Benefícios de criar um conteúdo interativo para atrair leads qualificados


As estratégias de marketing que utilizam conteúdo interativo para atrair leads qualificados têm se mostrado promissoras. Afinal, quanto mais criatividade e interatividade, maior a aceitação do público com um produto e/ou serviço.

Além disso, os benefícios são amplos e diversos, refletindo diretamente nas métricas e resultados da empresa.


Segundo um estudo, feito com profissionais de marketing, 96% dos entrevistados acreditam no poder de impacto do conteúdo interativo nas decisões do comprador ao longo de sua jornada.

E 90% dos profissionais, acreditam na capacidade desses conteúdos de educar o cliente com eficiência para gerar vendas.


Delineamentos estratégicos, como de desenho e melhoria de processos para alcançar a excelência operacional de uma empresa mostram a necessidade de se utilizar ferramentas e metodologias robustas e poderosas.


Não só para atrair e converter, mas também para fidelizar os clientes, a versatilidade dos conteúdos interativos, conectar e engajar mais a audiência, trazendo resultados potencialmente mais interessantes que o conteúdo estático.


Diversas estratégias de marketing se beneficiam aqui, como o Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais, de Relacionamento, de Influência, de Referência e de Afiliados.

Cada uma dessas estratégias ganha um toque diferenciado ao aplicar conteúdos interativos, pois assim o público pode se envolver ativamente, aproximando marca e persona.


Tudo isso soma ainda mais valor a outras estratégias de marketing, incluindo as mais tradicionais, como panfletos, propagandas, chinelos personalizados e brindes.


Pensando nisso, pontuamos neste artigo, as principais vantagens do uso de mecanismos interativos, e quais são os mais utilizados. Leia até o fim para descobrir.


Conteúdo Interativo: o que é?

Vamos começar a entender esse conceito: chamamos assim qualquer material dinâmico que induza a participação do usuário para seu consumo, permitindo que este responda, clique e faça uma escolha.

Alguns exemplos são testes para responder uma indagação da persona, uma calculadora para um fim específico, como organizar sua renda, um jogo para apresentar cursos técnicos preço, entre tantas possibilidades.


Isso o torna ativo na própria jornada de compra, tornando sua experiência muito mais interessante e dinâmica, gerando uma sensação de valorização e reconhecimento, fundamental para criar uma empatia entre cliente e marca.


Como gerar mais leads?


Nesse ponto é importante entender o que os conteúdos interativos têm a ver com a geração de leads qualificados.


Certas definições se fazem essenciais, como o que é um lead qualificado: cada contato capturado que se encaixa no perfil de público-alvo da sua empresa, e demonstra interesse real e/ou intenção de compra.

Ou seja, é alguém naturalmente mais propenso a se tornar um cliente real do seu empreendimento de gestão de entregas, para citarmos um exemplo prático.


Inovando estratégias como os tradicionais formulários e as landing pages, cria-se formas criativas de adquirir informações do público, sobre suas dores e desafios, além de dados de contato.


Os conteúdos interativos atraem a atenção dos leitores desde o primeiro contato, além de se destacar da concorrência, aumentar o engajamento e a coleta de dados valiosos para a estratégia de marketing. Já que começamos a falar dos benefícios, vamos a eles:


Vantagens e benefícios para atração de leads


Conteúdos interativos são altamente personalizados pelo usuário, o que permite uma conexão em um nível emocional, com interações bilaterais.


Um dos principais motivos do grande valor desse tipo de conteúdo é que, ao mesmo tempo que educa o público, permite que este participe de sua construção por meio da própria experiência de interação.

Assim como um bom software de gestão empresarial, a experiência proporcionada, muito mais rica pela sua dinâmica, desperta sensações, desejos e ações nos consumidores, mais do que um conteúdo passivo e estático.



Confira a seguir 7 benefícios que acarretam a geração de leads qualificados, ou seja, uma geração de leads muito mais otimizada:

  1. Fonte de first-party data

First-party data se refere àquelas informações do consumidor coletadas por seus próprios canais de aquisição, diretamente fornecidas pelo usuário, ou seja, produzido a partir do consentimento direto do seu potencial cliente.


Ao disponibilizar seus dados, esse cliente em potencial se torna um lead, indicando de forma direta que há interesse ​​no material, produto ou serviço que você está oferecendo. A partir desse ponto, o caminho para a conversão se torna muito mais fácil.

Uma vez que a preocupação com os dados pessoais se torna um tema cada vez mais em pauta, é bastante necessário encontrar alternativas éticas e atrativas para consegui-los.

