratégias do seu negócio.
Marketing de performance: conceito e importância
O marketing de performance é uma espécie de braço do marketing digital, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam o aumento dos resultados de uma empresa dentro de um ambiente 100% online.
Ele se baseia em dados e informações que são retiradas da empresa com o objetivo de saber se os resultados estão sendo positivos ou negativos para ajudar a marca a tomar os próximos passos com evidências e embasamento.
Por exemplo, se uma empresa que vende exaustor vê que a estratégia de marketing de conteúdo tem dado ótimos resultados para a marca, ela irá continuar investindo nessa estratégia e até mesmo achar novas maneiras de potencializá-la.
Da mesma maneira acontece em uma empresa que vê a estratégia que aplicou surtindo poucos resultados, ela pode muito bem parar de utilizá-la e tentar uma outra que a ajude mais.
O marketing de performance possui o único e exclusivo objetivo de te mostrar o bom ou péssimo desempenho das suas estratégias, principalmente dentro do ambiente online, para te ajudar a ter uma visão macro sobre seus resultados.
Ele ganhou sua devida importância justamente por oferecer dados e informações concretas e valiosas aos empresários, que sabem que poderão contar com ele para ajudá-los a saber se suas estratégias estão estreando bons resultados.
Uma empresa de suporte técnico em informática, por exemplo, ao encontrar uma estratégia que não está tendo um bom desempenho, imediatamente irá se desfazer dela e utilizar outra que entregue os resultados que espera.
E isso só é possível com o marketing de performance. Uma marca que não aplica esse conceito acaba ficando à mercê da sorte e sem saber de onde vem o prejuízo que pode colocar a sua empresa em risco.
Por isso, o marketing de performance é muito mais do que apenas um conceito novo dentro do universo digital, mas uma ferramenta que irá te ajudar a chegar nos seus objetivos de maneira mais assertiva e rápida.
Benefícios do marketing de performance
Ele traz ótimos benefícios para os negócios que resolvem aplicá-lo, independente de qual seja o segmento. Selecionamos alguns dos principais para te provar a eficácia dele, confira:
Análise em tempo real
Sabemos que o universo digital possui um imediatismo jamais visto quando o assunto é informação. Hoje conseguimos alugar galpão em poucos minutos, basta dar alguns cliques que já encontramos o serviço ou produto na internet.
Essa característica é um grande benefício do marketing de performance para as empresas, pois permite que elas façam o acompanhamento de suas estratégias e resultados em tempo real, o que facilita muito possíveis mudanças, se forem necessárias.
Mudanças rápidas
Com o acompanhamento em tempo real do desempenho das estratégias dentro de uma empresa, as mudanças necessárias tornam-se ainda mais rápidas e simples de serem tomadas, pois você saberá exatamente o que precisa ser mudado.
Ao se deparar com uma estratégia que não traz benefícios para a sua marca, você não irá demorar para descartá-la e começar a operar outra que seja melhor. Ou seja, o marketing de performance também auxilia na rápida tomada de decisão e mudanças para o bem do negócio.
Resultado palpável
Muitas estratégias de marketing têm como resultado um fortalecimento da sua marca, seja a de serviço de entrega de encomendas ou outra qualquer, porém é muito difícil saber em qual momento o cliente conheceu o seu negócio, qual das suas campanhas chamou a sua atenção.
Com essa ferramenta é possível ter um resultado palpável para as ações realizadas dentro de uma mesma campanha. Dessa forma, uma prática comum é a comparação entre canais, anúncios e campanhas diferentes, mostrando o que é mais efetivo para o seu negócio.
Esses são apenas alguns dos benefícios do marketing de performance para a sua marca, que permite uma visão e controle maior sobre a escolha, operação, desempenho e resultados das suas estratégias.
Aprenda a usar o marketing de performance
Agora que você já entende o conceito do marketing de performance, assim como os seus benefícios e importância, chegou o momento de saber como usá-lo para o bem do seu negócio. Confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo:
Entenda o funil de conversão
É fundamental que você tenha o funil de vendas da sua empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, bem definido antes mesmo de dar início à sua estratégia.
Isso porque o funil de conversão nada mais é do que um percurso, ou seja, um caminho que um simples usuário irá trilhar até se tornar um cliente da sua marca.
Se o seu objetivo é que as pessoas adquiram um produto na sua loja virtual, as etapas do processo precisam ser simples e intuitivas, proporcionando uma experiência de compra burocracias.
Use o Google AdWords
O Google Ads, como também é conhecido, é uma plataforma de publicidade online desenvolvida pelo próprio Google, na qual os anunciantes conseguem lançar e acompanhar anúncios, ofertas de serviços, listagens de produtos ou vídeos para usuários da web.
Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite o acompanhamento dos resultados do seu site dentro da plataforma e, consequentemente, os resultados dele dentro do maior buscador de informação no mundo, o Google.
Invista nos portais verticais
Um portal vertical nada mais é do que um negócio especializado em um assunto segmentado, porém explorando o assunto detalhadamente. Isso significa que é preciso desmembrar o seu segmento e explicar cada detalhe ao seu público.
Assim como um aplicativo para bar e restaurante trabalha na procura dos melhores para os seus usuários, o seu negócio também deve saber qual o seu segmento e explorá-lo ao máximo, achando assuntos dentro dele que interessem o seu público.
Tenha ferramentas de acompanhamento dos contatos
Acompanhar o contato com seus clientes é essencial para que você obtenha bons resultados, pois de nada adianta uma estratégia te trazer mil clientes, se você não acompanhar o status de cada um deles.
Por isso, utilize ferramentas como o CRM ou chatbots para acompanhar o percurso de cada cliente e saber qual o momento propício para contatá-lo e direcioná-lo à decisão de compra.
Invista em especialização
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido que o conhecimento é poder. Pois bem, realmente ninguém pode tirá-lo de você, por isso é essencial que você sempre invista em coisas novas para melhorar o seu negócio.
Dentro do marketing de performance, é essencial que você conheça bem sobre as métricas e dados que ele traz, para isso é necessário se especializar em marketing digital para estar a par de tudo o que essa área vai trazer para a sua marca.
Faça remarketing
O remarketing é um processo que tem como objetivo contatar um determinado usuário mais uma vez para incentivá-lo a continuar o processo que parou junto a sua marca.
Por exemplo, se ele colocou um produto ou serviço no carrinho da sua loja virtual e não finalizou a compra, vale a pena enviar um e-mail, uma mensagem ou até mesmo telefonar para saber o que aconteceu e tentar levá-lo à ação de compra novamente.
Essa e as outras estratégias mencionadas acima são importantíssimas para você aprender a colocar o marketing de performance em prática dentro do seu negócio.
Principais métricas do marketing de performance
E para finalizar, preparamos uma lista com as principais métricas do marketing de performance para você estudar, analisar e aplicar dentro da sua empresa. Confira:
CPL (Custo por lead);
CPC (Custo por clique);
CPM (Custo por mil impressões);
ROI (Retorno sobre investimento);
CAC (Custo por cliente).
Com essas métricas bem entendidas e alinhadas na sua empresa, você conseguirá saber exatamente quais resultados suas estratégias estão lhe oferecendo, tendo o marketing de performance como um grande aliado nessa jornada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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