Como fazer sua página se destacar no Facebook?


O Facebook conta com mais de 127 milhões de usuários mensais no Brasil, de acordo com dados da própria organização, sendo o terceiro país com maior número de perfis ativos na rede social.


Em primeiro lugar, encontra-se a Índia (300 milhões de pessoas) e em segundo os Estados Unidos (210 milhões).


No quarto trimestre de 2019, o lucro líquido do Facebook bateu mais de U$ 7,3 bilhões, apresentando um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Ou seja, a rede social desponta como uma das mais populares e lucrativas de todo o mundo.


Por conta disso, o Facebook ocupa grande parte das estratégias de Marketing Digital, sendo uma ótima plataforma para divulgação de empresas, marcas e profissionais.


Afinal de contas, ter um bom desempenho no Facebook ajuda a engajar o público, melhorar o reconhecimento no mercado e conquistar um aumento de vendas.

Ademais, qualquer tipo de negócio pode usar o marketing no Facebook: desde uma empresa especializada no aluguel de caminhão munck preço vantajoso, departamentos de vestuário, multinacionais e pequenos empreendimentos.


Mas como fazer sua página se destacar no Facebook? O artigo de hoje pretende responder a esta pergunta e mostrar dicas de como alavancar o seu negócio com as redes sociais. Acompanhe a leitura!




Quais as vantagens de usar o Facebook na sua estratégia?


Com o passar dos anos, o Facebook foi capaz de gerar valor de forma contínua para o público. Muito disso, deve-se à aquisição de outras plataformas e ferramentas, como o Facebook Messenger, o Instagram e o WhatsApp.


Isso ajudou no crescimento da base de usuários e, para as empresas, a rede social criou um verdadeiro ecossistema corporativo, onde os negócios criam um mercado virtual próprio, sendo possível aumentar o alcance da marca e, ao mesmo tempo, contribuir para as vendas (em lojas físicas e online).


Abaixo, veja algumas vantagens de usar o Facebook na sua estratégia de Marketing Digital.


Grande alcance


Um dos fatores que mais pesa na hora de decidir uma estratégia de marketing é o alcance da mensagem.


Quer dizer que a intenção é atingir o máximo de pessoas possível, para atrair potenciais clientes para o seu negócio.


Por isso, o Facebook pode ser muito vantajoso, já que a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários todos os dias.


Isso significa que é bem provável que o seu público também esteja no Facebook. Daí o porquê vemos todos os tipos de negócios na plataforma, incluindo a venda de transformador de ignição, entre outros produtos específicos.

Alto poder de segmentação


Diante de um público tão grande, é necessário pensar em estratégias que possam direcionar as campanhas para as pessoas específicas, isto é, o marketing no Facebook precisa atingir os usuários potencialmente interessados no seu negócio.


Desse modo, a conversão é muito mais eficaz, influenciando a decisão de compra e contribuindo para o aumento de vendas. Ou seja, é possível escolher o tipo de público que será impactado pela publicação.


Afinal de contas, o perfil de pessoas interessadas em um molde de injeção é muito específico, tendo um recorte de características que as diferenciam dos demais usuários.

Entre as possibilidades de segmentação de campanhas no Facebook, destacam-se algumas opções:


  • Direcionamento geolocalizado (de acordo com a localização);

  • Direcionamento por gênero e faixa etária;

  • Divulgação conforme preferências dos usuários;

  • Divulgação conforme o perfil de compra.


O Facebook conta com ferramentas focadas na segmentação para empresas, como é o caso do Audience Insights, que fornece dados específicos a respeito de seguidores e do público-alvo de cada negócio.


Mensuração de resultados


O Facebook conta com poderosas ferramentas para a geração de relatórios de campanhas, sendo possível mensurar os dados em tempo real.


Com isso, as empresas podem identificar quais iniciativas dão certo e quais não tiveram o efeito desejado.


7 estratégias de marketing no Facebook para negócios


Diante de tantas vantagens, dá para imaginar o porquê todos os tipos de negócios desejam ter páginas para divulgação no Facebook.


Contudo, não basta criar a fanpage e divulgar o seu projeto de estação de tratamento de água somente uma vez. É preciso ter uma estratégia detalhada para o marketing na rede social.

A seguir, confira algumas dicas para se destacar com o marketing no Facebook.


