top of page

Como criar anúncios persuasivos



As empresas já estão há algum tempo se comunicando na internet, mas é comum que muitas delas não percebam que suas comunicações não estão atraindo clientes, o que indica a necessidade de compreender a importância de anúncios persuasivos.


Isso ocorre porque suas publicações e anúncios não estão despertando o real interesse do público-alvo e acabam sendo apenas mais um conteúdo na internet, sem gerar resultados efetivos.


Para conseguir resultados reais, é fundamental que a comunicação seja clara, objetiva e persuasiva. Dessa forma, é mais provável que a atenção do consumidor seja capturada e as chances de conversão aumentem.


Entretanto, criar anúncios persuasivos para sua empresa de cnh para estrangeiros, por exemplo, não é algo simples. O produtor de conteúdo precisa ter conhecimentos específicos sobre técnicas de criação de conteúdo de venda.


Sendo assim, elaboramos este conteúdo para te mostrar os elementos essenciais na construção de anúncios persuasivos, para que você consiga atrair mais clientes para o seu negócio de forma eficaz.


O que são anúncios persuasivos?


Em algum momento do seu dia, você já recebeu uma mensagem de texto que, mesmo parecendo inofensiva, capturou sua atenção e o levou a realizar uma ação, como clicar em um link presente no final da mensagem?


Normalmente, a comunicação persuasiva utiliza alguns artifícios para prender a atenção do público-alvo e convencê-lo a realizar determinada ação de retirar um desdobro de iptu, por exemplo.


O que é persuasão?


Muitas vezes confundimos persuasão com manipulação, o que pode gerar uma grande confusão no início. É importante entender que esses dois conceitos são diferentes e precisam ser distinguidos.


A persuasão busca convencer com base na realidade, sempre sendo transparente com quem está sendo impactado pelo anúncio. Uma assessoria contábil em SP, pode utilizar técnicas de persuasão de forma muito clara e honesta para conseguir clientes, por exemplo.


Já a manipulação é uma forma de comunicação que esconde informações e faz com que o cliente interessado em um produto, chegue a conclusões falsas.


Por isso, a manipulação está ligada à enganação, algo que não é aceitável no marketing sério.


Anúncios persuasivos são aqueles que mostram ao público-alvo informações importantes e podem mudar suas prioridades para consumir o conteúdo do anúncio.


No entanto, é crucial que desde o começo a expectativa criada seja condizente com o que é entregue, sem dar margem para interpretações equivocadas.


Os anúncios são uma forma de atrair o seu cliente de forma persuasiva. Afinal, com uma enorme concorrência na Internet, você precisa competir com outras empresas do mesmo segmento a todo momento pela atenção do seu cliente.


Por que criar anúncios persuasivos?


É evidente que o anúncio do concorrente, que investiu em imagens atraentes e um texto chamativo, terá maior chance de atrair o possível cliente e gerar conversão.


Por isso, é importante estar atento às mudanças nas redes sociais e adaptar os anúncios de acordo com as novidades, sempre buscando se diferenciar da concorrência e chamar a atenção do público-alvo de forma criativa e efetiva.


Além disso, é essencial investir em boas imagens e um texto atrativo para aumentar a chance de conversão dos anúncios.


Dicas para criar um anúncio persuasivo


Se você já tem um conhecimento prévio sobre produção de conteúdo e marketing digital, deve saber que existem diversas formas de escrever para a web, cada uma com suas particularidades.


Quando falamos de textos persuasivos para vendas, é comum surgir a dúvida: qual a diferença entre copywriting, redação publicitária e marketing de conteúdo?


A resposta é simples: cada uma dessas modalidades tem objetivos e instrumentos

diferentes para atingir seus propósitos.


Enquanto o copywriting é focado em gerar conversões e vendas para sua empresa de análise de alimentos, por exemplo, através de técnicas de persuasão, a redação publicitária tem como objetivo despertar o interesse do público-alvo e fortalecer a imagem da marca.


Já o marketing de conteúdo tem uma abordagem mais ampla e tem como objetivo educar, entreter e engajar o público, criando um relacionamento duradouro e significativo entre a marca e seus clientes.


Por fim, confira algumas dicas fundamentais para fazer anúncios persuasivos e explodir suas campanhas de tráfego pago:

  • Defina a sua persona

A definição da persona é fundamental para uma comunicação eficaz, pois ela irá nortear todas as demais etapas do processo de criação de um anúncio persuasivo.


Ao ter a persona bem definida, é possível compreender as necessidades e desejos do público-alvo, o que permite direcionar a mensagem de forma mais clara e objetiva, aumentando assim as chances de conversão.