  • Melhora a personalidade da persona

Esses dados primários fornecidos de forma direta e autônoma pelo usuário em experiências interativas, como em um site de mala de viagem personalizada para empresas, são valiosíssimos.


É possibilitada uma segmentação altamente diferenciada pelos dados coletados diretamente do usuário, permitindo uma fina personalização na abordagem ao cliente.

  • Alinha a estratégia ao momento do cliente

Devido à eficiente qualificação dos leads, CTAs (chamadas para ação) e ofertas exibidas podem ser personalizadas de forma compatível ao momento da jornada de compra que seu cliente se encontra, mais compatíveis com as suas necessidades e seus interesses.

Fazer uma abordagem de vendas com um lead que está iniciando a descoberta de seu problema, pode levar a um efeito negativo como a rejeição por parte do cliente, acabando com as chances de conversão.

  • Alinha o conteúdo com a experiência do usuário

O casamento entre informação e diversão estimula o usuário a consumir o conteúdo interativo. O fato é que contextualmente, não se resume apenas ao consumo de um conteúdo, e sim uma nova experiência.


Pense, por exemplo, na experiência de ler um e-book estático sobre software para franquias, e a de descobrir as mesmas informações por meio de um quizz de perguntas.

Perceba como a experiência do usuário é otimizada em relação ao conteúdo oferecido. Isso acelera a decisão de compra ou de ação dos usuários, que compreendem melhor a proposta a partir do conteúdo interativo.

  • Valoriza a marca

Perceba também como a utilização da interatividade valoriza a marca, levando ao destaque frente aos concorrentes.


A percepção do público sobre ela é potencializada, e isso garante um melhor posicionamento, reconhecimento, e até a proliferação de defensores da marca, potencializando a estratégia de branding (identidade) da empresa.

  • Aumenta o engajamento

Ao oferecer algo que realmente interessa ao usuário, as consequências são o maior engajamento, o aumento dos compartilhamentos, e a possibilidade de viralização.


Além disso, como, de forma redundante, os conteúdos interativos dependem da interação do usuário, desde o primeiro momento existe o engajamento, uma vez que se trata de uma experiência imersiva. Caso contrário, não se prossegue no conteúdo.


Tudo isso gera tráfego orgânico para a página, potencializando o SEO, as otimizações para os mecanismos de busca, e tendo como resultado um aumento do ROI, do retorno sobre o investimento.

  • Aumenta o feedback dos usuários

Mais uma vez, devido à obrigatoriedade da interação, tem-se uma garantia de que o conteúdo foi consumido até o fim pelo usuário.


Todo esse processo garante um controle sobre as métricas muito maior. Os responsáveis pelo marketing podem identificar cliques, visualizações e interações com cada elemento, contribuindo para toda a estratégia de publicidade da empresa.


Tipos de conteúdos interativos


Agora que você entendeu a importância e os benefícios dos conteúdos interativos para sua estratégia de marketing, confira essa check-list de ideias para seus conteúdos:

  • Infográficos animados;

  • Questionários e pesquisas;

  • Testes e quizzes;

  • Calculadoras;

  • Concursos;

  • Jogos;

  • Posts de múltiplas escolhas;

  • Vídeos;

  • Transmissões ao vivo;

  • White papers;

  • Landing pages;

  • E-books;

  • Recomendações customizadas;

  • Cronogramas.


Desse modo, escolher o tipo de conteúdo interativo pode ser um desafio, e isso vai depender exclusivamente dos objetivos de sua estratégia de marketing, que é única.


Considerações finais


Muitas empresas têm potencializado seus resultados tendo grande sucesso na coleta de dados com conteúdos interativos, sendo também, eficazes em atrair leads qualificados, engajar e otimizar conversões.


Podemos afirmar aqui que realmente vale a pena criar esse tipo de conteúdo para a estratégia de marketing de sua empresa de brindes corporativos, ou de qualquer outro ramo de atuação.


Mas devemos lembrar que os bons resultados dependem do alinhamento com a persona, com suas metas, criatividade e sensibilidade para com as necessidades de seu público-alvo.


Nesse artigo você conferiu os benefícios para atração de leads qualificados. Saiba também que a produção de conteúdos interativos é uma grande tendência, devido ao comportamento do consumidor, que exige essa interação e personalização.

Indo de encontro com novas formas de consumir conteúdo, com o uso e o abuso da criatividade e da inovação, possibilita a atração do público, a criação de conexões, o diálogo entre marca e usuário, e claro, o engajamento.


Antecipar tendências é uma grande jogada comercial, é literalmente “sair na frente” da concorrência e mostrar o valor de sua marca.


Espero que tenha gostado deste artigo e possa compartilhá-lo com alguém que você julga estar precisando dessa dica.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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