1 - Saiba quais são os melhores horários para postagem


Escolher o horário certo para fazer uma postagem na página da sua empresa pode ser uma estratégia muito eficiente para conquistar um bom engajamento e alcançar um grande número de pessoas.


O próprio Facebook conta com ferramentas de análise completas, para identificar diversos dados, inclusive um gráfico com os horários de pico da sua página. A partir disso, também é possível verificar o dia da semana com mais presença de público.


Assim, quanto mais engajamento, maior é a relevância da sua publicação e, como consequência, mais visitantes e seguidores podem ver o seu conteúdo.


2 - Tenha uma frequência de publicações


O Facebook também exige uma certa frequência de publicações. Ou seja, não adianta publicar somente uma postagem ou anúncio sobre laje nervurada e esquecer de atualizar a sua página.


Para que alcançar mais seguidores, vale a pena produzir conteúdos constantemente, de acordo com os melhores horários da semana.


O ideal é ter um cronograma de planejamento, agendando as publicações e verificando as datas comemorativas, para os conteúdos especiais.

3 - Elabore vídeos para o Facebook


A produção audiovisual está ganhando cada vez mais espaço no Facebook. Isso porque os vídeos são conteúdos mais fáceis de consumir, em comparação com formatos textuais.


Por exemplo, um tutorial em vídeo do funcionamento do sensor magnético, pode educar melhor a audiência, do que um artigo cheio de termos técnicos.


Por conta disso, os materiais audiovisuais são capazes de aumentar o tráfego orgânico da sua página e melhorar o reconhecimento da sua marca.


A publicação de vídeos pode ocorrer de várias formas, com o upload direto na página da empresa, ou com o compartilhamento de links do YouTube ou Vimeo.


4 - Tenha um bom relacionamento com os seguidores


O Facebook não é apenas uma rede social para compartilhamento de conteúdo - a plataforma também é um excelente canal de comunicação entre empresa e público. Aliás, muitas pessoas utilizam a rede para enviar mensagens diretas à marca.


Por exemplo, mandam o famoso “inbox” para perguntar o preço de um lençol de PVC, ou mais informações sobre o produto.


Nesse sentido, é importante manter um bom relacionamento com os seguidores, priorizando o diálogo e a atenção com os clientes. Afinal de contas, para criar proximidade, a comunicação deve ser ativa.


Ademais, o Facebook conta com recursos para envio de mensagens automáticas. Assim, mesmo quando um seguidor entrar em contato fora do horário comercial, a pessoa não fica sem resposta.


5 - Crie conteúdos evergreen


Os conteúdos evergreen são aqueles sem data de validade. Ou seja, ao invés de publicar uma oferta do filtro para piscina, é possível criar um texto falando sobre dicas de manutenção do equipamento.


Esses materiais podem ajudar no planejamento de publicações, pois sempre serão úteis para a audiência, pois eles incentivam o compartilhamento e, além disso, são atemporais.

Contudo, a estratégia não deve anular a elaboração de posts com validade, ou seja, que fazem sentido dentro de uma data limitada, como promoções, ofertas especiais, entre outros anúncios interessantes, que ativem o gatilho de urgência.


6 - Diversifique os conteúdos


O Facebook é uma das redes sociais que mais oferece possibilidades de compartilhamento de conteúdos. Ou seja, na plataforma é possível publicar textos, vídeos, fotos, infográficos, animações, enquetes e muitos outros materiais.


No marketing, é importante explorar todos os recursos, para que os seguidores sejam surpreendidos a cada novo conteúdo e possam interagir mais com a sua página.

7 - Use o Facebook Ads


O Facebook Ads é uma ferramenta que permite a criação de anúncios patrocinados dentro da rede social. A grande vantagem está no poder de segmentação, sendo possível oferecer propagandas direcionadas, para um público-alvo específico.


Além do mais, o investimento é muito mais barato do que em comparação com publicidade tradicional, como na televisão, rádio e jornais. Com isso, pode-se ter um melhor ROI (Retorno sobre Investimento).


Conclusão


O Facebook é considerado a rede social mais popular do mundo inteiro, sendo uma plataforma atrativa para os mais diferentes negócios.

Com um ambiente próprio para a divulgação de produtos e serviços, o canal é usado em quase todas as estratégias de marketing, pois ele aumenta o engajamento do público e colabora com o reconhecimento da marca.


Por esse motivo, é importante saber como investir no Facebook e elaborar estratégias eficientes para se destacar no Facebook.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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