A importância de aplicar o BI na área de marketing digital

Atualizado: 20 de jun.



A gerência de um empreendimento hoje lida com um conjunto amplo de ferramentas. O conhecimento amplo sobre diversas estratégias a serem adotadas pode ser responsável para que um negócio se sobressaia, destacando assim a importância de aplicar o BI.


Um conceito que trabalha com a reunião de informações através das plataformas digitais, favorecendo uma companhia em relação às ações que devem ser tomadas, permitindo assim uma maior conexão entre uma empresa e o público que ela busca alcançar.


Ação essa capaz de destacar a relevância de uma companhia, principalmente quando se trata de um cenário competitivo, como o mercado se encontra atualmente, no qual a presença de diversas facilidades acaba por amplificar também o número de empresas.


Com negócios dos mais variados serviços, como um escritório de consultoria e licenciamento ambiental podendo encontrar um índice amplo de agências que atuam com esse ofício, com um destaque específico podendo vir sobre quem se sobressai na internet.


Aproveitando então da forma como o próprio público está cada vez mais próximo e confiante em relação aos canais digitais, usando das plataformas de busca digital para procurar por produtos e serviços específicos que possam ser úteis aos seus objetivos.


E de fato as plataformas digitais estão abertas para os mais variados tipos de mercado, o que explica o alto número de movimentação de informações através da rede, desde empreendimentos exclusivamente digitais até aqueles que possuem uma variação digital.


Como na pesquisa por “táxi aéreo custo”, onde a contratação desse tipo de serviço pode se dar para as companhias que apresentem um serviço de melhor custo-benefício, o que explica então a relevância para um negócio nos dias de hoje operar por meio da internet.


Mas não basta somente se posicionar na rede, é preciso também saber como aproveitar de todas as oportunidades que podem estar disponíveis nesse campo digital. Questões a serem analisadas pelo conceito de Business Intelligence (BI).


O que explica a importância para quem gerencia um empreendimento em conhecer sobre as particularidades envoltas a tal conceito moderno para o mercado.


Como funciona o conceito de Business Intelligence?


A concepção de Business Intelligence é mais conhecida no mercado pelo termo BI, podendo ser traduzido como inteligência empresarial, um conceito que está associado à forma com que um negócio pode ser melhor administrado junto às suas possibilidades.


O BI vem ganhando uma importância cada vez maior no mercado, estando alinhado ao conceito de mercado digital. Um novo cenário que permite com que melhores alternativas possam ser traçadas e adotadas por um empreendimento dentro de sua gestão.


Como um serviço de gerenciamento de resíduos que pode usar dos canais digitais para melhor se conectar com possíveis clientes, adotando estratégias que levem suas peças de comunicação para os consumidores interessados nesse tipo de serviço.


Indivíduos que podem estar presentes na internet, assim como para qualquer tipo de negócio, que cada vez mais vê o seu público migrando para os canais digitais, muito por causa da facilidade que esses canais vêm trazendo para os usuários em suas ações.


No qual com um número pequeno de toques em seu celular é possível não só se informar sobre os produtos de uma companhia, como em alguns casos realizar essa compra ou até mesmo assinar algum tipo de serviço em uma transação comercial a longo prazo.


A principal questão nisso tudo é que a trajetória do cliente em relação a essa compra acaba por deixar uma série de registros digitais, pontos como o número de páginas acessadas, o tempo gasto em um site de compra, além de outros pontos que podem ser analisados.


Tudo a ser analisado por programas de BI, softwares desenvolvidos justamente para observar esse comportamento digital e baseado nisso oferecer dados que possam fazer com que uma companhia otimize a sua gestão, adotando novos métodos de aplicação.


Permitindo, por exemplo, que fornecedores de produtos químicos para limpeza possam organizar através de planilhas dados importantes para o futuro dessas companhias. Entre essas informações é possível destacar:


  • Padrões de consumo;

  • Fluxo de visitantes em um site;

  • Taxa de conversão;

  • Horários de maior visita.


Tudo a ser claramente exposto em um relatório otimizado através de um processo de coleta de dados e da transformação deles em informações de grande valor para que um negócio consiga alcançar um processo de prosperidade para esse projeto.