  • Escolha os canais de distribuição

A escolha do canal é crucial para a construção da estratégia de marketing, pois cada canal tem uma linguagem própria e um público específico. É necessário adequar a mensagem para cada canal, a fim de atingir o máximo de impacto e conversão.


Por exemplo, um anúncio para Instagram para um produto de instalação elétrica residencial bifásica, requer uma abordagem visualmente atraente, enquanto um e-mail precisa ter uma linguagem mais pessoal e direta.


Cada canal de comunicação tem suas particularidades, e é preciso saber explorá-las da melhor maneira possível.


Além disso, é importante lembrar que não adianta utilizar um canal que não é utilizado pelo seu público-alvo. É preciso conhecer bem os hábitos e preferências do seu público para poder escolher os canais mais adequados para a sua estratégia.

  • Defina os objetivos do anúncio

O objetivo de um anúncio é um dos pontos mais importantes dentro da estrutura de uma campanha persuasiva. É ele quem irá direcionar toda a comunicação para que a persona do seu produto de servidor dell poweredge, por exemplo, realize a ação desejada.


Existem diversos objetivos que podem ser definidos, como fazer com que o impactado clique em um botão de compra, inscreva-se em uma lista de e-mails ou assista a um vídeo explicativo.


Independentemente do objetivo escolhido, é fundamental que ele esteja claro desde o início da construção do anúncio. Assim, toda a comunicação será pensada para conduzir a persona a realizar a ação desejada.


Por exemplo, em uma campanha de branding para uma empresa de serviço de informática, o objetivo pode fazer com que o impactado reconheça a marca.


Neste caso, os esforços estarão direcionados a gerar interesse e curiosidade em relação ao produto ou serviço oferecido.


Por outro lado, em uma campanha de vendas, o objetivo pode ser incentivar o usuário a finalizar uma compra. Para isso, é importante:


  • Destacar os benefícios do produto;

  • Criar senso de urgência;

  • Despertar interesse;

  • Oferecer promoções exclusivas.


Lembre-se de que o objetivo escolhido deve ser coerente com o canal utilizado e com a persona definida, de forma a garantir que a mensagem seja recebida e compreendida da maneira correta.


  • Defina a linguagem do anúncio


A escolha da linguagem é crucial para a comunicação efetiva com o seu público-alvo. É necessário encontrar o equilíbrio entre a forma como a empresa se comunica e a forma como o público se comunica.


Ao definir a linguagem a ser utilizada, é possível se aproximar do público, criando uma comunicação que seja atrativa e que desperte o interesse de quem está consumindo.


É importante lembrar que a linguagem deve ser adaptada ao público em questão. Não adianta usar uma linguagem muito formal com um público jovem, por exemplo, pois este

tende a ser mais acostumado com uma comunicação mais informal.


Por outro lado, ao produzir um conteúdo direcionado a profissionais como médicos ou engenheiros, é preciso utilizar uma linguagem mais técnica e específica, que transmita confiança e credibilidade.


Dentro da linguagem, a utilização de gatilhos mentais é uma técnica interessante que pode aumentar a efetividade de um anúncio persuasivo.


Conclusão


Se você vende carros ou máquinas de café para empresas, criar anúncios persuasivos é muito importante na sua estratégia de tráfego pago.


Capturar a atenção do leitor é fundamental para garantir que ele continue lendo e, assim, aumentar as chances de conversão em vendas.


Por isso, é importante que logo no início do texto você desperte o interesse do leitor e mostre que o conteúdo é relevante para ele.


É essencial que o potencial cliente saiba claramente qual é o objetivo do seu texto e como ele pode ajudá-lo.


Isso pode ser feito por meio de uma chamada forte e convincente, que mostre que você entende as necessidades do seu público e que tem a solução para seus problemas.


Criar um vínculo emocional que seja capaz de demonstrar uma conexão genuína com o seu cliente por meio de um anúncio é uma tarefa complexa mas não é impossível.


Seguindo as dicas aqui abordadas, gestores dos mais diversos segmentos conseguirão dar um novo significado às suas campanhas e consequentemente, impulsionar seus resultados.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 

Comentários


Selo de participante do sindicato das empresas de marketing
Selo de verificação Adobe Professional Certified
Selo de participante da DNA Unesp
Selo de verificação de Meta Digital Marketing Associate
Selo de verificação de Meta Midia Measuarement Especialist
Selo de verificação de Machine Learning a AWS
Selo de verificação do Google Partners
logotipo branco da agência Ted Marketing

Agência Ted Marketing

CNPJ: 26.581.874/0001-73

Rua Rio Branco, 7-19 - Centro, Bauru - SP, 17010-190

(14) 997946560

contato@tedmarketing.com.br

siga-nos

  • Youtube
bottom of page