Diante dessas oportunidades é importante conhecer a fundo todo o tipo de característica associada ao uso do conceito de BI, incluindo sobre como o seu uso pode fazer com que um negócio alcance uma atenção diferenciada, principalmente no mercado digital.


Pontos de valor do Business Intelligence


Para que um serviço de instalação de película antivandalismo alcance sucesso em suas atividades, é importante estar atento às características que estão além do gerenciamento desse negócio em si, como na análise de características associadas ao público consumidor.


Incluindo os níveis de violência em uma região, ampliando assim o número de oportunidades para esse negócio em específico, que deve observar a situação do seu mercado para que seja possível adotar as melhores estratégias comerciais.


Nesse sentido, o conceito de BI se destaca, permitindo a análise de características importantes para um negócio. Questões das quais é possível alcançar um conhecimento maior quando se fala da aplicação dessa concepção voltada às informações digitais.


E o Business Intelligence se destaca através de características específicas, como:


Planilhas digitais


Uma das principais características do BI é a disponibilização de informações a partir de planilhas digitais por meio dos chamados dashboards, páginas que contam com um número variado de informações que podem ser úteis para a gerência de um negócio.


Exibindo dados como o número de vendas, as possibilidades comerciais, além de tudo que esteja associado ao comportamento do público de um negócio que possa ser medido através da internet. Seja por canais próprios ou pela presença do público nas redes sociais.


Análise de qualidade


Ao aplicar o conceito de BI dentro do marketing digital é possível chegar a estudos de maior qualidade, que apresentem de forma clara o estado real de um negócio, esteja ele em uma situação de sucesso de vendas ou de queda em seu rendimento.


Além do presente, a aplicação desse conceito permite também projetar qual pode ser o futuro desse negócio, o que permite a um produto de camisas de silicone a pronta entrega apostar na fabricação de outros modelos de tecidos, de acordo com os seus sucessos iniciais de venda.


Conhecer melhor os seus clientes


Para qualquer ação a ser tomada em um negócio, o primeiro passo deve ser analisar se essas atitudes estão alinhadas à percepção e as expectativas dos clientes de um negócio. E para responder a essas necessidades é necessário antes conhecer o que elas são.


Por meio de uma inteligência empresarial é possível observar características específicas de uma audiência, passando pelo seu perfil de compra, além de outros dados de conceito pessoal, pontos que em grandes volumes podem levar a uma maior compreensão.


Comunicação integrada


Para falar com um público é preciso adotar uma linguagem adequada, e além disso é preciso optar por canais que permitam um melhor transporte entre as informações que uma empresa pretende levar ao seu público, assim como coletar dessa audiência.


O grande diferencial com a chegada da internet é a presença dos mais variados tipos de canais, como na multiplicidade de redes sociais às quais um fornecedor de estrutura metálica para galpão industrial pode adotar para falar com seus possíveis clientes.


E com tantos canais é preciso também saber como alinhar essa comunicação a partir de um diálogo integrado, onde independente de qual seja o canal escolhido pelo público, ele receba as informações adequadas em relação aos serviços oferecidos por essa companhia.


Alinhando até mesmo os atributos entre os canais digitais e offline, que de forma conjunta podem aumentar a visibilidade e importância de um negócio aos olhos do público, fazendo com que essa companhia possa crescer até mesmo o seu número de vendas.


Todos esses são pontos que podem ser trabalhados pelo processo de BI, algo de grande relevância para a administração de um empreendimento de cunho digital nos dias de hoje., sendo importante também entender como o Business Intelligence trabalha com o Big Data.


A relação entre o BI e o Big Data


Esses dois conceitos são de grande importância na gestão de um negócio, contudo não se tratam da mesma coisa, ou então de concepções distintas. Na verdade, são aplicações que devem ser aplicadas juntas diante da forma como elas se relacionam.


Isso porque o Big Data está associado ao número amplo de informações aos quais uma empresa que se responsabiliza pelo destino final de resíduos perigosos, por exemplo, pode encontrar através da internet.


A partir desse volume de dados é possível analisá-los de maneira mais profunda, por meio de um sistema BI que possa estudar e organizar essas informações de forma otimizada, levando a melhores soluções para uma empresa.


Tudo o que permite com que um negócio possa crescer em sua área, começando pela relação desse empreendimento com o seu público.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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